TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatórios Experimentos Química Geral

Por:   •  30/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório Química Geral

Aula prática: Líquidos: Propriedade e composição química.

Experimento I:

A pressão de vapor da água é muito menor do que a do etanol ou da acetona, sendo assim o etanol transforma-se em sua forma gasosa com muito mais facilidade que a água logo ele evapora mais rápido no experimento realizado.

A pressão de vapor é a pressão máxima exercida de um vapor sobre um líquido quando se atinge um equilíbrio dinâmico entre as fases liquida e gasosa, ou seja, a velocidade de evaporação é igual a de condensação então podemos dizer que quanto maior a pressão de vapor maior a evaporação, graças as pontes de hidrogênio presentes na água as ligações são fortes mais difíceis de serem quebradas ou separar logo menor a pressão de vapor.

Experimento II:

A tensão superficial da água é maior do que a do etanol pelo fato de que o memento dipolo da água ser maior do que a do etanol, sendo assim as ligações de hidrogênio na água são mais fortes do que a do etanol, como as moléculas de água estão mais agrupadas, na água a lamina flutuou enquanto no etanol afundou.

Quando adicionamos o detergente na água as moléculas do detergente (que possuem parte hidrofílica e hidrofóbica), se distribuem a redor das moléculas de gordura formando pequenos glóbulos, chamados de micelas. No que diz em relação a tensão superficial os detergentes são capazes de diminui-las fazendo com que a água penetre em vários materiais para remover a sujeira, isso ocorre graças as características hidrofílicas e hidrofóbicas, deixando-as extremidades apolares, diminuindo muito a tensão superficial.

Experimento III:

A gota de solução difundiu-se mais nos tubos com temperaturas mais altas, isso ocorreu porque quanto maior a temperatura maior a agitação das moléculas gerando correntes de convecção que ajudam a facilitar a solução. Esse movimento se soma com a tendência da solução em se equilibrar de forma uniforme saindo da área onde está a solução para onde se encontra a água pura, essa movimentação acontece em qualquer temperatura.

Experimento IV:

Uma das características de um líquido é a capacidade fluir. Em resumo a viscosidade é a resistência a essa capacidade logo podemos concluir no experimento que a água possui menor viscosidade do que a glicerina pois a esfera chega mais rápido ao fundo do tubo com água.

Podemos analisar a viscosidade de um líquido principalmente pela sua capacidade da molécula em ligações de hidrogênio e por sua massa molecular ambos os líquidos analisados possuem capacidade de formar pontes de hidrogênio, porém o que mais difere é a massa molecular (92u da glicerina contra 18u da água).

Ao aumentar a temperatura de um líquido a sua viscosidade diminui, isso acontece porque com o aumento da temperatura ocorre também o aumento da energia cinética causando agitação das moléculas de diminuindo a força de coesão entre elas deixando o líquido mais fluido.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com