TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório - Torno

Ensaios: Relatório - Torno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 4

1. Objetivo

Aprender o processo de torneamento através da usinagem de uma peça no torno universal.

2. Material utilizado

Torno universal

Ferramenta de desbaste

Ferramenta de rosca

Ferramenta de corte

Recartilha

Paquímetro

Tarugo de aço ABNT 1045 de Ø1’’.

3. Procedimento

3.1. Introdução teórica

O processo que se baseia no movimento da peça em torno de seu próprio eixo chama-se torneamento. O torneamento é uma operação de usinagem que permite trabalhar peças cilíndricas movidas por um movimento uniforme de rotação em torno de um eixo fixo.

O torneamento, como todos os demais trabalhos executados com máquinas-ferramenta, acontece mediante a retirada progressiva do cavaco da peça a ser trabalhada. O cavaco é cortado por uma

ferramenta de um só gume cortante, que deve ter uma dureza superior à do material a ser cortado. No torneamento, a ferramenta penetra na peça, cujo movimento rotativo uniforme ao redor do eixo permite o corte contínuo e regular do material. A força necessária para retirar o cavaco é feita sobre a peça, enquanto a ferramenta, firmemente presa ao porta-ferramenta, contrabalança a

reação desta força. A máquina que faz o torneamento é chamada de torno. É uma máquina-ferramenta muito versátil porque, como já vimos, além das operações de torneamento, pode executar operações que normalmente são feitas por outras máquinas como a furadeira, a fresadora e a retificadora, com

adaptações relativamente simples.

O torno mais simples que existe é o torno universal. Estudando seu funcionamento, é possível entender o funcionamento de todos os outros, por mais sofisticados que sejam. Esse torno possui eixo e barramento horizontais e tem a capacidade de realizar todas as operações que já citamos.

Assim, basicamente, todos os tornos, respeitando-se suas variações de dispositivos ou dimensões exigidas em cada caso, são compostos das seguintes partes:

1. Corpo da máquina: barramento, cabeçote fixo e móvel, caixas de mudança de velocidade.

2. Sistema de transmissão de movimento do eixo: motor, polia, engrenagens, redutores.

3. Sistemas de deslocamento da ferramenta e de movimentação da peça em diferentes velocidades: engrenagens, caixa de câmbio, inversores de marcha, fusos, vara etc.

4. Sistemas de fixação da ferramenta: torre, carro porta-ferramenta, carro transversal, carro principal ou longitudinal e da peça: placas, cabeçote móvel.

5. Comandos dos movimentos e das velocidades: manivelas e alavancas.

Antes de iniciar qualquer operação no torno, deve-se lembrar sempre de usar o equipamento de proteção individual (EPI): óculos de segurança, sapatos e roupas apropriados, e rede para prender os cabelos, se necessário. Além disso, o operador de máquinas não pode usar anéis, alianças, pulseiras, correntes e relógios que podem ficar presos às partes móveis da máquina, causando acidente.

3.2. Processo de fabricação

Primeiramente, a peça foi presa no torno. O operador, então iniciou a retirada do material do tarugo para a confecção da rosca até que este adquirisse o diâmetro especificado. Após este processo, foi utilizada a ferramenta de roscas para usinar a rosca especificada.

Com a rosca pronta, o operador utilizou a ferramenta de corte para usinar o diâmetro de 9mm.

Para a usinagem do cone e do recartilhado, a peça precisou ser solta da placa e virada. O operador utilizou um pedaço de lixa ao redor da rosca para não danificá-la ao prendê-la na placa. Ele, então, soltou a torre e posicionou a ferramenta de modos que esta ficasse com a face cortante a 45º da peça. Com estes processos, o cone foi usinado. Prendendo a recartilha na torre, foi usinado o recatilhado.

O operador, então fez uma última medição da peça para verificar se estava como especificado no desenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com