TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Quimica Vidrarias

Por:   •  24/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO[pic 1]

1.        INTRODUÇÃO        2

1.1        Objetivo        2

2. MATERIAIS E MÉTODOS        3

2.1 Vidrarias        3

2.1.1        3

2.1.2 Béquer        4

2.1.3 Frasco de Erlenmeyer        4

2.1.4 Funil de Vidro        5

2.1.5 Balão Volumétrico        6

2.1.6 Proveta Graduada        7

2.1.7 Pipeta Graduada        8

2.1.8 Pipeta Volumétrica        9

2.1.9 Vidro Relógio        10

2.1.10 Bastão de Vidro        10

3. CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13

  1. INTRODUÇÃO

Um grande recurso que facilita a construção dos conceitos de Química, além da compreensão e correlação entre os diversos conteúdos das ciências, é a experimentação, em que é possível vivenciar e observar na prática esses conhecimentos. Mas antes de realizar experimentos no laboratório de Química, é preciso primeiro saber qual é a finalidade de cada uma das vidrarias de laboratório e como utilizá-las.

Primeiramente, esses equipamentos são chamados assim porque eles são feitos de um vidro cristal ou temperado que contém graduações em sua superfície externa. Esse tipo de vidro não reage com a maioria das substâncias usadas em laboratório e pode ser submetido ao aquecimento direto ou indireto sem quebrar. A fim de adquirir essa resistência mecânica ao calor, ao choque térmico e aos produtos químicos, costuma-se agregar um tipo de vidro especial que é o vidro borossilicato, em que é adicionado boro aos constituintes do vidro comum. O vidro borossilicato possui coeficiente de dilatação menor que o do vidro comum e menor densidade, sendo, portanto, mais leve. Além disso, seu ponto de fusão é maior. Visto que esse vidro é mais trabalhado, ele é também mais caro e, por isso, essas vidrarias devem ser manuseadas com muito cuidado.

Existem algumas dessas vidrarias que são escurecidas a fim de armazenar compostos que reagem com a luz. Na realidade, existem milhares de vidrarias usadas na Química, mas, a seguir, iremos explicar mais detalhes sobre as mais usadas em um laboratório não só de Química, mas de Ciências no geral. (FOGAÇA, 2018)

  1. Objetivo

Conhecer as vidrarias que compõe a lista de materiais do laboratório de Química do Centro Universitário de Itajubá – FEPI.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

Foi-se apresentados diversos tipos de vidrarias para análise tátil-visual dos alunos do curso de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Agronômica, que cursam o primeiro período dos respectivos cursos citados acima, explicando e exemplificando cada tipo de uso e a maneira correta de manuseio dos materiais.

2.1 Vidrarias

Utilizado para efetuar reações em pequena escala, como testes de reações. Pode ser aquecido diretamente na chama do bico de Bunsen, por ser feito, normalmente, de vidro temperado.

2.1.1 Tubo de Ensaio

 Utilizado para efetuar reações em pequena escala, como testes de reações. Pode ser aquecido diretamente na chama do bico de Bunsen, por ser feito, normalmente, de vidro temperado.

[pic 2]

Figura 1:Tubo de ensaio. Foto: K-Kwan Kwanchai / Shutterstock.com

2.1.2 Béquer

Utilizado para dissolver, misturar, aquecer, verter líquido, realizar reações, etc. Pode ser aquecido e não é recomendado para medir volumes precisos.

[pic 3]

Figura 2:Béquer. Foto: chromatos / Shutterstock.com

2.1.3 Frasco de Erlenmeyer

 Sua utilização é vasta podendo ser usado para misturas e soluções, por possuir geometria que facilita a agitação do conteúdo, mas a sua utilização mais comum é para a titulação, processo que determina a quantidade de uma determinada substância em uma solução. Possui limitações, já que não podem ser utilizados para determinar medidas precisas. Pode ser aquecido.

[pic 4]

Figura 3: Erlenmeyer. Foto: totojang1977 / Shutterstock.com

2.1.4 Funil de Vidro

Sua função geralmente é a transferência de substância de um recipiente para outro ou a separação de elementos que acontece por meio de um papel filtro que é apoiado no funil de vidro

[pic 5]

Figura 4: Funil de vidro. Ilustração: Matthew Cole / Shutterstock.com

2.1.5 Balão Volumétrico

O Balão Volumétrico é um recipiente utilizado para preparação de soluções em volumes muito preciso e exatos. Não pode ser aquecido pelo fato do vidro sofrer dilatação e alterar o volume calibrado.

[pic 6]

Figura 5: Balão Volumétrico. Ilustração: Matthew Cole / Shutterstock.com

2.1.6 Proveta Graduada

A proveta é um instrumento cilíndrico de medida, que possui uma escala graduada e serve essencialmente para medir líquidos. Possui uma escala de volumes pouco rigorosa, pelo que deve ser utilizada para medidas com pouco rigor. Não deve ser aquecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (230.5 Kb)   docx (923 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com