TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Massa Molar do Sódio

Por:   •  22/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.864 Palavras (12 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

207 – QUÍMICA EXPERIMENTAL (003)

NOTA: 1,3

DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLAR DO SÓDIO METÁLICO

ACADÊMICO(S):  FERNANDA WINCK RIZZOTTO (RA: 81851)

        GABRIEL LEOPOLDO E SILVA RAMOS (RA: 85484)

        GUSTAVO POLVANI SCABORA (RA: 84126)

        HENRYCK C. M. H. YOSHI (RA: 83147)

        LUCAS DALL’AGNOL DA SILVA (RA: 82018)

                     

CURSO: ENGENHARIA QUÌMICA (2º ANO)

TURMA: A                                  PROFESSOR: RODRIGO M. PONTES

MARINGÁ – PARANÁ

2013

  1. INTRODUÇÃO[1]

  1. Teoria de Erros[2][a]

        Medir é comparar e a comparação pode envolver erros dos instrumentos, do operador e também do processo da medida. Em qualquer situação, adota-se um valor que represente melhor a grandeza medida e a margem de erro dentro da qual o valor real está compreendido.[b]

        Dentre os tipos de erros existem os sistemáticos (determinados) e os aleatórios (indeterminados). O primeiro tipo surge de falhas do projeto de experimento ou do equipamento. Já os aleatórios resultam de variáveis incontroláveis nas medidas e estes estão sempre presentes, não podendo ser localizados ou corrigidos, mas podem ser submetidos a um tratamento estatístico.[c]

        Erro Relativo (%):

  (Eq. 1.1)[pic 2]

        Erro Absoluto:

  (Eq. 1.2)[pic 3]

  1. Reações Químicas

        As reações químicas são representadas de forma concisa pelas equações químicas. Muitas reações químicas fazem parte do cotidiano. Por exemplo, quando se ferve a água para preparar um café, o gás de cozinha (propano) reage com o oxigênio do ar, produzindo dióxido de carbono e água.

C3H8 + 5O2 → 3CO2 + 4H2O

  Do lado esquerdo estão os reagentes, do lado direito estão os produtos da reação. Os números diante das formulas são os coeficientes. Devemos ter o mesmo numero de átomos de cada elemento dos dois lados da reação, somente assim podemos afirmar que ela está balanceada.

        Alguns tipos de reações:

  • Simples troca:

AB +C -> AC +B

  • Síntese:

A + B -> AB

  • Decomposição:

AB-> A +B

  • Dupla troca:

AB + CD -> AC + BD

As reações químicas usualmente costumam acontecer acompanhadas de alguns efeitos, tais como:

  • Saída de gases;
  • Formação de precipitado;
  • Mudanças de cor;
  • Alteração de calor.[d]

  1. Estequiometria

        A estequiometria permite, auxiliada pelas equações químicas balanceadas, relacionar as quantidades de reagentes e produtos nas reações. Utilizando, como exemplo, a combustão do propano, mencionada anteriormente:

C3H8 + 5O2 → 3CO2 + 4H2O

        Esta equação já está devidamente balanceada, e a relação entre reagentes e produtos é: um mol de propano para cada cinco mols de oxigênio produzem três mols de dióxido de carbono e quatro mols de água.         Nos laboratórios são realizados vários experimentos, e através da estequiometria é possível descobrir o que se procura pelos cálculos estequiométricos.[e]

  1. Lei de Conservação das Massas

        Lavoisier, considerado por muitos o “pai” da química moderna, concluiu por uma série de experimentos que para uma reação química ocorrendo em um sistema fechado, a massa permanece constante.  Assim elaborou sua conhecida frase:

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”[f]

  1. Mol

        Na Química, mol é a unidade para lidar com os números de átomos, moléculas, íons, elétrons, etc. Um mol é a quantidade de matéria que contém tantos objetos (átomos, moléculas, etc) quanto números de átomos em exatamente 12g de ¹²C isotopicamente puro. Via experimentos, cientistas conseguiram determinar que este número, conhecido como constante de Avogadro, é 6,02 x 10²³.[g]

  1. Massa Molar

        A massa molar (expressa em g/mol) de um elemento químico é numericamente igual à massa atômica (expressa em u) deste mesmo elemento. Desta forma, conhecendo-se a massa atômica dos elementos que constituem uma substância, sabe-se também a sua massa molar.

        A quantidade de matéria ou número de mols(n) é a razão entre a massa (m) e a massa molar(M).

         (Eq. 1.3)[h][pic 4]

  1. Massa Específica

        A massa específica (ρ) de uma substância é a razão entre a massa de uma porção compacta e homogênea dessa substância e o volume ocupado por ela. A diferença entra massa específica e densidade é que massa específica é definida para a substância, já a densidade é definida para o corpo. No SI a unidade de massa específica é kg/m³.

        (Eq. 1.4)[pic 5]

  1. Pressão

        Considere um cilindro cheio de um fluido. Se houvesse um sensor de força na base do cilindro a pressão exercida pelo fluido no sensor obedeceria a equação:

        (Eq. 1.5)[pic 6]

        Sendo F o módulo da força normal aplicada pelo fluido na base do cilindro, e A a área da base do cilindro.

        A pressão é uma grandeza escalar, ou seja, suas propriedades não dependem de orientação. A unidade de pressão no SI é Pascal (Pa), mas atmosferas(atm.) e milímetros de mercúrio(mm Hg) também são usadas frequentemente. Essas unidades se relacionam da seguinte forma: 1atm. = 760 mmHg = 1,01325x105 Pa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (206.1 Kb)   docx (583.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com