TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em Um Regulador De Tensão série Do Tipo Apresentado, A Tensão De Saída é Uma Função Da Tensão De Zener VZ Do Diodo E Da Tensão Na Junção VBE Do Transistor, E O Seu Valor é Dado Por: Para Um Bom Efeito De Regulação, é Vantajoso Manter A

Trabalho Escolar: Em Um Regulador De Tensão série Do Tipo Apresentado, A Tensão De Saída é Uma Função Da Tensão De Zener VZ Do Diodo E Da Tensão Na Junção VBE Do Transistor, E O Seu Valor é Dado Por: Para Um Bom Efeito De Regulação, é Vantajoso Manter A . Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  1.085 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Grande ABC

Tecnologia em Mecatrônica Industrial

Nome: David Ra: 6660427598

Nome: Fabio marques Ra:6451296874

Nome:Leonardo Aguiller Ra:6814014432

Eletrônica basica

Retificadores

Prof:Adilson

Santo Andre,SP 2014

Um regulador de tensão é um dispositivo, geralmente formado por semicondutores, tais como diodos zener e circuitos integrados reguladores de tensão, que tem por finalidade a manutenção da tensão de saída de um circuito elétrico. Sua função principal é manter a tensão produzida pelo gerador/alternador dentro dos limites exigidos pela bateria e pelo sistema elétrico que esta alimentando e para tanto é necessário que a tensão de entrada seja superior à tensão de saída. O regulador de tensão mantém a tensão de saída constante(estabilizada) mesmo havendo variações na tensão de entrada ou na corrente de saída. Em reguladores de tensão comercializados como circuitos integrados monolíticos, a tensão de entrada deve ser no mínimo 0,6V superior à tensão de saída. Este valor varia conforme a arquitetura de cada regulador. Por exemplo: Se ele estiver sendo utilizado em um motor de automóvel, deverá manter a saída para o veiculo entre 13,5 e 14,5 volts, sendo um valor normal 14,0 volts. No caso de falha do regulador, a tensão poderia subir demasiadamente e vir a queimar as lâmpadas do sistema ou danificar outros equipamentos como autorádios e até mesmo a central eletrônica de injeção de combustível. Ou a tensão poderia ficar muito baixa, o que ocasionaria a descarga da bateria, sua deterioração e parada do automóvel. Este enfoque serve também para reguladores que não sejam o automotivo, mas também o da fonte de um computador, de uma TV ou qualquer outro dispositivo eletrônico.

Suas séries mais comuns são 78XX e 79XX. A série 78XX são reguladores de tensão positiva, e a série 79XX são reguladores de tensão negativa, tendo suas principais características definidas em:

• Alto grau de precisão na tensão de saída

• Limitação de corrente

• Proteção contra curto-circuito

• Desligamento automático por excesso de aquecimento

• Corrente máxima de saída de 1 Amper

• O regulador de tensão de média tensão é um equipamento instalado em redes de distribuição e subestações que tem por finalidade a manutenção da tensão de saída de umcircuito elétrico, mantendo-a constante independente da tensão de entrada.

• Na prática cada regulador de tensão regula sua própria fase nos sistemas monofásicos e trifásicos. Assim, teremos ligações que utilizam 2 ou 3 tanques, sendo que este conjunto é denominado Banco de Reguladores De Tensão.

A aplicação de reguladores de tensão nos sistemas de distribuição de energia elétrica de média tensão teve início na década de 1940. Nos países desenvolvidos, principalmente nos Estados Unidos, em função da sua grande extensão territorial, onde os centros de consumo estão espalhados por vastas áreas, distantes dos pontos de geração e aliado a isso o aparecimento de grande quantidade de novos aparelhos eletro-eletrônicos sensíveis a oscilações de tensão, fez aumentarem as reclamações dos consumidores, que passaram a exigir boa qualidade na distribuição de energia elétrica. Por conta disso, hoje se encontram instalados em vários pontos daquele país, dezenas de milhares de reguladores, fornecendo aos pontos de consumo uma regulação de tensão adequada e conferindo qualidade ao fornecimento de energia..

Adicionando taps a bobina "C" como mostra a Figura 5, passamos a ter degraus de tensão. Utiliza-se um reator para que não exista interrupção do circuito enquanto existe transição entre os taps.

no sistema. O enrolamento 1, chamado de enrolamento de excitação (enrolamento B), induz uma tensão no enrolamento 2 (enrolamento C), também conhecido por enrolamento de taps ou regulação. Na figura 6, o TP4 (transformador de potencial) instalado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com