TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Registro Eletrônico De Ponto

Artigos Científicos: Registro Eletrônico De Ponto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  2.749 Palavras (11 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO 7

1.1 Descrição do Problema 7

1.2 Solução Proposta 8

1.3 Objetivo do Trabalho 8

1.4 Estrutura do Trabalho 8

CAPÍTULO 2 CONCEITOS BÁSICOS 8

2.1 Portaria número 1510, de 21 de agosto de 2009 9

2.2 Modelagem de software 9

2.3 PHP 10

CAPÍTULO 3DESENVOLVIMENTO 10

3.1 Arquitetura de hardware proposta 10

3.2 Requisitos funcionais e não funcionais 12

3.3 Regras de Negócios 13

3.4 Arquitetura lógica 13

3.4.1 Diagrama de Caso de Uso 14

3.4.2 Casos de uso textuais 14

3.4.3 Diagrama de Classes 19

3.4.4 Diagramas de Sequência 21

3.4.5 Diagrama de Estado 27

3.4.6 Diagramas de Atividade 28

3.4.7 Diagrama de Componentes 31

3.4.8 Diagrama de Implantação 32

3.4.9 Diagrama de Pacotes 33

CAPÍTULO 4 CONCLUSÃO 34

CAPÍTULO 1. INTRODUÇÃO

Este capítulo descreve o problema, solução proposta, objetivo do trabalho e estrutura do trabalho. A descrição do problema apresenta o contexto geral do problema/situação. Na solução proposta é mostrado uma arquitetura de software para efetivar o registro eletrônico de ponto conforme portaria do Ministério de Trabalho e Emprego (TEM). Nos objetivos, do trabalho as metas à serem atingidas são descritas. Na estrutura é apresentada a estrutura organizacional utilizada na elaboração deste trabalho com os respectivos resumos.

1.1Descrição do Problema

O procedimento de controle de frequência é utilizado por empresas para registro de horário de entrada e saída de seus funcionários. Esse tipo de registro é importante para o empregador e para os empregados, uma vez que garante para ambos o cumprimento dos direitos e deveres das partes envolvidas. Existem basicamente três tipos principais de registro de ponto: o manuscrito, os baseados em registradores mecânicos e os eletrônicos. Os dois primeiros, apesar de estarem tecnologicamente defasados, ainda são utilizados, em especial por empresas de pequeno porte. O principal motivo para não adoção do tipo manuscrito e do tipo mecânico é a facilidade para burlar devido a fragilidade e precariedade nos métodos e mecanismos utilizados. Além disso, este método resume a somente registrar o horário de entrada e saída dos funcionários, sem nenhuma possibilidade de expandir as funcionalidades, tratamento dos dados e cópia de segurança. Já o registro eletrônico de ponto, possui mecanismos que dificultam a alteração de informações e registros, tornando a informação armazenada muito mais confiável do que as obtidas por outros métodos. Até o ano de 2009 os fornecedores de registrador eletrônico de ponto, que será referenciado neste trabalho por (REP), tinham total autonomia para desenvolver o sistema conforme a vontade, Em 2009 especificamente no dia 21 de agosto, o Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), emitiu a portaria 1510, que regulamenta, a utilização e a produção de registradores eletrônicos de ponto. Dentre os diversos itens que a Portaria exige, se destacam: Existência de mídia de armazenamento local, independente de conexão remota, emissão de comprovante para cada registro efetuado.

1.2Solução Proposta

Desenvolver um software com estrutura capaz de atender as principais prescrições básicas da portaria de número 1510 do Ministério de Trabalho e Emprego.

1.3Objetivo do Trabalho

Implementar o conteúdo estudado, interligar os conceitos e conhecimentos de cada disciplina.

CAPÍTULO 2. CONCEITOS BÁSICOS

Neste capítulo o objetivo é apresentar de forma resumida os conceitos sobre a portaria número 1510, a modelagem de software e linguagem de programação. Estes conceitos ajudaram no entendimento dos temos e sistemas utilizados neste trabalho.

2.1 Portaria número 1510, de 21 de agosto de 2009

O objetivo desta portaria é disciplinar o registro eletrônico de ponto e a utilização de Sistema de Registro Eletrônico de Ponto. Nesta portaria composta por 31 artigos, as características necessárias para a produção do hardware dos registradores eletrônicos de ponto e implementação dos softwares associados ao mesmo são detalhadas. De maneira geral, ela estabelece padrões e normativas que garantem o cumprimento dos direitos e deveres do empregado e empregador, bem como a integridade e confiabilidade das informações.

Dentre várias normas que a portaria estabelece, podemos destacar algumas:

- O trabalhador não pode ser impedido de registrar o ponto;

- O equipamento deve, obrigatoriamente, fornecer a seu utilizador comprovantes individuais de marcação de ponto logo após o seu registro, tanto na entrada, quanto na saída.

- Arquivos pré-formatados específicos para fiscalização também devem estar disponíveis em ocasiões específicas, utilizando porta externa USB.

Vale ressaltar, que a utilização de dispositivo eletrônico de registro de ponto não é obrigatória e nem é imposta pela portaria. Mas a partir do momento que a empresa começar a utilizar de meio eletrônico para tal fim, ela deve estar dentro das normas impostas nesta portaria.

2.2 Modelagem de Software

Através da modelagem de software, podemos visualizar melhor o que está sendo desenvolvido, pois ela simplifica a realidade. Permite especificar a estrutura ou o comportamento do mesmo, proporcionar um guia de construção, e documentar decisões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com