TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre Lei de Hooke

Por:   •  11/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

   O relatório abordara sobre a Constante Elástica e a Lei de Hooke, relatando o que ocorreu durante o experimento no laboratório, Quando uma mola de aço está sob a ação de uma força ela irá esticar num tamanho (X) sendo proporcional à uma força aplicada (F) dando o nome para esta ação de deformação. A característica da mola e que ao se retirar a força aplicada, ela voltara à sua condição inicial. A deformação da mola depende do tipo de material de que e fabricada, da espeçara do fio, do diâmetro da espira, etc. Ao se representa essas dependências pela constante elástica da mola ou rigidez pela letra (K). Ao se representar na linguagem matemática obtemos a seguinte função:

                     Constante elástica da mola ()[pic 2][pic 1]

                Deslocamento (Deformação da mola) (M, cm e etc.)  [pic 4][pic 5][pic 3]

         Força elástica da mola (N = Newton)      

   O sinal a frente do (K) não representa o negativo, mas sim para informa que a direção da força é contrária a deformação.

OBJETIVO:

   Os objetivos do experimento são de determinar a constante elástica de uma mola pelo método estático, interpretar um gráfico de força versus deformação de mola, aplicar a interpolação e/ou extrapolação de valores em gráficos, verificar a Lei de Hooke e discutir seu comportamento.

[pic 6]

MATERIAL UTILIZADO:

  • Tripé
  • Mola
  • Barra (dinamômetro)
  • Régua
  • Conjunto de pesos
  • Suporte para peso

METODOLOGIA:

   Durante o experimento para medição da deformação, que ouve com os vários pesos utilizados, foi utilizado o tripé, mola, barra, suporte para peso, régua e os conjuntos de pesos.

   Ao iniciar o experimento utilizamos a barra para determinar a Força em Newton que cada peso tinha, logo em seguida depois de anotar os resultados, passamos os pesos junto com o suporte a mola para descobrirmos o tamanho da deformação que os vários pesos provocavam, logo depois de anotar as medidas. Em seguida montamos um gráfico para analisarmos e poder responder as questões que foram proposta a turma.

Resultado do Experimento:

Valores do Experimento

F (N)

X (cm)

0,00

0,0

0,16

0,9

0,26

1,7

0,36

2,2

0,46

2,8

0,56

3,0

1,04

6,0

1,52

9,0

 

[pic 7]

F = 1,2  0,4                                                  k = 0,1713[pic 8][pic 9][pic 10]

X = 7  2,33                                   k =                  [pic 11][pic 12][pic 13]

F = 0,8     X = 4,67                      k =            [pic 14][pic 15]

Questões:

  1.    Sim, a mola consegue retorna a sua posição inicial após a deformação sofrida pelos pesos colocada junto ao suporte. A força que a mola exerce sobre o corpo é chamada de força elástica da mola. Se esse corpo que foi suspenso na mola não causa deformação permanente na mola, ao retirá-lo a mola volta a sua configuração original. Por isso dizemos que a força que a mola exerce no corpo é elástica.
  2.    Começo pelo eixo (0,0) pois ao iniciar o experimento todos os valore se encontravam no zero, assim tendo uma demarcação para o início das anotações.
  3.    Sim, pois o gráfico se comporta de acordo com o modelo dos gráficos em relação a Lei de Hooke.
  4.    E que a extensão de uma haste elástica (seu comprimento distendido menos seu comprimento relaxado) é linearmente proporcional à sua tensão e à força usada para esticá-la. Similarmente, a contração (extensão negativa) é proporcional à compressão 

CONCLUSÃO:

   De acordo com os experimentos realizados, e possível provar que, à medida que e aumentado o peso (F), o comprimento da mola aumenta proporcionalmente de acordo com a equação, na qual (K) é a constante de deformação da mola e (X) a deformação sofrida, como explica a Lei de Hooke.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (198.5 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com