TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Queda Livre

Por:   •  23/1/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS[pic 1][pic 2]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

JOSE GASPAR DE SOUZA JUNIOR

JOÃO VITOR ALVES

LUCAS TINÓS

MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE

DOURADOS - MS

MAIO/2018


JOSE GASPAR DE SOUZA JUNIOR

JOAO VITOR ALVES

LUCAS TINÓS

MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE

Relatório referente aos experimentos da disciplina de Laboratório de Física 1 do curso Engenharia Mecânica – Bacharelado

Professora: Dra. Francylaine Silva de Almeida

DOURADOS - MS

JUNHO/2018

RESUMO

Este relatório tem como objetivo verificar e comprovar as características físicas do movimento de queda livre, que é essencialmente um movimento acelerado, coletando dados a fim de descobrir o valor mais provável de aceleração e velocidade final de três esferas metálicas, em queda livre, considerando a aproximação da velocidade inicial igual a zero. O experimento foi realizado no Laboratório de Física. Com os resultados obtidos, foi calculado o valor médio do tempo, de uma altura pré-estabelecida e, consequentemente, calculou a sua aceleração gravitacional. Para tanto, tornou-se necessário tornar os dados coletados confiáveis, isto é, mais próximos do real possível. Com isso, foi aplicada a teoria do erro que visa minimizar erros processuais.

Palavras chave: queda livre, aceleração gravitacional, esferas metálicas.


Sumário

1. INTRODUÇÃO        5

1.1. OBJETIVO        5

2. MATERIAIS E MÉTODOS        5

2.1MATERIAIS        5

2.2MÉTODOS        6

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES        8

4.CONCLUSÃO        11

5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

ANEXOS        13


  1. INTRODUção

        Queda livre é o movimento vertical quando um corpo, com uma determinada massa, é abandonado no vácuo ou em uma região onde a resistência do ar é desprezada. Inicialmente foi estudado por Aristóteles que afirmava que se duas pedras caíssem de uma mesma altura, a mais pesada atingiria o solo primeiro. Sua teoria foi aceita durante vários séculos. No século XVII, um físico chamado Galileu Galilei, realizou o experimento na Torre de Pisa. Galileu abandonou ao mesmo tempo duas esferas de pesos diferentes e verificou que elas chegavam ao solo no mesmo instante e acabou por descobrir que Aristóteles estava errado. Galileu percebeu que existia uma força que retardava o movimento do corpo. Com isso ele chegou à conclusão que o ar poderia influenciar no movimento de queda. Sendo assim ele lançou sua teoria, onde dois corpos, abandonados de uma certa altura, sem a resistência do ar, chegariam ao solo no mesmo instante.  

        O movimento de queda livre é uma particularidade do movimento uniformemente variado. Durante a queda, o módulo da velocidade do corpo aumenta, o movimento é acelerado, e, portanto, o sinal da aceleração é positivo. [1]

  1. OBJETIVO

        Este experimento tem como objetivo estudar o movimento de três esferas metálicas em queda livre e descobrir o valor mais próximo de aceleração da gravidade a partir da dependência entre altura e tempo de queda dos corpos e da velocidade final das três esferas metálicas, que possuem massas diferentes.  

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

  1.  Materiais

        Os materiais utilizados nesse experimento foram:

- Três esferas metálicas com diâmetro e massa diferentes

- Um eletroímã

- Uma plataforma receptora

- Cronômetro automático

- Uma trena milimétrica

- Um paquímetro

- Uma balança

- Uma haste

- Dois sensores fotoelétricos com suporte fixador

Figura 1:Instrumento para experimento de queda livre

[pic 3]

Fonte: Autoria própria

Figura 2: Balança

[pic 4] 

Fonte: Autoria própria

Figura3: Paquímetro

Fonte: Autoria própria

  1.  Métodos

        Inicialmente, foram determinados os valores médios da massa, com uma balança, e o diâmetro, com um paquímetro, das três esferas metálicas. Com isso, foi presa ao eletroímã e posicionada no topo da haste metálica, e em seguida o primeiro sensor foi colocado o mais próximo possível da esfera de modo que a velocidade inicial fosse nula ou próxima de zero. Feito isso, o eletroímã, que estava segurando a esfera no topo da haste, foi desligado, liberando o objeto, e acionando o cronômetro automático. Ao passar pelo segundo sensor, o cronômetro mostrava o tempo e que a esfera levou para percorrer essa altura. Este procedimento foi realizado cinco vezes com posições diferentes, com x0=2cm e =10cm para cada lançamento das três esferas.[pic 5]

        Com os valores de tempo obtidos, foi calculado o tempo médio de queda das três esferas para as cinco posições. Em seguida, foi necessário calcular o valor da gravidade que atuava em cada esfera, devido à resistência do ar presente, que influenciava o movimento do corpo. Com o valor da gravidade, foi calculada a velocidade final de cada esfera e foi aplicada a teoria do erro que visa minimizar erros processuais.

        As equações matemáticas que determinam o valor da gravidade e a velocidade final para cada esfera, respectivamente, são as seguintes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (422.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com