TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regime De Caixa

Pesquisas Acadêmicas: Regime De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  282 Visualizações

Regime de Caixa.

É um conceito simples e geralmente o único conhecido e utilizado por pequenos empresários exatamente por ser a lógica utilizada pelos layouts dos extratos bancários, onde enxergamos o saldo inicial, seguido das entradas (ou nesse caso os créditos, menos as saídas (ou débitos) gerando então o saldo final e conta.

Dessa forma, no regime de caixa, os valores são classificados pela data de vencimento ou pagamento, ou seja, neste caso o que importa é quando a empresa vai pagar ou receber uma conta, e não quando a venda ou despesa foi gerada.

No entanto, o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, respectivamente, independente do momento em que são realizadas.

Visto que, nesse regime as receitas e despesas são contabilizadas somente quando elas entram no caixa, independentemente do momento em que elas são realizadas. No entanto o regime de caixa favorece as empresas que trabalham muito com vendas a prazo e prestação de serviços, assim o imposto pode ser pago só depois de recebimento do dinheiro do cliente e não quando se emite a nota fiscal.

Podemos dizer que o regime de caixa é admitido em entidades sem fins lucrativos, em que os conceitos de receita de despesas se identificam, algumas vezes, com os de recebimento e pagamento.

No entanto, podem optar pelo regime de caixa , as micro e pequenas empresas e as que adotam o lucro presumido e o simples nacional, essas podem optar por este regime.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com