TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Evolução Engenharia de Produção

Por:   •  11/2/2021  •  Relatório de pesquisa  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório sobre a evolução da Engenharia de Produção.

Disciplina: Introdução à Engenharia de Produção e Ética Profissional.

Com aproximadamente 100 anos atrás , segundo origem passada a Engenharia de Produção surgiu através de artesão que desenvolvia no início de uma produção fases produtivas, que era desde a criação do produto até a sua fase de execução final. Essas fases produtivas veio ocorrer porque o artesão além de produzir passou a se integrar, mecanizar, mensurar e aprimorar a produção.

Já na origem mais recente da Engenharia de produção relata que ela surgiu na revolução industrial iniciada no século XVIII com um processo de avanço de industrialização e crescimento econômico. Nesse processo houve o aparecimento manufatura introduzindo á maquina-ferramenta no qual passou ter um tratamento mais adequado num processo de produção mudando a forma de organizar a produção.

Com a revolução industrial surgiram poderosas máquinas e grande quantidade de produtos e serviços aumento mais a concorrência e a necessidade de inovar e melhorar sempre. E através desse processo, surgiram centenas de problemas e desafios a serem superados.

As inovações que vieram não estavam restritas à técnica e à tecnologia, mas também à organização do trabalho. Essa relação do trabalho com o homem estava se transformando e , e ao fim desse processo ,chegou ao fim o Capitalismo mercantilista, cuja produção era organizada em ofícios.

No entanto, somente no final do século XIX, principalmente a partir do denominado “Scientific Manegment”, no qual Frederick Winslow Taylor (1856-1915) considerado pai da administração foi um dos expoentes surgiram atividades de sistema integrados de produção, que se relacionam mais diretamente com esta modalidade de engenharia, tal como se concebe atualmente.

Na teoria administrativa criada por Frederick Taulor (1856-1915) que nasceu junto com a Engenharia Produção e com Administração Científica, ele desenvolveu princípios e ferramentas partindo dos princípios científicos, de verificação sistemática e experimentos que poderiam ser aplicados também ao trabalho humano, visando maior eficiência; e não apenas aos produtos e processos produtivos em si.

Entre os métodos de estudos de Frederick estava o de tempo e a padronização do trabalho, no qual o projeto sistemático era conduzido em massa por longas jornadas de trabalho manual por mulheres e crianças. Pensando assim em tornar a produção mais eficiente e qualitativa e superar todos os desafios, assim surgiu a profissão de Engenheiro de Produção.

Já Henry Ford revolucionou o sistema de produção no século XX, com os fundamentos da produção em série. Criava carros, era persistente e inovador, fundou a Ford Motor, a qual fabricou um modelo de carro a preços populares dentro de um plano de vendas e de assistência técnica de grande alcance, revolucionando a estratégia comercial da época. Neste contexto, a história da Engenharia de Produção foi originada e muito influenciada por essas duas personalidades, visto o projeto, implantação e aperfeiçoamento dos sistemas de produção.

Apesar deste início mais restrito em termos de campo de atuação, especialmente na manufatura e as indústrias de produção em massa, este profissional (engenheiro de produção) se transformou ao longo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com