TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estagio Tecnico Em Eletronica

Trabalho Universitário: Relatório De Estagio Tecnico Em Eletronica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/1/2014  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  1.636 Visualizações

Página 1 de 5

1. Objetivo

Este Relatório de estágio realizado na empresa Souza Cruz S/A, tem por objetivo fazer o aprendizado na prática das atividades desenvolvidas no Curso Técnico estabelecendo laços entre a prática e a teoria.

O objetivo específico do trabalho foi de demonstrar através de atividades juntamente com o embasamento teórico as melhorias possíveis e necessárias dentro da empresa e a importância dos equipamentos no setor de manutenção industrial, e consequentemente realizando o cumprimento curricular do curso Técnico em Eletrônica realizado no Colégio Lavoisier, no período de 1980 a 1984. Concluindo 1200 horas aulas e 402 horas de estágio na empresa.

2. Introdução

Quando falamos da manutenção em uma indústria, seja de sistemas elétricos ou mecânicos, costumamos separá-las em três tipos:

Corretiva:

A manutenção é feita apenas quando um equipamento quebra ou para de funcionar. Em equipamentos de grande importância na planta industrial, este é um método caro e pouco funcional.

Uma parada não programada faz com que a empresa recorra a uma manutenção emergencial, muitas vezes pagando mais caro tanto pelos materiais a serem substituídos quanto pela mão-de-obra.

Além disso, esta parada reduz os índices de performance da produção da empresa e podem provocar grandes prejuízos financeiros encarecendo o custo de produção, pois o volume de produção que se perde pela parada do equipamento tem grande impacto.

Preventiva:

Consiste em programar revisões ou troca de componentes baseados no fator tempo de utilização. É muito eficaz para problemas simples, porém não resolve degradações relacionadas a má utilização de componentes ou componentes com vida útil menor do que a esperada.

Depende muito dos tempos de utilização adotados para troca (normalmente baseados em estimativas ou levantamentos empíricos), uma vez que se forem subestimados poderão ocorrer problemas no processo e se forem superestimados haverá desperdício na troca de um componente que ainda não chegou ao final de sua vida útil.

Preditiva:

É a maneira mais inteligente de se realizar a manutenção, porém, devido ao seu custo, é mais aplicável a processos essenciais de uma planta industrial.

Consiste em monitorar os parâmetros (elétricos, mecânicos, temperatura, viscosidade de óleos, etc...) de forma a ser possível identificar se o sistema está funcionando da maneira correta ou não.

Para exemplificar a eficácia deste método, basta dizermos que com ele é possível detectar qual componente de um complexo sistema está com defeito, bem como prever em quanto tempo ocorrerá uma parada se não for feita uma intervenção.

Existem diversas formas – baratas e caras – de se realizar a manutenção preditiva, sendo que sua eficácia dependerá sempre da especialização e conhecimento técnico do pessoal de manutenção envolvido.

Nos últimos tempos, nota-se uma mudança de postura nas indústrias: a manutenção não é mais encarada como um mero gasto, mas sim como um investimento que garante a confiabilidade da planta e reduz paradas não programadas, que são as grandes vilãs do planejamento de uma indústria.

Este relatório vem apresentar a importância da manutenção industrial, sendo que detalhamos aqui a manutenção corretiva, pois é minha área de atuação na empresa.

Neste relatório de estágio supervisionado, estou descrevendo as atividades que pude aprender, desenvolver e aprimorar meus conhecimentos, no que conserne a técnica prática e conciliando assim os referentes conhecimentos durante o estágio nesta empresa, onde trabalho atualmente.

3. Empresa

A Souza Cruz é líder do mercado nacional de produção de cigarros. A empresa possui seis das dez marcas mais vendidas no Brasil, produzindo cerca de 80 bilhões de cigarros por ano. No primeiro semestre de 2012, a participação da Souza Cruz foi de 60,1% do mercado total brasileiro.

Com sua matriz localizada no Rio de Janeiro, a companhia tem duas fábricas (Cachoeirinha – RS – e Uberlândia – MG), quatro usinas de processamento de fumo (Santa Cruz do Sul, Blumenau, Rio Negro e Patos – RS, SC, PR e PB respectivamente), além do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CPD) e do Departamento Gráfico, ambos situados na Unidade Cachoeirinha.

Trabalhei por mais de 16 anos na extinta Fábrica São Paulo, que funcionou na Rua Alegria, no Brás, São Paulo, até o ano de 1998, quando passei a trabalhar na Fábrica Uberlândia, no Triângulo Mineiro, onde minha principal atividade foi e é a manutenção corretiva nos equipamentos do setor SMD (Secondary Manufacturing Department), onde o cigarro é fabricado, encarteirado, e encaixotado, sempre sob rigoroso controle de qualidade.

Obs: no setor PMD (Primary Manufacturing Department), é produzido o fumo desfiado que será utilizado no SMD, e no setor FMD (Filter Manufaturing

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com