TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório 2 - Características De Memória

Pesquisas Acadêmicas: Relatório 2 - Características De Memória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 – Tipos e características de memórias de acesso aleatório

A memória de acesso aleatório ou RAM (Randon Access Memory) é um tipo de memória de escrita e leitura utilizada para armazenar dados e instruções de programas para que o processador possa acessa-las e executa-las de forma rápida.

Acesso aleatório quer dizer que o processador pode acessar a qualquer momento, qualquer posição da memória, indo diretamente ao endereço de armazenamento dos dados ou da instrução que se faz necessário naquele momento, diferentemente do acesso sequencial onde os dados são acessados através de uma sequência específica, o que acaba demandando mais tempo para acessar tais informações. Os programas básicos do computador são armazenados na memória RAM justamente por que precisam ser acessados de forma rápida.

A memória RAM, diferentemente da tecnologia HDD ou Flash, é volátil, ou seja, quando o computador é desligado todos os dados nela contidos são perdidos. Para que esses dados não sejam perdidos se faz necessário salva-los em uma memória não volátil como por exemplo o HD ou o Pen Drive.

Existem vários tipos de tecnologia de memória RAM, umas que foram usadas antigamente como FPM, EDO que são memórias que não trabalham de forma sincronizada com o processador, mas com processadores cada vez mais rápidos, isso tronou-se um problema pois os processadores tinham que esperar cada vez mais tempo para acessar os dados da memória. Fez-se necessária a criação de uma nova tecnologia que trabalhasse em sincronia com o processador sem atraso, e então foi criada a memória SDRAM que é uma tecnologia de memória sincronizada com o processador e que tem como forma medir a velocidade considerando a frequência com a qual trabalham, que podia ser 66MHz, 100MHz e 133MHz.

A evolução da tecnologia SDR é a DDR SDRAM (Double Data Rate SDRAM) ou seja, as memórias padrão DDR lidam com o dobro de dados para cada ciclo de clock em relação ao padrão SDR, o que se traduz em muito mais velocidade no acesso aos dados.

As tecnologias mais atuais são a DDR2 e DDR3 que trabalham com quatro operações por ciclo de clock e com oito operações por ciclo de clock respectivamente acompanhando as altas velocidades dos processadores atuais.

- http://pt.wikipedia.org/wiki/RAM -

- http://www.infowester.com/memoria.php -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com