TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Tratamentos Térmicos

Por:   •  18/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

As escórias de aciaria e de alto-forno representam grande parte dos resíduos gerados em usinas siderúrgicas. Todavia, seu uso como insumo ou subproduto pode gerar inúmeras aplicações, gerando benefícios econômicos e reduzindo os impactos ambientais.

Várias pesquisas são desenvolvidas no sentido de buscar a aplicação desses resíduos em agregado para concreto, material vitro cerâmico, reutilização em processos siderúrgicos, lastro ferroviário, estruturas de contenção, aterros, fertilizantes, corretivo de solo, recifes artificiais, indústria de cimento, pavimentação, entre outras.

Com a análise das diferentes amostras foi possível avaliar a influência das taxas de formação, temperatura e tempo. Comparando as amostras 2 e 7 tem-se que a amostra 2 com 84% de deformação, com temperatura de 500°C não apresentou recristalização mesmo após 360 minutos. Já a amostra 7 com uma deformação de 80%, apenas 4% inferior à amostra 2 e, com uma temperatura 130°C superior à amostra 2, apresentou recristalização completa em 5 minutos. Analisando as amostras 15 e 16 que estavam à mesma temperatura de 615°C, porém, com taxas de deformação diferentes observou-se que elas apresentam tempos de recristalização diferentes, enquanto a amostra 15 tem sua recristalização completa com 40 minutos, a amostra 16 já apresentava estrutura completamente recristalizada com 20 minutos, revelando a influência da taxa de deformação no tempo crítico de recristalização. Uma última comparação é feita entra as amostras 15 e 20, em que ambas apresentam 30% de deformação, mas com temperaturas diferentes. A amostra 15, com temperatura de 615°C apresentou recristalização primária completa com 40 minutos, enquanto a amostra 20 com temperatura de 650 apresentou a estrutura completamente recristalizada com 10 minutos, podendo assim, concluir que uma diferença de apenas 45° promoveu uma redução no tempo crítico de recristalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com