TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descreva os principais componentes do regulador de tensão e a função de cada um deles

Seminário: Descreva os principais componentes do regulador de tensão e a função de cada um deles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Seminário  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

Atividades Unidade I – Valor ( 9 pontos)I

Fonte: Pesquisar no caderno didático, internet e livros sobre acionamentos elétricos e/ou instalações elétricas.

1) Descreva os principais componentes de um estabilizador de tensão e qual a função de cada um.

Varistor: Quando a tensão está muito alta, um MOV pode conduzir muita corrente para eliminar a tensão extra. Assim que a corrente extra é desviada através do MOV e para a terra, a tensão na fase retorna um nível normal, então a resistência do MOV aumenta novamente. Desse modo, o MOV só desvia a corrente do surto, permitindo que a corrente normal continue alimentando os equipamentos conectados ao estabilizador de energia.

Tubo de Gás: Esses tubos fazem o mesmo trabalho que o MOV- desviam a corrente extra do fio fase para o fio terra. Fazem isso usando gás inerte como condutor entre os dois fios. Quando a tensão está em certo nível, a composição do gás é tal que ele é um mau condutor. Porém, quando a tensão sobe acima desse nível, a energia elétrica é suficiente para ionizar o gás, tornando-o um condutor muito eficaz.

2) Descreva exemplos de fontes geradores de surtos de tensão na rede elétrica.

Raio, elevando a tensão elétrica em milhões de volts, isso causa um grande pico de energia superenergizando o estabilizador de energia. Outras causas de surtos elétricos são elevadores, condicionadores de ar e refrigeradores. Esses equipamentos de alta potência requerem muita energia para ligar e desligar componentes como compressores e motores. Esse chaveamento cria demandas breves e repentinas, causando distúrbio na tensão estável no sistema elétrico.

3) Descreva o princípio de funcionamento e qual a aplicação dos seguintes dispositivos de proteção elétrica:

a) Fusíveis: Diferenciando o NH do diazed, também cite a aplicabilidade dos fusíveis ultra rápidos e os de efeito com retardo.

NH: Estes fusíveis podem suportar elevados níveis de tensão sem que haja rompimento de seu elo fusível. São indicados para circuitos nos quais ocorrem picos de corrente, bem como aonde existam cargas reativas (indutiva e capacitiva).

Diazed: Os fusíveis DIAZED podem ser de ação rápida, próprios para circuitos aonde não existem cargas com pico de corrente (resistivas) do tipo lâmpadas e fornos e de ação retardada, implantados em circuitos contendo motores (carga indutiva) e capacitores pois apresentam corrente que atinge picos, cuja operação é mais lenta devido a essas correntes máximas provenientes de cargas reativas serem instantâneas.

Fusíveis ultra rápidos: Aplicados em situações nas quais a carga a ser alimentada possui circuitos eletrônicos ultrassensíveis constituídos por elementos semicondutores, tiristores, GTO’s e diodos interrompendo a corrente quando houver um curto para evitar danos a essas partes constituintes.

Fusíveis de efeito retardado: Utilizados em circuitos nos quais a corrente de partida dos equipamentos assuma valores bem superiores aos que possuem nas condições normais de funcionamento ou em situações aonde ocorre sobrecarga momentânea dos circuitos (pequenos intervalos de tempo), é o caso dos motores elétricos e cargas capacitivas respectivamente.

b) Disjuntores incluindo as diferentes classes de disjuntores.

Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas. A sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida.

Disjuntor térmico: Os disjuntores térmicos utilizam a deformação de placas bimetálicas causada pelo seu aquecimento. Quando uma sobrecarga de corrente atravessa a placa bimetálica existente num disjuntor térmico ou quando atravessa uma bobina situada próxima dessa placa, aquece-a, por efeito de Joule, diretamente no primeiro caso e indiretamente no segundo, causando a sua deformação. A deformação desencadeia mecanicamente a interrupção de um contacto que abre o circuito elétrico protegido.

Disjuntor magnético: A forte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com