TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório 2 - Características De Memória

Trabalho Universitário: Relatório 2 - Características De Memória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

2.1 Tipos e características de memória de acesso aleatório.

Em ciência da computação, acesso aleatório é a capacidade de acessar um elemento arbitrário de uma sequência em tempo igual. O contrário é o acesso sequencial, onde um elemento mais distante leva mais tempo para ser acessado.

Um exemplo é comparar a fita cassete (sequencial—você tem de fazer um avanço rápido pelas canções no início da fita para poder chegar às últimas) com o CD-ROM (acesso aleatório—você pode pular direto para a faixa desejada).

A Memória RAM, conhecida como Memória de Acesso Aleatório (Random-access memory), é responsável por armazenar temporariamente os programas executados no computador.

Características da Memória RAM:

o É uma memória principal (o computador possui duas memorias principais: Rom e Ram);

o É uma memória transitória, volátil (ao desligar o computador, as informações armazenadas serão apagadas);

o A tecnologia atual utilizada na memória RAM é DDR3 – SDRAM;

o Atualmente os tamanhos da Memória RAM variam entre 1GB e 16GB (Servidores de grande porte possui memória bem maior);

o Tamanho menor que um disco rígido;

o Quanto maior for a memória RAM do computador, melhor o seu desempenho;

OBS: A memória RAM não está presente somente na memória principal, existem Placas de Vídeo que também podem vir com um tipo de memória RAM (Ex: VRAM).

Tipos de Memórias

Existem basicamente dois tipos de memória em uso: SDR e DDR. As SDRs são o tipo tradicional, onde o controlador de memória realiza apenas uma leitura por ciclo, enquanto as DDR são mais rápidas, pois fazem duas leituras por ciclo. O desempenho não chega a dobrar, pois o acesso inicial continua demorando o mesmo tempo, mas melhora bastante. Os pentes de memória SDR são usados em micros antigos: Pentium II e Pentium III e os primeiros Athlons e Durons soquete A. Por não serem mais fabricados, eles são atualmente muito mais raros e caros que os DDR.

É fácil diferenciar os pentes SDR e DDR, pois os SDR possuem dois chanfros e os DDR apenas um. Essa diferença faz com que também não seja possível trocar as bolas, encaixando por engano um pente DDR numa placa mãe que use SDR e vice-versa.

2.1 Tipos e características de memória de armazenamento

Dispositivo de armazenamento é um dispositivo capaz de armazenar informações (dados) para posterior consulta ou uso. Essa gravação de dados pode ser feita praticamente usando qualquer forma de energia, desde força manual humana como na escrita, passando por vibrações acústicas em gravações fonográficas até modulação de energia eletromagnética em fitas magnéticas e discos ópticos.

Um dispositivo de armazenamento pode guardar informação, processar informação ou ambos. Um dispositivo que somente guarda informação é chamado mídia de armazenamento. Dispositivos que processam informações (equipamento de armazenamento de dados) podem tanto acessar uma mídia de gravação portátil ou podem ter um componente permanente que armazena e recupera dados.

Tipos de dispositivos de armazenamento:

• Por meios magnéticos. Exemplos: Disco Rígido, disquete.

Esses dispositivos de armazenamento por meio magnético são os mais antigos e mais utilizados atualmente, por permitir uma grande densidade de informação, ou seja, armazenar grande quantidade de dados em um pequeno espaço físico. São mais antigos, porém foram se aperfeiçoando no decorrer do tempo.

• Por meios ópticos. Exemplos: CD, DVD.

Os dispositivos de armazenamento por meio óptico são os mais utilizados para o armazenamento de informações multimídia, sendo amplamente aplicados no armazenamento de filmes, música, etc.

• Por meios eletrônicos (SSDs) - chip - Exemplos: cartão de memória, pen drive.

Este tipo de dispositivos de armazenamento é o mais recente e é o que mais oferece perspectivas para a evolução do desempenho na tarefa de armazenamento de informação. Esta tecnologia também é conhecida como memórias de estado sólido ou SSDs (solid state drive) por não possuírem partes móveis, apenas circuitos eletrônicos que não precisam se movimentar para ler ou gravar informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com