TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio experimento

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  1.229 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório experimental esquema de reforçamento

Objetivo: Observar o comportamento dos sujeitos, através de esquemas de reforçamento durante uma sessão, onde os sujeitos deveriam ser reforçados a falar pronomes especifico ao formar uma frase.

Método : Para a realização deste procedimento foi necessária apenas uma sessão experimental que ocorreu no dia 23/09/2014 com duração de meia hora apenas. Foram utilizadas 38 alunos de psicologia da UNIFACS do 1º semestre para a realização deste trabalho, sendo que 19 foram reforçados para falar o pronome eu, e 19 foram reforçados para falar o pronome nó. O experimento foi feito numa sala fechada e sem intervenções, onde os sujeitos  deveriam elaborar frases utilizando pronomes e verbos que eram previamente dados por um dos experimentadores, o outro experimentador tinha a função de anotar o pronome que a cobaia utilizava em cada frase. As 20 primeiras frases serviram de base comparativa, já nas frases finais (40 a 80) houve reforçamentos nos pronomes ‘eu’ ou ‘nós’.

Ao final do experimento fez-se um comparativo, analisando se os sujeitos se deixaram influenciar pelo reforço ou se elas souberam do que se tratava e fizeram um contracondicionamento, não falando o pronome estimulado e sim outro qualquer.

Introdução

O esquema de reforçamento tem como objetivo aumentar a probabilidade de um comportamento ocorrer ou diminuir sua frequência. Foi desenvolvido por Ivan Pavlov  e demonstra que a aprendizagem humana é consequência dos reforços, que podem ser positivos ou negativos. Sendo que o primeiro pretende aumentar a emissão da resposta e o segundo visa eliminar a resposta emitida.

O reforço pode se tornar algo difícil caso a pessoa estimulada tenha um contracondicionamento que consiste no emparelhamento de estímulos que eliciam respostas contrarias a aquelas produzidas pelo estimulo condicionado.

Resultado

Ao final do experimento pode-se perceber que os pronomes mais utilizado em geral na linha de base foi o pronome eu e o pronome menos utilizado foi o pronome vós, provavelmente por uma questão de habito linguístico regional, já que na Bahia dificilmente é falado o pronome vós. Essa frequência pôde ser observada durante toda linha de base, sendo comum a todos s sujeitos experimentados.

Durante a fase de reforçamento o pronome que foi reforçado foi o nós, desta forma pode-se perceber uma mudança no comportamento dos sujeitos. Eles diminuíram a quantidade dos pronomes eu e ficaram testando os outro pronomes, afim de descobrir qual dos pronomes seriam reforçados, mas nas ultimas 20 frases ficou evidente o efeito do reforçamento, pois houve um aumento significativo no uso do pronome nós. Ficando provado assim que é sim possível mudar o comportamento dos sujeitos a partir de reforçamento, mesmo que haja contracondicionamento, no final o reforçamento se for bem aplicado sempre surge o efeito desejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com