TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regulador De Tensao

Exames: Regulador De Tensao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

ENGENHARIA ELÉTRICA

Análise e Previsão de Desempenho de Sistemas Elétricos

Compensação em Linhas de Transmissão

Fabricio dos Santos Cruz

Matrícula: 200901337539

Professor: Clayton Mata

Rio de Janeiro, 29 de Agosto de 2014

Os sistemas de transmissão e de distribuição de energia elétrica, bem como a maioria das cargas das unidades consumidoras, como motores, lâmpadas de descarga, fornos de indução, etc. consomem energia reativa. A potência aparente [VA] é constituída de dois tipos:

• Potência Ativa [W]. Está é a potência que efetivamente realiza trabalho, gerando calor, luz, movimento, etc.

• Potência reativa [Var]. Esta potência é usada para criar e manter os campos eletromagnéticos.

Assim, enquanto a potência ativa é sempre consumida na execução de trabalho, a potência reativa, além de não produzir trabalho, circula entre a carga e a fonte de alimentação, ocupando um “espaço” no sistema elétrico, que poderia ser utilizado para fornecer energia ativa.

O fator de potência indica qual porcentagem da potência total fornecida (kVA) é efetivamente utilizada como potência ativa (kW). Assim, o fator de potência indica o grau de eficiência do uso dos sistemas elétricos.

Baixos FP’s resultam em aumento na corrente total que circula nas redes de distribuição de energia elétrica da concessionária e das unidades consumidoras. Isso pode sobrecarregar as subestações bem como as linhas de transmissão e distribuição, prejudicando os níveis de tensão, a estabilidade e as condições de aproveitamento dos sistemas elétricos.

Nos sistemas elétricos de transmissão e de distribuição, o controle de reativo, em geral, é feito com a ajuda de dispositivos conectados em paralelo e que tenham a característica de gerar e/ou absorver reativos.

O termo compensação de linha está relacionado à propriedade natural das linhas de transmissão, que requerem energia reativa em maior ou menor quantidade, para efetivarem o transporte da potência ativa. A condição ideal de transporte de energia através de uma linha é aquela em que ela transporta uma potência ativa de valor correspondente à sua Potência Natural, P0.

Quando a linha transporta potências ativas inferiores a “P0”, a mesma estará gerando mais reativo do que ela realmente necessita para efetuar o transporte da potência ativa. Esse reativo adicional (que é gerado pela linha) cresce com o nível de tensão e o comprimento da linha. Se esse reativo excedente não for absorvido por algum banco de reatores em derivação, máquina síncrona ou mesmo pelo sistema, então a tensão ao longo da linha irá aumentar (“Efeito Ferranti”), podendo até atingir níveis proibitivos.

Por outro lado, se a linha estiver transmitindo potência ativa superior a “P0”, isto indica que a linha terá necessidade de receber reativo adicional àquele que ela gera (o qual seria suficiente apenas para o transporte de “P0”). Se isso não ocorrer, a tensão ao longo da linha irá decrescer. Esse reativo adicional, em geral, é proporcionado por bancos de capacitores em derivação.

De uma maneira geral, diz-se que uma linha de transmissão recebeu uma compensação em derivação quando algum banco de reatores ou de capacitores nela foi instalado com a finalidade de absorver ou gerar reativo adicional àquele que as capacitâncias shunt (entre condutores e entre condutores e o solo) da linha gera.

Existem problemas também relacionados com a reatância indutiva série de uma linha. Seja, por exemplo, uma linha longa que esteja operando com ângulos de potência grandes,

que estejam comprometendo a estabilidade estática da transmissão. Esse problema, via de regra, é uma consequência da alta reatância indutiva série da linha. Para decrescê-la, uma boa alternativa é a inserção de bancos de capacitores em série. Assim, uma linha de transmissão que tiver um banco de capacitores assim instalado, terá recebido uma compensação série.

De uma maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com