TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Fisica

Por:   •  30/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal de Uberlândia

                   Instituto de Ciências Agrárias

Curso de Engenharia Ambiental

Disciplina GET016 – Física Experimental II

RELATÓRIO AULA EXPERIMENTAL 1 – Multímetro

        

Ana Paula Mendes Bueno - 11411EAB049

Bruno Koyti Sasai Portela - 11311EAB032

Felipe Ferreira Silva - 11511EAB047

Rafael José de Freitas – 11511EAB028

Uberlândia, MG
2015

ÍNDICE

RESUMO        

INTRODUÇÃO        

OBJETIVOS        

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        

RESULTADOS E DISCUSSÕES        

CONCLUSÕES        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


RESUMO

        Este relatório apresenta etapas para medição de resistência elétrica, tensão elétrica e medida de corrente contínua.


INTRODUÇÃO

        O Multímetro é um instrumento de medição, o qual permite-se medir diversas grandezas físicas. Possui essa nomenclatura exatamente por integrar em um único aparelho o Ohmímetro, Voltímetro e o Amperìmetro, que verificam, respectivamente, resistência elétrica, tensão elétrica e intensidade de corrente.

        Existem diversos tipos de multímetros que podem ou não avaliar outras grandezas. Para verificar a grandeza elétrica deve-se selecionar a chave rotativa: “V” para tensão elétrica, “Ω” para resistência, e “mA” para corrente elétrica, além poder selecionar tensões em corrente alternada “AC” e corrente contínua “DC”.

        O Ohmímetro mede a resistência elétrica conectando as pontas de prova nas entradas “GND” e “V- Ω-mA” e as outras pontas devem ser conectadas ao dispositivo que se deseja medir, e assim, selecionar a chave para “Ω” escolhendo o menor fundo de escala.

        O Voltímetro verifica a diferença de potencial (ddp), ou seja a diferença de energia potencial elétrica em dois pontos. Para isso deve-se atentar ao tipo de tensão, contínua e alternada, e posição correta dos cabos.

        Já o Amperìmetro averigua a corrente elétrica. O equipamento possui baixa resistência interna para não influenciar na medição. Deve-se atentar ao extremo cuidado com a utilização do aparelho que pode causar um curto, danificar o aparelho e causar ferimentos no indivíduo. Para evitar qualquer tipo de dificuldade, deve-se iniciar selecionando a chave na maior corrente.

A Lei de Ohm

A resistência elétrica de um condutor elétrico é a propriedade de resistência desse condutor à passagem da corrente elétrica. Aplicada uma diferença de potencial V entre seus terminais, a resistência elétrica R do condutor será dada pela razão entre V e a corrente elétrica resultante I, conforme apresentado na Equação 1.

R = V/i

É fácil notar que a resistência é medida, no SI, em volts/ampère, unidade que foi batizada de ohms (Ω).

Podemos classificar os condutores elétricos quanto à forma com que sua resistência se comporta em função da tensão aplicada. Os condutores ôhmicos são aqueles que possuem resistência elétrica constante, independentemente da tensão aplicada. A Lei de Ohm, um dos objetos de estudo do presente relatório, diz que a corrente elétrica que atravessa um condutor é diretamente proporcional à tensão aplicada no mesmo e a constante de proporcionalidade é, justamente, a resistência elétrica. Caso a resistência do condutor varie em função da diferença de potencial aplicada sobre os seus terminais, dizemos que o mesmo tem um comportamento não ôhmico.

OBJETIVOS

O objetivo desse experimento é realizar medidas de diferentes grandezas utilizando o multímetro, verificar ou não a validade da Lei de Ohm para quatro condutores (três resistores e uma lâmpada) e determinar a resistividade da lâmpada.


PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

A prática foi dividida em três etapas:  medir resistência elétrica, medir tensão (DC), medir corrente contínua.

Primeira etapa:

 Foi utilizado um multímetro para medir a resistência elétrica de três resistores de valores reconhecidos e uma lâmpada (não conhecido).

Segunda etapa:

Para medir tensão DC, foi utilizada uma fonte de tensão a qual fornece tensão continua, essa possuía dois botões para ajustes (ajuste fino e ajuste grosso). Com a fonte desligada foi possível conectar os fios positivo e negativo no multímetro, ligou-se o equipamento em seguida e foi feita a leitura de várias tensões indicadas no multímetro e comparadas com a fonte.

Terceira etapa:

Para medir a corrente continua, desligou-se o equipamento e adicionou além da etapa anterior uma resistência, no caso a lâmpada ao circuito. Ligou-se a fonte ajustando cuidadosamente o botão até atingir 12V, valor indicado no mostrador da fonte, pode-se observar uma mudança na luminosidade da lâmpada. Começou-se a notar brilho a partir da tensão 1,8V(fonte) e marcando no multímetro 30,5 MA. Através desses valores pode se calcular a resistência como mostra a baixo através da Equação 1:

R = V/i

R= [pic 1]

          R= 59,01 Ω

Onde:

V é tensão

I é corrente elétrica

R é resistência.

[pic 2]


RESULTADOS E DISCUSSÕES

        

        Resultados da 1° etapa:

Tabela 1: Resultados obtidos da avaliação dos resistores.

Número

Resistor

Valor encontrado

Valor utilizado no multímetro

1

4,7 KΩ

4,68 KΩ

20K

2

1 KΩ

1001 Ω

2000 ou 2K

3

10 KΩ

9,95 KΩ

20K

4

Lâmpada

16,4 Ω

200 ou 0,2K

Há uma relativa diferença entre os valores, porém não muito expressiva. Verifica-se também o valor de 16,4 Ω para a lâmpada do experimento.

Resultados da 2° etapa:

Tabela 2: Valores obtidos na avaliação dos equipamentos 

Valores da fonte

Valores do multímetro

0,0

0,04

1,0

1,04

2,0

2,04

3,0

3,04

4,0

4,03

5,0

5,02

6,0

6,04

7,0

7,05

8,0

8,05

9,0

9,04

10,0

10,00

11,0

11,01

12,0

12,03

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (114.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com