TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Algoritmo

Monografias: Relatorio Algoritmo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ENGENHARIA CIVL

ALGORITMO E PROGRAMAÇÃO

EQUIPE:

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PROFESSOR ERIOVALDO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, 10 DE ABRIL DE 2013

Relatório 1 – Conceitos Fundamentais de Programação

Podemos definir algoritmo como uma sequência lógica, e sem ambiguidades, de passos que levam à solução de um dado problema. Alguns tratam uma simples receita de bolo como algo-ritmo, outros autores preferem associar o conceito a soluções computacionais.

Podemos expressar a solução de qualquer problema na forma de algoritmo, desde o mais sim-ples ao mais complexo e independente, por exemplo, algumas simples rotinas, como escovar os dentes, ir à faculdade, descascar batatas, calcular a área de um círculo, entre muitos outros.

Para facilitar a construção de algoritmos computacionais, as linguagens de programação evo-luíram de forma a aproximar-se cada vez mais da linguagem natural. Para isso, usa-se a pseu-dolinguagem (ou Portugol, como define o autor), que é uma forma simples de descrever o algoritmo em linguagem corrente e não linguagem de programação, sendo mais fácil de en-tender o problema para depois reescrevê-lo em linguagem de programação. Além disso, na pseudolinguagem não existem convenções e a preocupação principal é apenas a lógica do programa.

Um programa estrutura-se de forma onde cada função possui um fim e deve estar inserida de forma a compreender toda a função, como por exemplo: o início do programa gera um fim, uma estrutura de repetição gera uma necessidade de fim para evitar um looping, ou mesmo uma estrutura de decisão deve haver opções positivas e negativas, bem como os fins de ambas.

Para que o computador possa armazenar de forma eficiente os dados a serem manipulados e as operações que podem ser realizadas com a variável, é preciso indicar o tipo da informação a ser manipulada pelo programa. Tipos primitivos são aqueles cujos valores não podem ser decompostos em outros de tipos mais simples. Eles são a base de todo sistema de tipos de linguagem. Seus nomes e a quantidade existentes podem variar, mas os tipos básicos (tipos primitivos) são:

Inteiro: armazena valores numéricos sem casa decimal e pode realizar as operações de subtra-ção, adição, multiplicação, divisão, potenciação e resto de divisão. Exemplo: 11, -11, 0, -77, etc.

Real: Armazena numéricos com casa decimal e realiza operações de adição, subtração, multi-plicação, divisão e potenciação. Exemplo: 52.0, 8.365, etc.

Caractere: armazena um único caractere, digito ou não. Para ser diferenciado das variáveis, é representado pelo apóstrofo. Exemplo: ‘7’, ‘J’, ‘/’, etc.

String: é uma cadeia de caracteres, formada por dois ou mais, é representada entre aspas. E-xemplo: “BB”, “João”.

Booleano: representado apenas por dois valores excludentes: verdadeiro (true) e falso (false).

Além dos tipos primitivos, um programa também é composto por variáveis. Uma variável é um local na memória do computador que é reservada para uso do programa. Toda variável deve ser declarada, ou seja, deve ser fornecido um nome e indicar seu tipo.

Para realizar os cálculos matemáticos com o conteúdo das variáveis, são utilizados os opera-dores aritméticos:

Operação Símbolo Exemplo

Adição + A+B

Subtração - A-B

Multiplicação * A*B

Divisão / A/B

Potenciação pow() pow(A,B)

Resto da divisão inteira % A % B

Raiz quadrada sqrt() sqrt(A)

Os operadores relacionados são utilizados para relacionar o conteúdo das variáveis.

Operação Símbolo Exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com