TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Solos

Monografias: Relatorio De Solos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 5

ST410A - Ensaios:

Análise Granulométrica

Determinação do Limite de Plasticidade

Determinação do Limite de Liquidez

Coeficiente de Permeabilidade de Solos

Limeira - SP

2014

Introdução:

Nesse relatório trataremos dos Ensaios de Análise Granulométrica – por peneiramento e sedimentação – e também o Ensaio do Limite de Plasticidade.

A Análise Granulométrica dos solos é um estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo. Ou seja, É a determinação das dimensões das partículas do agregado e de suas respectivas porcentagens de ocorrência. A análise granulométrica pode ser realizada:

- Por peneiramento, quando temos solos granulares como as areias e os pedregulhos;

- Por sedimentação, no caso de solos argilosos;

Já o Limite de plasticidade é o teor de umidade abaixo do qual o solo passa do estado plástico para o estado semissólido, ou seja, ele perde a capacidade de ser moldado e passa a ficar quebradiço. Deve-se observar que esta mudança de estado ocorre nos solos de forma gradual.

Objetivos:

O ensaio de sedimentação é utilizado para determinar a granulometria de solos compostos de materiais finos, como as argilas. É um ensaio de caracterização, que juntamente com o ensaio de peneiramento compõem a Análise Granulométrica dos solos. O principal objetivo é conhecer a distribuição granulométrica do agregado e representá-la através de uma curva. Possibilitando assim a determinação de suas características físicas.

Já o ensaio de determinação do Limite de Plasticidade consiste, basicamente, em se determinar a umidade do solo quando uma amostra começa a fraturar ao ser moldada com a mão sobre uma placa de vidro, na forma de um cilindro com cerca de 10 cm de comprimento e 3 mm de diâmetro.

No caso do coeficiente de permeabilidade é a grandeza que mede a facilidade com que um fluído escoa através de um meio poroso. A água ocupa a maior parte dos vazios do solo. E quando é submetida a diferenças de potenciais, ela se desloca no seu interior. O objeto do estudo do ensaio de permeabilidade é a migração da água e das tensões provocadas por ela.

Análise Granulométrica

Equipamentos Utilizados:

- Amostra do Solo;

- Conjuntos de peneiras com aberturas de 4.76mm até 0.074mm;

- Balança;

- Proveta;

- Agitador;

- Estufa;

- Densímetro;

- Cronometro;

- Termômetro;

- Aparelho de dispersão;

- Água destilada;

- Desfloculante hexametafosfato de sódio;

Procedimentos e Observações:

Determinação da fração grossa - método do peneiramento: Se pega 1000 g de amostra de solo seca e peneira o material na peneira nº 10 (2,00 mm) separando os pedregulhos do solo, desmanchando os torrões ainda existentes no solo. Lava-se o material retido na peneira 10 para remover o material fino aderente no material grosso, e leve-os para sua secagem em uma estufa. Terminado a secagem pesa-se o solo.

Figura 1: Amostra de solo e peneira nº 10 Figura 2: Amostra separada indo para estufa

Determinação da fração fina - método do sedimentação: Peneira-se manualmente a amostra de solo que esta sendo ultilizada na peneira nº 200. Com o material passante pesa-se 70 g do material e adiciona 125 mL de defloculante hexametafosfato de sódio ,misturando-os com o auxlio de um aparelho de dispersão por 15 minutos. Coloca-se a mistura em uma proveta de 1000 mL e completa até o menisco com água destilada. Depois com uma haste agita-se a mistura por 1 minuto e após coloca-se o densímetro na proveta,e faz as leituras no denímetro e no termometro no seguintes tempos: 30 segundos, 1, 2, 4, 8, 15, e 30 minutos, 1, 2, 4, 8, 16 e 24 horas.

Figura 1: Peneira número 200.•. Figura 2: Solo com defloculante à esquerda e agitador elétrico

Figura 3: Proveta contendo amostra, defloculante, água e densímetro.

Conclusão e Resultados:

Tabela1 : Informações quantitativas da amostra de solo – peneirmento fino.

SEDIMENTEÇÃO

Densímetro nº: 1159/89 Proveta nº : 01 γs: 2,70 g/cm³

Defloculante:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com