TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio Tecnico

Pesquisas Acadêmicas: Relatorio De Estagio Tecnico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/1/2014  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  1.836 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo apresentar a empresa onde estagiei, a ENGENHARIA e as atividades desempenhadas na mesma no setor de manutenção e elétrica. Apresenta também a importância da manutenção industrial, pois quando falamos da manutenção em uma indústria, seja de sistemas elétricos ou mecânicos, costumamos separá-las em três tipos: corretiva, preventiva e preditiva.

Manuntenção Corretiva : Feita apenas quando um equipamento quebra ou pára de funcionar. Em equipamentos de grande importância na planta industrial, este é um método caro e pouco funcional. Uma parada não programada faz com que a empresa recorra a uma manutenção emergencial, muitas vezes pagando mais caro tanto pelos materiais a serem substituídos quanto pela mão-de-obra. Além disso, esta parada reduz os índices de performance da produção da empresa e podem provocar grandes prejuízos financeiros com atrasos, cancelamentos de pedidos etc...

Manutenção Preventiva : Consiste em programar revisões ou troca de componentes baseados no fator tempo de utilização. É muito eficaz para problemas simples, porém não resolve degradações relacionadas a má utilização de componentes ou componentes com vida útil menor do que a esperada. Depende muito dos tempos de utilização adotados para troca (normalmente baseados em estimativas ou levantamentos empíricos), uma vez que se forem sub estimados poderão ocorrer problemas no processo e se forem superestimados haverá desperdício na troca de um componente que ainda não chegou ao final de sua vida útil.

Manutenção Preditiva : É a maneira mais inteligente de se realizar a manutenção, porém, devido ao seu custo, é mais aplicável a processos essenciais de uma planta industrial. Consiste em monitorar os parâmetros (elétricos, mecânicos, temperatura, viscosidade de óleos etc...) de forma a ser possível identificar se o sistema está funcionando da maneira correta ou não. Para exemplificar a eficácia deste método, basta dizermos que com ele é possível detectar qual componente de um complexo sistema está com defeito, bem como prever em quanto tempo ocorrerá uma parada se não for feita uma intervenção. Existem diversas formas ( Baratas e Caras ) de se realizar a manutenção preditiva, sendo que sua eficácia dependerá sempre da especialização e conhecimento técnico do pessoal de manutenção envolvido.

Nos últimos tempos, nota-se uma mudança de postura nas indústrias: a manutenção não é mais encarada como um mero gasto, mas sim como um investimento que garante a confiabilidade da planta e reduz paradas não programadas, que são as grandes vilãs do planejamento de uma indústria.

Histórico da Empresa

A WHB Componentes Automotivos foi fundada em 1993 por Teodoro Hübner Filho, após identificar expressivo potencial para o segmento de autopeças para veículos leves e utilitários. A empresa é especialista na usinagem de componentes de alta precisão, preferencialmente no segmento automotivo.

A qualidade de seus produtos e serviços, a utilização de equipamentos atualizados tecnologicamente, a melhoria contínua de seus processos produtivos e o constante aprimoramento de seus talentos internos fizeram com que WHB obtivesse rápido destaque no mercado fornecedor para o setor automotivo mundial. Com o objetivo de maximizar o trinômio qualidade, custo, produtividade e também agregar valor aos seus produtos, em 2005 entrou em operação a WHB Fundição que foi projetada para ser a mais moderna fundição em ferro fundido nodular e cinzento do MERCOSUL.

2.2 Tipo de Atividade

Desenvolvimento e criação de produtos nas áreas de automotivos, ferroviários e sistemistas em âmbito Worldwide.

Os principais produtos são no Mercado automotivo e ferroviário. Exemplos: suporte de freio, suporte frontal, base inferior do bloco do motor, carcaça de diferencial, bloco para motor leve, bloco de freio, aranha de freio, aranha chumbadora.

1. Administração da Empresa

Presidente: Teodoro Hübner Filho

Área/Setor do estágio: manutenção Fundição-Elétrica.

2.4 Porte da Empresa

Empresa de nível médio, com 2.400 funcionários divididos em três turnos.

2.5 Instalações da Empresa

A empresa é constituída de: Bloco administrativo, 02 restaurantes, vestiários, estacionamento administrativo, estacionamento produção e visitante, almoxarifado, área de fundição contendo 06 fornos com capacidade de 5 toneladas de aço liquido cada, 02 maquinas DISA de moldagem e fundição de ferro fundido cinzento modular, uma estação de tratamento de água, uma subestação elétrica de 13kva um prédio destinado a manutenção mecânica e elétrica.

3 PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO

3.1 Local de Trabalho

Oficina (barracão) de manutenção elétrica.

Matérias disponíveis: bancadas, chaves, amperímetros, multímetros etc.

1. Funções Exercidas

Como estagiário de Eletromecânica, exerci as seguintes atividades:

• Acompanhamento e auxilio na execução de manutenção preventiva e corretiva de fornos de indução.

• Instalações de motores trifásicos, contactores, relês térmicos, chaves de partidas de motores, inversores de freqüência, disjuntores;

• Instalações de luminárias e tomadas bifásicas (trifásicas);

• Acompanhamentos de configurações de CLPS e inversores de freqüência.

• Acompanhamento de medições de temperaturas em painéis elétricos;

• Substituição de um controlador de velocidade que tem como características técnicas: alimentação: 110 e 220 VCA, 60 Hz; Controle por PWM; Massa 1,9 Kg; Saída 24 VCC; Consumo Máximo 5 VA; Potencia 96W; Controle de velocidade através do potenciômetro de 470 Kohms.A substituição foi necessária devido a elevação de sua corrente, causada pelo motor VCC que estava trabalhando em sobrecarga, pois o rolamento estava danificado, ocasionando a queima de componentes do seu circuito(diodos e transistor). Após instalação e a troca do rolamento, foi verificada corrente com o multímetro na escala de ACA 20A, que apresentou um valor normal (1,3A). Local da Manutenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com