TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de experimento - Pilha caseira

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  7.296 Visualizações

Página 1 de 2

O referendo experimento nos remete à uma aplicação básica do princípio de Daniell, ,estudado em eletroquímica, que por  sua vez, demonstra como se dá  a formação de energia em pilhas.

Entretanto, os materias utilizados para tal são de fácil acessibilidade e por sua vez não geram um resultado tão funcional no que diz respeito à tensão gerada pelo mesmo. O conteúdo demonstrado por meio deste é meramente didático.

A formação de energia elétrica no referido experimento, se dá em virtude da reação química existente entre o parafuso e o fio de cobre, estando estes imersos em uma solução de hipoclorito de sódio, mais popularmente conhecido como água sanitária.

O zinco presente na composição do parafuso atua como o polo negativo, e o cobre como positivo. Logo, pode-se dizer que a transferência de elétrons se dá no sentido do zinco para o cobre, visto que o primeiro possui um maior potencial de oxidação do que o segundo. O hipoclorito de sódio é utilizado como meio aquoso para melhor condução dos elétrons.

Ao longo do experimento, pode-se perceber uma maior corrosão do parafuso, ocorrendo isso pelo fato do zinco que faz parte da composição do mesmo, uma vez que tal elemento é utilizado como metal de sacrifício, em virtude de seu alto índice de oxidação.

Finalmente, pela reação existente entre os íons de cobre e zinco, dá-se a formação de energia que por sua vez, nesse experimento, é convertida em energia eletrica e posteriormente liga um led.

A relação existente entre o experimento e o conteudo do presente trabalho é a transição dos elétrons para consequente formação de energia, ou seja, para haver formação energética a partir do movimento, esta não necessita ser apenas visível, pois nesse caso, tem-se como resultado final energia elétrica proveniente do movimento realizado por meio das interações moleculares entre cobre e zinco, sendo assim, tal energia fruto da velocidade molecular estabelecida nesse experimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (24.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com