TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório 3 - Características De Processamento

Trabalho Universitário: Relatório 3 - Características De Processamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  2.626 Palavras (11 Páginas)  •  1.013 Visualizações

Página 1 de 11

3.1 – Principais tipos de processadores disponíveis no mercado.

Hoje em dia existe uma grande variedade de processadores, de marcas e modelos distintos, de velocidades iguais e variadas.

Há os processadores de múltiplos cores, como o caso do Core 2 Quad, Core 2 Duo, Core Duo e Pentium Dual Core no caso dos fabricados pela Intel e Phenon x4, Phenon x3, Phenon x2 e Athlon x2 no caso da AMD, ordenados do mais moderno para o mais obsoleto. Esses processadores são atualmente os tops de linha. São mais caros, mas oferecem um desempenho superior, tendo em vista que a sua memória cachê são maiores, a sua freqüência de operação é maior também, fora o fato de operar com vários cores (ou seja, você tem dois processadores ou mais em apenas um único chip de processador).

Há também os processadores single core, como o Core 2 Solo (raro), o Core Solo, o Pentium D e o Pentium IV no lado da Intel e o Athlon 32 ou 64 no lado da AMD, que são processadores voltados para o mercado médio. Em outras palavras, não são tão caros quanto os tops, mas também não são tão rápidos ou modernos. Mas ainda são muito superiores aos processadores econômicos.

Já os econômicos, que são representados pela linha Celeron da Intel ou Sempron da AMD, são processadores baratos, com baixo índice de desempenho. São os processadores empregados naqueles micros de até R$ 1.000,00.

Sempre vale lembrar que geralmente o usuário procura um computador que cabe no seu bolso e que atenda as suas necessidades básicas, ou seja, não existe computador ruim e sim a necessidade de cada um.

3.2 – Considerações sobre o tipo ideal de processador.

“Montar um computador por conta própria pode ser bastante divertido para alguns e um grande processo de aprendizado para outros. A verdade é que escolher o processador certo é um dos momentos cruciais dessa atividade. Saiba qual processador é ideal para seu computador!”

Para muita gente, escolher um computador é apenas uma questão de estética. Observa-se as características externas do gabinete, todo o design e a aparência do monitor e deixa-se de lado uma questão importantíssima: o processamento dos dados. Um computador não é apenas um amontoado de placas de silício que, se forem observadas de longe, lembram uma cidade em miniatura.

Cada uma dessas peças tem funções importantes para o funcionamento do equipamento. Entretanto, nenhuma delas é tão crucial quanto o processador. Saber qual é o processador correto para o seu computador é garantir boa parte do desempenho da máquina. Conheça agora como saber escolher um processador que seja compatível com as suas necessidades. Para isso, você precisa conhecer algumas métricas.

Informações Importantes sobre Processadores.

Antes de saber qual é o processador certo para o seu perfil de usuário, você precisa conhecer alguns fatores que vão facilitar na hora de comprar um computador inteiro ou apenas a peça avulsa. Uma informação que não pode ser deixada de lado é a velocidade.

Velocidade

A principal função de um processador é fazer com que você consiga realizar as suas tarefas no menor tempo possível. Para isso, é imprescindível reparar em um número da caixa do computador seguido pela unidade MHz ou GHz. Esse valor indica qual é a velocidade com que o processador consegue receber, encaminhar e devolver a informação desejada.

Quanto maior este valor, menor o tempo de espera. Apesar de parecerem um tanto ultrapassados atualmente, os processadores com velocidade medida em MHz (mega hertz) ainda são encontrados no mercado. Não custa lembrar que 1 Giga é equivalente a aproximadamente 1000 Mega. Portanto, se você precisa de muita velocidade, prefira os giga hertz.

32 ou 64 Bits?

Não fique surpreso caso o vendedor pergunte se você quer um processador de 32 ou 64 bits. Uma diferença bastante sensível neste caso é a versão do sistema operacional que vai ser instalado no seu computador. O Windows, sistema operacional mais vendido no mundo, possui duas versões específicas para cada tipo de processador.

A grande diferença neste ponto é a capacidade de trabalhar com dados por vez. Um processador de 32 bits consegue lidar com 4,3 bilhões de números de uma vez só. Já os processadores de 64 bits realizam o dobro de operações. Assim, é possível processar a mesma quantidade de dados com mais precisão do que a versão de 32 bits.

Outra informação importante para se lembrar é que nem todo mundo chama os processadores de 32 bits ou 64 bits por estes nomes. Não é difícil encontrar situações em que o “32 bits” é chamado de “x86” e o “64 bits” de “x86_64”.

Núcleos ou “Cores”

Com certeza, você já deve ter ouvido falar em processadores Dual Core. Entretanto, esse conceito não é de entendimento comum de todos, apesar de ser muito simples. Basta trabalhar com traduções básicas. “Core”, significa, em português, “núcleo” e “Dual” quer dizer “duplo”. Assim, um processador Dual Core possui dois núcleos, o que aumenta ainda mais a velocidade de processamento de dados do seu computador. Seguindo esta lógica, processadores Core Quad teriam quatro núcleos.

Perfil do Usuário

Agora que você já sabe que existem processadores com diferentes características e velocidades, é igualmente importante saber que um processador de 64 bits, com quatro núcleos de altíssima performance pode ser um gasto desnecessário dependendo da utilização do computador. Por isso, é importante conhecer o perfil de utilização do computador antes de escolher o processador.

Perfil Básico

Ter um computador extremamente rápido, como todos sabemos, tem seus custos e muitas vezes estes custos são bem altos. Então, se você usa seu computador apenas para navegar na Internet e jogar alguns games que não têm gráficos exuberantes, não se preocupe tanto.

Para este perfil, recomenda-se modelos como o Intel Celeron ou o AMD Sempron. Independente de qual modelo for escolhido, saiba que o preço médio do desktop inteiro (incluindo periféricos como mouse, teclado, monitor e caixas de som) fica em torno de R$ 1.000,00.

Pessoas que se enquadram neste perfil normalmente são estudantes de nível médio e universitário (dependendo do curso), professores e profissionais liberais que trabalham com edição de documentos de texto ou planilhas.

Perfil Intermediário

Se você costuma fazer tudo aquilo que o usuário do perfil básico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com