TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio Tecnico Em Eletronica

Pesquisas Acadêmicas: Relatorio De Estagio Tecnico Em Eletronica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  4.142 Palavras (17 Páginas)  •  4.752 Visualizações

Página 1 de 17

DESENVOLVIMENTO

Fui contratado pela Delphi Automotive Systems em Junho de 2006, para vaga de estagiário no departamento de Manutenção de Máquinas e Equipamentos.

Sendo meu estágio realizado no período de 06/06/2006 à 31/12/2006.

Durante o estágio, trabalhei na corretiva de mesas no cargo de Auxiliar Técnico.

Sobre o estágio destacamos os seguintes itens:

1. Mudanças de lay-out;

2. Manutenção corretiva;

3. Manutenção preventiva;

4. Operação de equipamentos de medição;

5. Dificuldades encontradas;

6. Áreas onde houve aprendizado.

1- Mudança de lay-out e instalação de equipamentos

Lay-out é a alteração de determinados equipamentos de lugar, a fim de melhorar a produção, conseguir novos espaços, tendo em vista o retorno financeiro e fluxo de trabalho.

O lay-out é elaborado pela Engenharia e programado para dias que não prejudicam a produção, como aos Sábados e Domingos.

Primeiramente os equipamentos são identificados e em seguida desligados da rede elétrica, rede pneumática, para que possam ser conduzidos até o local já determinado. E então se liga sua alimentação verificando a tensão de 127vac ou 220 vac.

Quando se instala um equipamento novo é feito uma liberação tanto por parte da qualidade quanto pela segurança a fim de verificar a ergonomia, continuidade dos circuitos, programação e o dimensional.

Assim a instalação do equipamento é concluída e verificando seu funcionamento.

2- Manutenção corretiva de equipamentos

Durante a produção, um equipamento para por algum defeito ou que esteja produzindo peças fora do padrão de qualidade por algum problema, tem que imediatamente realizar a sua manutenção corretiva.

Então a manutenção corretiva é realizar o reparo de um equipamento na hora que o defeito acontece, sem que este fosse previsto.

Para realizar esta manutenção é preciso ter um grande convívio com o equipamento. O conhecimento, saber os possíveis defeitos, saber realizar a manutenção só se consegue com o tempo.

Como os defeitos devem ser corrigidos o mais rápido possível, partes como placas eletrônicas e alguns componentes tais como agulhas, alavancas de naylon, molas, pressostato, válvulas pneumáticas, sensores eletrônicos, nós temos em estoque são substituídos na hora e depois se realiza o conserto destes com maior tempo em bancadas.

Depois de cada manutenção corretiva são preenchidos documentos para manter o histórico do equipamento, importante para uma manutenção futura.

Procedimentos importantes tanto para os técnicos como para o operador e também para a empresa.

Os equipamentos da empresa que mais sofrem manutenção corretiva são:

1. Mesa Elétrica;

2. Mesa ROB;

3. Mesa Alro Board;

4. Mesa Mecânica;

5. Analisadores;

6. Conveyor.

2.1 – Mesa Elétrica

Devido sua grande importância, qualquer tipo de manutenção deve ser realizado de maneira rápida e eficaz, de modo a eliminar o problema e que este não volte a acontecer ou pelo menos a deixando em mais perfeita ordem para não prejudicar tanto a produção quanto à qualidade.

O circuito de proteção elétrica possui em sua fonte de alimentação tensões de 12 e 15 Vcc, protegido primeiramente por fusíveis, de 2 Amperes e 3 Amperes.

Ainda existem equipamentos que utilizam fonte de 24 Vcc, de grande potência, com correntes de 8 A, que alimenta os diversos sensores, válvulas, leds, micros switch, enfim, todo o comando do equipamento.

Existe ainda a parte eletrônica, as placas que fazem a comunicação entre o programa e a mesa. Esta parte é ainda mais complexa, sabendo que é uma microeletrônica muito avançada e complexa, necessitando de placas reservas para resolução dos problemas com rapidez e, posteriormente o conserto das mesmas.

Os problemas mais comuns da mesa são fusíveis queimados, contato dos relês e agulhas oxidados, sensores e cabos danificados, erro de programação, placas, etc.

Para resolver da melhor maneira e o mais rápido possível os problemas, são necessário e indispensável analisar o esquema elétrico do equipamento, para localizar a causa do problema e saná-lo, sempre com o auxílio de um multímetro ou outro aparelho de medição, além de também estar com as devidas ferramentas.

Além da mesa elétrica propriamente dita, existem outros equipamentos separados de seu corpo que a compõem, como, holder, analisadores, fontes, drops laid, pinos, forquilhas, equipamentos estes indispensáveis que serão abordados mais adiante.

2.2 – Mesa ROB

Um dos equipamentos mais importantes da empresa e talvez o mais completo em matéria de mecânica, pneumática, elétrica, eletrônica e programação.

Seus movimentos são realizados através dos componentes mecânicos, pneumáticos e elétricos tais como: fontes, válvulas, pistões, etc.

A mesa ROB é um equipamento bem complexo. O funcionamento do equipamento consiste basicamente no encaixe dos conectores nos holder. Neste instante é enviado um sinal a uma placa que efetua o acionamento da válvula.

A mesa é controlada por um computador, o qual possuí um software para elaborar todas as suas funções.

Estas mesas fazem o mesmo que as de AURO-BOARD, porém os holders são fixados na mesa de forma que um vai se prendendo no outro. Os circuitos elétricos e pneumáticos que são responsáveis pelo funcionamento do holder ficam fixos no próprio, através das hastes de fixação.

Estas mesas são montadas numa posição quase que horizontal, assim as placas de ponto, de relês, fontes e a rede de alimentação, tanto pneumática quanto a elétrica, ficam dentro da mesa.

Ao encerrar o teste do chicote e gerar a etiqueta, a própria mesa corta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com