TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Medidas E Pesagens

Trabalho Universitário: Relatório De Medidas E Pesagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário

Introdução..........................................................................................................04

Materiais utilizados............................................................................................05

Procedimento experimental...............................................................................

Resultados e discussão.....................................................................................

Introdução

As pipetas são muito utilizadas em laboratório para medir volumes de reagentes. Existem três tipos de pipetas comumente usadas: as volumétricas, as graduadas e as micropipetas. Cada uma delas é usada para casos específicos. As pipetas funcionam em sua maioria utilizando um sistema de vácuo. Existe em sua base uma abertura por onde entra o líquido, e uma ou mais saídas em seu topo, por onde sai o ar. Após colocar a pipeta no líquido, a substancia entrará pela base da pipeta e preencher a parte interna. Depois, fecha-se a abertura de cima, criando o vácuo que vai segurar o líquido dentro desse instrumento. Para capturar uma quantidade exata, basta sugar mais do que é necessário, e depois ir soltando o ar aos poucos até se chegar na quantidade desejada.

Uma pipeta volumétrica é um dispositivo de aspiração, de vidro, de volume determinado que apresenta uma zona central mais larga e que, enchendo-se por sucção, serve para transvasar líquidos. (figura 1)

As pipetas volumétricas podem apresentar um só traço superior (pipeta volumétrica de um só traço) ou dois traços - um superior e outro inferior (pipeta de dois traços ou diferencial). As capacidades mais freqüentes são 5, 10, 20, 25, e 50 ml. Ao manusear a pipeta volumétrica deve-se ter o cuidado de manter a pipeta na posição vertical e numa altura que permita que o traço de marcação do volume fique ao nível dos olhos. Deve-se ainda ter em atenção a forma de transvasar o líquido apoiando a ponta da pipeta na parede lateral do recipiente receptor.

Figura 1-Pipeta volumétrica

Uma pipeta graduada é um dispositivo de aspiração, de vidro, de volume determinado, com secção uniforme que, enchendo-se por sucção, serve para transvasar líquidos. Estas pipetas apresentam uma escala que permite efetuar a medição de frações do seu volume total. Esta escala de divisões em 1,0 ml, 0,1 ml ou 0,01 ml depende da capacidade da pipeta. As capacidades mais freqüentemente utilizadas são 1, 2,5, 10, e 25 ml. (figura 2)

As pipetas graduadas estão normalizadas e possuem um anel colorido (normalmente cor de laranja) de código, marcado na parte superior, que indica a sua capacidade. Para utilizar a pipeta graduada deve-se sempre verificar a marca a partir da base do menisco da gota. Ao manusear a pipeta graduada deve-se ter o cuidado de a manter na posição vertical e numa altura que permita que o traço de marcação do volume fique ao nível dos olhos.

Deve-se ainda ter em atenção a forma de transvasar o líquido apoiando a ponta da pipeta na parede lateral do recipiente receptor.

Figura 2-Pipeta graduada

a micropipeta permite medir pequenos volumes, da ordem de microlitros, porém, com precisão e exatidão geralmente inferiores às obtidas pelas pipetas graduadas e volumétricas de maior volume.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com