TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Circuitos Eletronicos

Por:   •  12/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal do Ceará

Centro de ciências

Engenharia de Teleinformática

-PRÁTICA 04-

NOME: Nailza de Fatima da Silva Bizerra

MATRICULA: 345379

DISCIPLINA: Circuitos Eletrônicos

PROFESSOR: Diego Dutra Viot

TURMA: 05A

Fortaleza, Dezembro de 2015


  1. SUMARIO

1        INTRODUÇÃO:        

2        PROCEDIMENTOS        

3        CONCLUSÃO:        


  1. INTRODUÇÃO:

A prática a seguir tem como objetivo a análise de um Duty cycle de um PWM, onde é gerado um sinal de onda triangular através da ligação de um amplificador comparador com um integrador para um outro amplificador comparador, onde o duty cycle será controlado através do potenciômetro que é instalado e configurado como uma tensão de referência.

  1. PROCEDIMENTOS

  1. Primeiro montou-se o circuito completo.[pic 2]

        O circuito resumiu-se na formação de um sinal de onda triangular através do circuito do circuito amplificador comparador e do integrador. Onde no comparador, a tensão de referência é 0 e a saída  do mesmo vai para o amplificador integrador através do resistor R4(39kΩ).

        A onda triangular será formada devido ao fato de que a onda do circuito amplificador comparador é uma onda quadrada e o do integrador ser uma reta crescente, que irá crescer junto ao carregamento do capacitor.

O capacitor servirá como um filtro que prenderá a corrente contínua e deixará passar livre a corrente alternada, evitando assim que o amplificador entre em saturação. Ele carrega gradualmente de acordo com a constante de tempo RC, porém como a onda do sinal de entrada do carregador é uma onda quadrada, o mesmo ficará alternando, e descarregando na mesma proporção que carrega. Logo sua frequência de oscilação será determinada pela fórmula:

Hz[pic 3]

Tal valor, pode ser comprovado apenas ao medir a frequência estando com o último amplificador (o comparador com o potenciômetro) desligado. Como é possível ver nas figuras 2, feita em aula prática.[pic 4]

Na figura 3, é mostrado como fica a entrada e a saída do circuito integrador amplificador.[pic 5]

 

  1. Análise do circuito comparador com potenciômetro.

A figura 1 mostra que o no amplificador 3, que é um comparador, está conectado um potenciômetro, que irá variar de -6V a +6v. Esse potenciômetro está conectado na entrada não-inversora do amplificador, logo percebe-se que tal potenciômetro será a tensão de referência utilizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (222.4 Kb)   docx (62.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com