TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório - Laboratório De física 2

Pesquisas Acadêmicas: Relatório - Laboratório De física 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  362 Visualizações

1. Introdução A Segunda Lei de Ohm é conhecida por descrever grandezas que influenciam na resistência elétrica de um condutor, caracterizado por sua homogeneidade e secção transversal constante. Esse condutor, por sua vez, é proporcional ao comprimento e natureza do material do qual é feito, e inversamente proporcional à área de secção transversal, na qual a resistividade tornou-se uma característica peculiar do material usado na construção do condutor. Tais conclusões, tiradas a partir dos experimentos realizados por Ohm, proporcionaram a seguinte expressão:

Em que:  R é a resistência do condutor (Ω);  ρ é a resistividade elétrica do material (Ω.m);  é o comprimento do fio condutor (m);  A é a área da secção transversal do fio (m²).

Em síntese, Ohm concluiu que a resistência elétrica do condutor depende do comprimento, material, área da secção transversal e temperatura do condutor, sendo essa última, a variável responsável pela classificação dos materiais em condutores, semicondutores e isolantes. Hoje em dia, pode-se então associar um fio condutor dissipando energia elétrica à resistência que esse mesmo fio apresenta, e ao seu consequente consumo de energia elétrica. A seguir, é apresentada uma tabela com os principais tipos de metais e suas respectivas resistividades.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com