TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Analítica Quantitativa  Verificação de calibração de vidrarias para análise volumétrica

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade de Medicina de Campos

Curso de Graduação em Farmácia 

 

Relatório - Prática 2

Química Analítica Quantitativa 

Verificação de calibração de vidrarias para análise volumétrica

 

 

Grupo: Lara Ribeiro França, Maycon Braga e Monique Barbosa 

Professora: Silvia Menezes 

Campos dos Goytacazes, 20 de abril de 2015

1- Introdução

 

A calibração, também chamada de aferição, é o conjunto de operações que estabelece a relação entre os valores indicados por um instrumento de medida e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. Os instrumentos podem apresentar imprecisões em suas medidas. Com a calibração é possível medir precisamente através da densidade e volume de um líquido previamente conhecido, em uma determinada temperatura, da relação: Densidade = massa / volume. Alguns exemplos de vidrarias que podem ser calibradas são balões volumétricos, buretas e etc.  Pode ser utilizada para medir pequenos volumes. Balão volumétrico é um recipiente de precisão, que possui volume definido a uma dada temperatura. É utilizado para o preparo de soluções de concentração definida e com precisão em laboratório. A bureta é um recipiente cilíndrico de vidro cuja vazão é controlada por uma torneira que pode ser de vidro ou de teflon. Manuseada na vertical com o auxílio de um suporte, utilizada em titulações volumétricas. 

 
 

2- Objetivo 

Determinar o volume real de diversas vidrarias . 

 
3- Materiais e reagentes

3.1- Materiais

- Balança Analítica 0,1 mg 

- Balão Volumétrico de 100,00 ml 

- Béquer de 250 ml 

- Frasco Erlenmeyer 

- Funil de Transferência de Líquidos 

- Papel Absorvente 

- Termômetro 

- Suporte Metálico 

- Garra para Bureta 

- Conta- gotas 

3.2- Reagente 

- Água destilada previamente climatizada 

4- Procedimento 

Balão Volumétrico 

Primeiramente pesou-se um balão volumétrico de 100,00 ml previamente limpo e seco, em seguida foi anotado o seu peso vazio. Encheu-se o mesmo com água em equilíbrio térmico ao ambiente até a marcação. A temperatura da água foi medida com o termômetro constatando 23 °C. Logo após pesou-se o balão contendo a água, repetindo esse procedimento por  mais duas vezes e anotando os valores. 

 Bureta 

 Sabendo o valor da temperatura da água, 23 °C, pesou-se um Erlenmeyer de 250 ml seco, encheu-se uma bureta de 50,00 ml com água em  equilíbrio térmico com o ambiente até 0,00 ml. Transferindo, exatamente, 10 ml dessa água para o Erlenmeyer previamente pesado. Logo, pesou-se o Erlenmeyer contendo a água , anotando a massa do conjunto, transferindo mais 10ml dessa água para o Erlenmeyer anteriormente pesado. Pesou-se, novamente, o Erlenmeyer contendo agora duas porções de água, anotando a nova massa do conjunto. Repetiu-se este procedimento até que toda capacidade volumétrica da bureta tenha sido transferida. Esse processo foi feito por mais duas vezes, tomando todos os cuidados de usar os outros Erlenmeyers secos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (174.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com