TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio medidas de temperatura

Por:   •  24/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

Experimento de Medida de Temperatura

GABRIEL GONÇALVES RESENDE - 29857

ITAJUBÁ

06 de abril de 2017


  1. Introdução

O experimento realizado no dia 24 de março de 2017, teve como objetivo demonstrar o fenômeno térmico da variação de temperatura. Ao final do experimento, deve-se compreender o fenômeno, realizar as medidas e chegar as conclusões efetivas.

Para a realização do experimento o Acetato de sódio foi utilizado, este composto de fórmula CH3COONa · 3H2O, é solúvel em água e normalmente encontrado na forma trihidratada.

  1. Desenvolvimento

Para a realização do experimento foi necessária a utilização dos seguintes equipamentos:

[pic 1]

O fenômeno começa com a mistura de 220g de acetato de sódio em 30g de água em um recipiente, esta mistura é então aquecida em banho maria e resfriada até a temperatura ambiente.

Ao misturar estas quantidades de acetato de sódio com água e aquecer, o recipiente se encontra em um estado muito crítico com relação a sua fase (sólida e lìquida), qualquer adição de acetato ou movimento brusco no recipiente pode tornar a mistura líquida em sólida. Para que esta transformação ocorra foi introduzido um termômetro no recipiente, assim foi possível perceber tanto a mudança de fase, pois uma interferência externa apareceu, quanto a mudança de temperatura, que foi medida com o termômetro.

No final do experimento foi obtida uma fase permanente da mistura e uma temperatura final, as medidas,fotos, e cálculos serão mostrados abaixo.

  1. Medidas e Cálculos

No início do experimento a temperatura ambiente era de 21,5°, e o estado da mistura era líquido.

[pic 2]

Com o vídeo foi possível determinar as medidas de temperatura com relação ao tempo e de área sólida em relação a área líquida. Com esses dados é possível desenhar gráficos relacionando tempo, temperatura e área sólida. Em seguir serão mostradas imagens contendo os tempos, o recipiente e a temperatura.

Após 1 segundo:

[pic 3]

Após 2 segundos:

[pic 4]

Após 3 segundos:

[pic 5]

Após 6 segundos:

[pic 6]

Temperatura final e tempo de 18 segundos após o contato:

[pic 7]

Com estes dados foram montados 2 gráficos que serão mostrados a seguir, o primeiro contém a relação entre temperatura e tempo, e a segunda entre área sólida e tempo.

[pic 8]

[pic 9]

  1. Conclusão

Com todos os dados obtidos é possível concluir que o acetato de sódio em um estado instável pode mudar tanto sua temperatura quanto sua fase de maneira rápida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (584.5 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com