TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECENDO UM LABORATÓRIO DE QUÍMICA E APRENDENDO NORMAS DE SEGURANÇA, UTILIZAÇÃO DE VIDRARIAS E BOAS PRÁTICAS

Por:   •  18/12/2015  •  Artigo  •  2.454 Palavras (10 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 10

        

CONHECENDO UM LABORATÓRIO DE QUÍMICA E APRENDENDO NORMAS DE SEGURANÇA, UTILIZAÇÃO DE VIDRARIAS E BOAS PRÁTICAS

Janiel Ramos de Amaral1, Gabriela Pereira Montalvão2, Alenice Ferreira Cruz3, Maria do Amparo Oliveira Brito4, Felizarda Viana Bebé5

1Discente de graduação em Licenciatura em Química – IF Baiano. Bolsista do PIBID. e-mail: janielcba@hotmail.com; 2Discente de graduação em Licenciatura em Química – IF Baiano. Bolsista do PIBID. e-mail: gaby.pm.cba@hotmail.com; 3Professora de Química- IF Baiano. e-mail: alenice.cruz@guanambi.ifbaiano.edu.br; 4Professora do Colégio Estadual Antônio Batista –CEAB. e-mail: amparocba@yahoo.com.br; ; 5Professora do IFBaiano e Coordenadora de Área do PIBID. e-mail: felizarda.bebe@guanambi.ifbaiano.edu.br

RESUMO: Ao se iniciar o trabalho em um laboratório, é fundamental conhecer os procedimentos de segurança que irão permitir uma atuação com um mínimo de risco, pois a ocorrência de acidentes em laboratório de química, infelizmente, não é tão raro como se possa supor. Sendo assim, foi realizada uma oficina com o intuito de instruir os discentes para a utilização e manuseio adequado de vidrarias, equipamentos do laboratório de química e normas de segurança, que as quais se seguidos à risca, são capazes até de prever possíveis acidentes. Portanto, foi importante conhecer e se familiarizar com todos os “apetrechos” de segurança em laboratório com a finalidade de preservação de suas vidas. A oficina visou ainda, à compreensão dos discentes quanto ao elo existente entre a teoria e a prática, evidenciando a importância das aulas experimentais, as quais contribuem para uma melhor compreensão dos fenômenos químicos facilitando o ensino-aprendizagem.      

Palavras–chave: capacitação, laboratório de química, ensino-aprendizagem.

KNOWING A LABORATORY OF CHEMICAL AND LEARNING SAFETY RULES, GLASS USE AND GOOD PRACTICE

ABSTRACT: When starting work in a laboratory, it is essential to know the safety procedures that will allow operations with minimal risk because accidents in chemistry lab, unfortunately, is not as rare as you might assume. Thus, a workshop was held in order to educate students for the use and proper handling of glassware, chemical lab equipment and safety standards, which will be followed exactly, are able to predict possible accidents. So it was important to know and become familiar with all the "paraphernalia" of safety in the laboratory in order to preserve their lives. The workshop aimed to further the understanding of students about the link between theory and practice, highlighting the importance of the experimental classes, which contribute to a better understanding of chemical phenomena facilitating teaching and learning.

KEYWORDS: capacity, chemistry lab, teaching and learning

INTRODUÇÃO

O laboratório químico é um local em que podem existir objetos e materiais potencialmente perigosos. A possibilidade de acontecer um acidente existe, e não deve ser desconsiderada. Mais de 90% dos acidentes de laboratório acontecem devido, as deficiências de informação sobre as fontes de perigo, bem como a negligência das normas de segurança. A única maneira de evitar os perigos associados ao trabalho químico é seguir a risca todas as normas de segurança.  Portanto, é necessário que os estudantes conheçam o regulamento de segurança, e cumpram com rigor todas as medidas preventivas a acidentes em um laboratório químico. Assim, é possível evitar acidentes com reagentes perigosos e contaminantes, durante a realização das atividades práticas ou pesquisa orientada. A atitude correta ao manusear os reagentes e equipamentos químicos é fundamental para garantir a segurança de todos os usuários do laboratório e seja um local seguro.

De acordo com os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio (BRASIL, 2000, p.15) o currículo enquanto instrumentação da cidadania democrática deve contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realização de atividades nos três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva. Incorporar nas aulas de Química, o aprender fazendo por meio da prática, é ensinar na perspectiva das diretrizes gerais e orientadoras da proposta curricular das quatro premissas apontadas pela UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea: Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a viver; Aprender a ser. É também, corroborar com as orientações da prática pedagógica dos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio, e possibilitar aos alunos desenvolverem habilidades e conhecimentos relacionados com das normas, reagentes e equipamentos encontrados em um laboratório de química.

A finalidade de este trabalho consistiu na divulgação das normas de Laboratório de Química e apresentação das principais vidrarias do laboratório, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Antônio Batista da cidade de Candiba-BA, localizada à aproximadamente 705 km da capital Salvador, para eliminar ou reduzir os riscos de acidentes no laboratórios da escola.

MATERIAL E MÉTODOS

A Química é uma Ciência de caráter fenomenológico experimental. Na realização das aulas práticas, espera-se que os discentes conheçam as principais vidraria, e também as normas de segurança do Laboratório de Química. Reconhecer que é um espaço de estudo e as brincadeiras devem ser evitadas para não atrapalhar a concentração durante a prática, nunca trabalhar sozinho no laboratório ou realizar experiência sem orientação do professor, seguir todas as orientações do professor e perguntar em caso de dúvida.  

Em geral, é no 1º Ano do Ensino Médio que os estudantes começam a frequentar o Laboratório de Química, conhecer as normas de Segurança no Laboratório e desenvolver as habilidades e competências em manipular vidrarias e reagentes nas aulas práticas, de forma preventiva, para evitar acidentes.

Para divulgar as normas de segurança e apresentar as vidrarias aos estudantes, planejou-se duas aulas práticas no laboratório da própria escola, sob orientação dos bolsistas pibidianos do curso de Licenciatura em Química do IF Baiano, Campus de Guanambi. Inicialmente realizou uma exposição com projeção de slides com as Normas de Segurança no Laboratório de Química e cada estudante recebeu um manual de ”Segurança e Boas Práticas para Laboratório de Química” produzido pelos pibidianos. Este manual continha informações explicativas dividida em duas seções: uma seção contendo as principais vidrarias e sua utilidade, e a outra seção com as normas de segurança de Laboratório de Química. Foi apresentando os equipamentos de proteção individual (EPI) e os mais utilizados nas aulas práticas no Ensino Médio, como: o jaleco que protege a pele de possíveis respingos de regentes corrosivos, que deve ser de preferência confeccionado em 100% de algodão com as manga longa, sapatos fechados, óculos de proteção, máscaras e luvas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (299.7 Kb)   docx (248 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com