TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Física III

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo:

Nesse experimento tivemos como objetivo aprender o que cada cor desenhada em um resistor representa e manuseá-los em um protoboard para deixa-los em série e em paralelo, também aprendemos a ler um voltímetro para sabermos qual a resistência de cada um e a calcular o erro tolerável de cada um, para verificar se estava de acordo com o que o fabricante havia informado.

Introdução:

 

  Por meio dos experimentos realizados no laboratório foi possível determinar a resistência elétrica de um resistor. Para determinar a resistência de um resistor existem duas maneiras, com um multímetro ou por meio da leitura do corpo (faixas de cores superficiais) do resistor. 

    Os resistores podem ser fixos, a resistência não é alterada, ou variável, têm resistência modificada dentro de uma faixa de valores, por meio de um curso móvel. Basicamente, resistores ´´têm por finalidade oferecer uma oposição á passagem de corrente elétrica por meio de seu material, essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade o ohm [Ω]´´[1].Sendo assim, resistência elétrica é a oposição a passagem de elétrons, quando submetida a uma tensão elétrica dissipa calor, essa energia térmica é utilizada em estufas, chuveiros, fornos dentre outras aplicações[2]. 

     Além disso, no laboratório verificaram-se as associações dos resistores em série e paralelo. A resistência equivalente em série sempre será maior em relação às outras associações, a corrente elétrica que passa na associação e sempre a mesma. Já a tensão é igual à soma das tensões em cada resistor. Em contrapartida, a associação em paralelo a tensão em todos os resistores é igual. Ademais, a resistência equivalente será menor que o resistor de menor resistência da associação e a corrente total é a soma das correntes parciais [3]. 

 

 

 

[1] Disponível em: http://www.cear.ufpb.br/arquivos/pet/1%C2%BA_Experimento_-_Curso_de_Eletricidade_B%C3%A1sica_2.pdf.Acesso em 28 de março de 2016 .

[2] Disponível em: http://www.mundodaeletrica.com.br/o-que-e-resistencia-eletrica/.Acesso em 28 de março de 2016 .

[3] Disponível em: Info Escola :Navegando e Aprendendo. http://www.infoescola.com/fisica/associacao-de-resistores/. Acesso em 28 de março de 2016.

Metodologia:

Materiais utilizados:

  03 Resistores;

  01 Voltímetro;

  01 Protoboard.

Experimento 1:

  No primeiro experimento foram usados três resistores com valores de resistências diferentes, as quais foram dadas através das faixas coloridas oferecidas pelo fabricante.

  Em seguida, seus valores foram conferidos utilizando um Voltímetro, com a escala correta, que foi ligado nas extremidades dos resistores, medindo suas respectivas resistências.

Experimento 2 :

  No segundo experimento foi determinado o valor de duas resistências equivalentes de um circuito ligado em série e em paralelo, respectivamente.

EM SÉRIE:

  Os resistores foram ligados em série com o auxílio de um protoboard e em seguida, utilizando um voltímetro com a escala correta, medido o valor da resistência equivalente. Esse valor foi calculado a partir da seguinte fórmula:

Req = R1+R2 +R3

EM PARALELO:

  Os resistores foram montados em paralelo, também com o auxílio de um protoboard, e utilizando o voltímetro foi possível medir o valor da resistência equivalente desse circuito. O valor foi calculado a partir da seguinte fórmula:

1/Req = (1/R1)+(1/R2)+(1/R3)

Resultados:

  Após realizar o primeiro experimento, foram obtidos os seguintes resultados:

RESISTORES

FABRICATE

VOLTÍMERTO

R1

            680 Ω

                           665 Ω

R2

          1000 Ω

                         1001 Ω

R3

            220 Ω

                           219 Ω

Experimento 2:

  Após os cálculos serem feitos, os resultados obtidos foram:

 Circuito em Série

RESISTORES

FABRICANTE

VOLTÍMETRO

R1

        680 Ω

             665 Ω

R2

                  1000 Ω

           1001 Ω

R3

                    220 Ω

             219 Ω

Req

                   1900Ω

           1885 Ω

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (174.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com