TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Circuitos Elétricos

Por:   •  29/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Introdução

Um circuito elétrico é um conjunto de elementos que possuem algumas funções variadas para se poderobter o fim desejado. Para testar seu funcionamento e calcular corrente, tensão e resistência entre dois pontos, pode-se utilizar o multímetro, que compartilha das funções de três dispositivos:

Voltímetro: aparelho utilizado para medir tensão elétrica entre dois pontos de um circuito elétrico, sempre usado em paralelo;

Amperímetro: instrumento que mede a corrente elétrica que atravessa um condutor ou dispositivo elétrico, sempre usado em série;

Ohmímetro: instrumento que mede a resistência elétrica de um condutor ou circuito, sempre usado em paralelo e com o circuito desligado.

Tais aparelhos, cujas funções estão inclusas no multímetro, são indispensáveis para os estudos que se sucederão ao longo do experimento e da matéria de laboratório de física 2.

  1. Objetivos

Conhecer e se familiarizar com instrumentos de medidas e circuitos elétricos, com o uso do multímetro nas funções para medidas de tensão, corrente e resistência em circuitos elétricos desenvolvidos pela equipe que realizou o experimento abordado neste relatório.

  1. Metodologia

         Para a realização deste experimento, foi utilizado o site do tinkercad.com, o qual disponibiliza, de forma gratuita, vários simuladores.

         O simulador utilizado foi o de circuitos, que permite montagem e teste de placas de ensaio com resistores, baterias, interruptores, etc., além de permitir o uso de multímetro para realizar medições de tensão, corrente e resistência.

        Para realizar medições de tensão utilizou-se o multímetro no modo próprio para tal, indicado pela letra “V”, sempre utilizando os terminais em paralelo ao circuito.

[pic 1]

        Para realizar medições de corrente utilizou-se o multímetro no modo próprio, indicado pela letra “A”, sempre utilizando os terminais em série ao circuito. [pic 2]

        Para medir a resistência equivalente, utilizou-se o multímetro no modo ohmímetro, indicadopela letra “R”, sempre utilizando os terminais em paralelo ao circuito, com o mesmo desligado.

[pic 3]

Para leituras nominais de resistores, utilizou-se uma tabela baseada em cores de faixas que se apresentam nos próprios resistores.

[pic 4]

Para tratamentos de dados obtidos  em laboratório, utilizaram-se as fórmulas:

[pic 5] [pic 6] [pic 7]

Média                        desvio padrão                da média

[pic 8]Incerteza combinada

E para cálculo de erros entre dados reais e nominais:

[pic 9]Erro relativo

  1. Discussão

        Neste experimento, os testes feitos com o multímetro foram feitos através do site tinkercad.com, todos os circuitos testados estão em um formulário, e as respostas às perguntas propostas, com relação a eles, os sucedem.

        Foi possível por meio da utilização de alguns multímetros encontrar o módulo das correntes, tensões e resistências nos circuitos propostos. Ademais, verificamos a partir das medições nos circuitos que, semelhantemente a teoria, a tensão é a mesma nos resistores em paralelo e a corrente é a mesma nos resistores em série.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (302.1 Kb)   docx (279.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com