TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Aplicação das Leis de Newton

Por:   •  3/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – CCET

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA-BICT

DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL 1

Prof. IGO TORRES

Nerval De Jesus Santos Junior (2021018510)

Vinicius Silva Barros (2019014200)

Samuel de Moraes Oliveira (2020023795)

RELATÓRIO: Aplicação das Leis de Newton


São Luís - MA

Maio/2023

[pic 2]

Nerval De Jesus Santos Junior (2021018510)

Vinicius Silva Barros (2019014200)

Samuel de Moraes Oliveira (2020023795)

RELATÓRIO: Aplicação das Leis de Newton 

Relatório técnico apresentado(a) como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina CCCT0017 – FÍSICA EXPERIMENTAL I (2023 .1) ,no curso de bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, ministrada pelo(a) docente dr(a), Igo Torres.

São Luís - MA

2023

Sumário

1. Resumo        4

3. Introdução teórica        5

4. Metodologia        8

5. Materiais        11

6. Procedimentos Experimentais        11

7. Resultados e Discussões        13

8. Conclusão        13

9. Referências Bibliográficas        14

  1. Resumo

        Este experimento se baseia na aplicação das 3 leis de newton. Iremos observar as forças que agem sobre um corpo de massa M e reações que ocorrem ao variarmos essas massas incrementando novas massas. A partir do diagrama de forças, poderemos observar quais forças estarão sendo mudadas, resultando assim no que esperamos observar: O comportamento estático quando as forças estão em equilíbrio e o comportamento cinético quando a força resultante será diferente de zero.

       A partir das informações de ângulo crítico, aceleração, tempo de deslocamento, tensão no fio, coeficiente de atrito, força de atrito, força normal, força peso faremos a análise das informações necessários para o presente relatório.

  1. Objetivos

A finalidade desta experiência é aplicar as Leis de Newton na determinação de parâmetros como aceleração e força para um objeto em situações de repouso e movimento.

  1. Introdução teórica

        A aplicação da teoria de Newton, conhecida como mecânica newtoniana ou mecânica clássica, é um dos pilares fundamentais da física que descreve o movimento dos corpos e a interação entre eles. Ela foi desenvolvida por Sir Isaac Newton no século XVII e permaneceu como a principal teoria da física até o advento da mecânica quântica e da teoria da relatividade no século XX.

A teoria de Newton é baseada em três leis do movimento, que fornecem as bases para a compreensão do comportamento dos objetos físicos em resposta a forças. Essas leis são:

1. Primeira lei de Newton (Lei da inércia): Um objeto em repouso permanecerá em repouso, e um objeto em movimento continuará em movimento com velocidade constante ao longo de uma linha reta, a menos que uma força externa atue sobre ele. Essa lei estabelece o conceito de inércia, que é a tendência natural dos objetos em resistir a mudanças em seu estado de movimento.

2. Segunda lei de Newton (Lei da aceleração): De acordo com a segunda lei, a aceleração de um objeto é diretamente proporcional à força aplicada sobre ele e inversamente proporcional à sua massa.

             No caso do jogo de queimada, o objetivo é fazer a bola atravessar para o campo adversário com a maior distância e força possível. A força aplicada está relacionada à força de quem vai arremessar a bola, enquanto a distância percorrida está ligada à aceleração que a bola vai sofrer.

           Comparando a bola de basquete e a bola de tênis, sabemos que a bola de basquete é mais pesada, ou seja, sua massa (m1) é maior do que a massa da bola de tênis (m2), ou seja, m1 > m2.

         Supondo que a força aplicada por quem joga as bolas seja a mesma (F), podemos aplicar a segunda lei de Newton para analisar o que acontecerá.

            De acordo com a segunda lei, F = m * a, onde F é a força resultante, m é a massa do objeto e a é a aceleração resultante do objeto em resposta à força aplicada. Portanto, a aceleração será diretamente proporcional à força aplicada e inversamente proporcional à massa do objeto.

           Nesse caso, como a bola de basquete tem uma massa maior, mesmo que a mesma força seja aplicada em ambas as bolas, a aceleração da bola de basquete será menor em comparação com a bola de tênis. Isso significa que a bola de basquete terá uma menor aceleração e percorrerá uma distância menor em relação à bola de tênis, quando a mesma força for aplicada.

         Portanto, considerando a aplicação da segunda lei de Newton, ao jogar queimada, a escolha da bola de tênis seria mais favorável para atingir uma maior distância e força, devido à sua menor massa e, consequentemente, maior aceleração quando uma força dada é aplicada.

3. Terceira lei de Newton (Princípio da ação e reação): Para toda ação, há sempre uma reação igual e oposta. Isso significa que quando um objeto exerce uma força sobre outro objeto, o segundo objeto exerce uma força de mesma magnitude, mas em direção oposta, sobre o primeiro objeto. Essa lei descreve a natureza simétrica das interações entre corpos físicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (704.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com