TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Metalografia

Dissertações: Relatório Metalografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  1.133 Visualizações

Página 1 de 3

METALOGRAFIA

OBJETIVOS :

Preparação de amostras para análise metalográfica. Determinação da microestrutura por microscopia óptica em aços.

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS :

Cortadora com disco abrasivo, equipamento para embutimento de amostras, equipamentos para lixamento e polimento. Reagentes químicos. Microscópio metalográfico. Amostras: aço 1020.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL :

PARTE 1 – PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS

Corte

Utiliza-se contadora com disco abrasivo e refrigeração para evitar excesso de deformação na superfície a ser analisada. Para cada tipo de material e de acordo com a sua faixa de dureza existem discos mais adequados. Por exemplo, ligas não ferrosas moles (alumínio, latão, bronze) ou materiais ferrosos (aços de alto e baixo teor de carbono, aços temperados), utiliza-se disco de SiC. No caso de materiais de alta dureza, como é o caso de materiais cerâmicos (alumina, nitreto de titânio, sílica vítrea, quartzo, etc.) utiliza-se discos diamantados. A escolha da secção de corte (longitudinal ou transversal), dependendo da amostra, também é levada em consideração, de acordo com o que se pretende observar.

Embutimento

Utiliza-se normalmente resinas plásticas como baquelite, resina epóxi, acrílica, poliéster, etc. A escolha do tipo de embutimento também é importante, pois algumas ligas de baixo ponto de fusão não devem sofrer aquecimento por apresentarem mudanças na microestrutura em temperatura da mesma ordem usada para a "cura" da resina. Neste caso, devem ser usadas resinas de "cura" a frio, como poliéster ou epóxi. Com exceção destes casos, as amostras são embutidas em baquelite, um termoplástico que necessita de pressão e temperatura para ser moldado.

Lixamento

As amostras são lixadas gradativamente na seqüência de lixas com granulometria mais fina: #220, #320, #400, #600 e #1000. Em cada lixa, a amostra deve ser passada no mesmo sentido, sendo que na lixa seguinte, deve-se alternar em 90º o sentido de lixamento, como mostra a figura 1. O tempo de lixamento em cada lixa é o tempo suficiente para que desapareçam os riscos deixados pela lixa anterior. Finalmente, segue-se uma lavagem cuidadosa, geralmente uma limpeza com ultra-som e secagem.

Figura 1: Rotação da amostra a cada mudança de lixa.

Polimento

Realizado em politrizes mecânicas com panos, abrasivos especiais e lubrificante:

Polimento grosso: Pano de nylon, pasta de diamante de 6 μm e lubrificante especial para polimento ou álcool. A superfície da amostra é passada em todos os sentidos até que todos os riscos de lixa sejam eliminados e a superfície comece a se tornar espelhada. Lavagem cuidadosa (usualmente em ultra-som) e secagem.

Polimento final: Pano macio (tipo camurça) e pasta de diamante 1 μm. A amostra é passada em todos os sentidos, diminuindo a pressão no estágio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com