TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aula Prática Pesquisa Operacional

Por:   •  16/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]


  1. INTRODUÇÃO

Com a proliferação do uso dos computadores pessoais a partir dos anos 1980, observou-se o surgimento da chamada “simulação visual” e foram desenvolvidos programas como Arena, Taylor, Promodel, Automod, etc. (PRADO, 2014). O software ARENA é um ambiente gráfico integrado de Simulação, que contém todos os recursos para modelagem de processos, desenho & animação, análise Estatística e análise de resultados. Ele foi desenvolvido pela empresa Rockwell Automation.

O software Arena permite a modelagem e simulação de diversos processos. Ele é muito utilizado para a análise de filas, de linhas de produção e também de processos industriais contínuos. Como qualquer software de simulação, ele permite prever o comportamento de algo que não existe no mundo real. Como em qualquer problema de pesquisa operacional, a simulação de um sistema só será bem-sucedida caso a construção do modelo seja corretamente montado e represente o sistema real que está sendo estudado.

A técnica utilizada pelo Arena para a construção do modelo é a programação visual, que consiste na criação do fluxo do sistema por meio de um diagrama de blocos, correspondendo à ocorrência dos eventos a um cliente genérico que flui pelo sistema sendo modelado.

O fluxograma é iniciado com módulo Create que indica a chegada das entidades (clientes, peças, lote ao sistema). Uma vez dentro do sistema, a entidade deve ser atendida (utilizando um equipamento, atendido por uma pessoa, processado por uma máquina), e os dados são inseridos no módulo Process. E finalmente, uma vez finalizado o atendimento, a entidade sai do sistema através do módulo Dispose.

Nessa aula prática efetuaremos a simulação da chegada de navios a um porto utilizando uma distribuição exponencial e uma função triangular.


  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Procedimento 1: Navios chegam a um porto a intervalos segundo uma distribuição exponencial de média 8 horas e gastam para descarregar segundo uma função triangular com tempo mínimo de 3 horas, tempo mais provável de 5 horas e tempo máximo de 10 horas. Construa o modelo no ARENA.

[pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


  1. RESULTADOS

Procedimento 1:

[pic 12]

[pic 13][pic 14]

[pic 15]

[pic 16]


  1. CONCLUSÃO

        A conclusão ou melhor o resultado encontrado a respectivos 30 dias corresponde:

  • 83 navios chegaram ao porto
  • 82 navios descarregaram no porto
  • A taxa de ocupação é de 71,59%
  • O tamanho médio da fila é de 0,9297 navios
  • E o tempo médio na fila é de 8,0650 horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (424.9 Kb)   docx (117.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com