TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Aula Prática: Desimetria E Refratometria

Artigos Científicos: Relatório De Aula Prática: Desimetria E Refratometria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  2.166 Visualizações

Página 1 de 6

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL

DE MINAS GERAIS

Disciplina: Analise de Alimentos

Relatório de Aula Prática: Desimetria e Refratometria

Engenharia de Alimentos - 6º Período

Professor (a): Luísa Pereira Figueiredo

Alunos: Caio Pereira da Silva – RA.: 2958

Danilo Tadeu de Matos – RA.: 2817

Inconfidentes/2014

1. Objetivos

A seguinte prática teve como objetivo demonstrar o emprego de hidrômetro e do refratômetro para a determinação da concentração de álcool e açucares em alimentos, demonstrar o uso do hidrômetro para a determinação de adulteração em leite .

2. Introdução

A densimetria é uma técnica de analise que proporciona a determinação da concentração de soluções puras de açúcar em produtos açucarados e bebidas alcoólicas, como também, a determinação de sólidos solúveis, sucos, leite, caracterização de óleos, vinhos, leite e outros produtos, determinação da textura de fruta, maturação de leguminosas com feijão, ervilha e milho, conteúdo de óleo em produtos oleosos, etc.

Uma notação que pode ser utilizada para identificar a quantidade de açúcar presente em determinada solução, é o °Brix. (graus Brix). O número de °Brix de uma solução corresponde à quantidade de sólidos solubilizados na solução, em massa de sólidos pela massa de solução (% p/p). Então se uma solução de 100g possui 15 °Brix, significa que essa solução é formada por 15g de sólidos solúveis e 85g de solvente. A escala em graus Brix foi proposta pelo cientista austríaco Adolf Brix e foi baseada na escala proposta em 1843 por Karl Balling, que havia feito a escala para uma temperatura de referência de 15,5°C. A escala de Brix possui a temperatura de referência de 20°C, então caso a leitura seja feita em uma temperatura diferente, deve ser feita a devida correção, através da tabela em anexo Para a determinação do °Brix, diferentes técnicas podem ser utilizadas. Uma das mais simples é a densimetria. O densímetro, é mergulhado na amostra e, através de uma escala, pode-se determinar o °Brix dessa amostra. O princípio desse instrumento está na densidade, ou seja, podemos determinar a concentração de sólidos solúveis através da densidade da amostra.

Outra forma de medir o °Brix de uma amostra é através da refratometria que se caracteriza como um método de análise quantitativo que faz uso de uma propriedade física denominada índice de refração. Refração é o fenômeno que ocorre quando um raio luminoso atravessa obliquamente um meio e passa para outro de densidade diferente, alterando sua direção. Com a utilização de um refratômetro, como ilustra a Figura 2, é possível medir o índice de refração de uma solução de açúcar e determinar a quantidade de açúcar total com sólidos solúveis (o índice de refração varia com a concentração da solução).

3. Materiais e Métodos

Para realização dos experimentos foram utilizados os seguintes materiais:

3.1 Materiais

• Alcoômetro

• Sacarímetro

• Lactômetro

• Refratômetro

• Béquer

• Proveta

• Papel Absorvente

• Água destilada

• Alimentos (bebidas)

• Papel filtro

3.2 Amostra

• Leite

• Suco de Uva

• Suco de Laranja

• Solução de Sacarose

• Uísque

3.3 Métodos

3.3.1 Densidade do leite, Normal e Adulterado:

• Leite sem adulteração:

. Para determinação, transferiu-se o leite para uma proveta de 250 mL, colocou-se o lactômetro nessa proveta, o lactômetro já se encontrava calibrado em uma escala de 25 a 35, portanto a densidade deve variar entre 1,025 e 1,035

• Leite adulterado:

Realizou-se os mesmos procedimentos citados acima para determinação da densidade do leite adulterado.

3.3.2 Teor Alcoólico de Uísque:

Transferiu-se o uísque para uma proveta de 250 mL e mediu-se sua temperatura. Feito isso, colocou-se o alcoômetro na proveta, onde posteriormente realizou-se a leitura do teor alcoólico. Deve-se realizar a correção de temperatura, caso ela não esteja a 20º.

3.3.4 Suco de Laranja

Colocou-se 3 gotas do suco em um refratômetro, feito isso faz-se a leitura de sua porcentagem.

3.3.5 Suco de Uva

Para realização da determinação de sua porcentagem de açúcar, fez-se o uso de um refratômetro, onde pingou-se 3 gotas do suco. Feito isso, realizou-se a leitura, onde obteve-se um valor de 15,5º Brix

3.3.6 Solução de Sacarose

Transferiu-se a solução de açúcar para um proveta de 250 mL e em seguida mediu-se sua temperatura. Feito isso, mergulhou-se o sacarímetro na proveta, e realizou-se a leitura na devida unidade do sacarímetro, fez-se o uso da tabela de correção para obtenção de da concentração de açúcar. (Temperatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com