TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Pesquisa sobre o Dimmer

Por:   •  23/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL- SENAI

Paulo Henrique Faria Marciano

Informática

 (Relatório Técnico)

ARARAS-SP

MARÇO/2017[pic 2]

Paulo Henrique Faria Marciano

Informática

 (Relatório Técnico)

Trabalho apresentado à disciplina de informática do curso de eletricista de manutenção, sob a direção da Prof. João Baldin

ARARAS-SP

MARÇO/2017[pic 3]

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        3

2.PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO        4

2.1 DIMMER ANTIGO        5

2.2 DIMMER MODERNO        5

2.3 TRIAC        6

3. INSTALAÇÃO DO DIMMER        6

3.1 APLICAÇÕES PRÁTICAS        7

3.2 PASSO A PASSO        7

3.3 ESPECIFICAÇÕES        8

4.0 CONCLUSÃO        9

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

1.INTRODUÇÃO

Dimmer é dispositivo de controle de luminosidade em lâmpadas que varia gradativamente a quantidade de luz emitida em um ambiente. Ele tem papel determinante na economia de energia e na boa utilização da mesma, podendo determinar a quantidade de luz usada no decorrer do dia. Quando está escurecendo, por exemplo, você pode adequar esta iluminação para o necessário naquele momento, e ao anoitecer podemos usar o Dimmer para fornecer toda a iluminação possível. O dimmer também é usado em ambientes específicos onde se deseja pouca iluminação ou a caráter decorativo.

O termo “dimmerizar” vem do inglês “to dim”, que significa escurecer. O dimmer é um interruptor eletrônico que reduz a potência de uma lâmpada por meio da diminuição da corrente que passa no seu circuito, diminuindo assim seu fluxo luminoso e é muito usado na climatização de ambientes.

No início da década de 1970, os dimmers só podiam ser usados em circuitos com cargas resistivas, pois estas não produzem uma corrente de retorno que causava dano aos dimmers, implicando no seu mau funcionamento. Hoje, com os avanços na área de eletrônica, alguns dimmers podem ser usados com cargas indutivas.

Esta pesquisa está organizada em capítulos. O trabalho foi separado em diversos tópicos como: a definição, o princípio de funcionamento, construção e instalação.

A metodologia utilizada foi a pesquisa na internet.

 

                

2.PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

2.1 DIMMER ANTIGO

Os dimmers mais antigos usam basicamente a lei de Ohm em seu funcionamento, por usarem um potenciômetro, também conhecido como resistor ajustável. Resistores são elementos constituídos por um material que não conduz, facilmente, corrente elétrica. Como o próprio nome sugere, este elemento tem uma resistência quanto ao movimento das cargas elétricas. Os potenciômetros são resistores variáveis porque eles conseguem determinar a quantidade de resistência à passagem das cargas elétricas, se muita resistência ou pouca, eles possuem em sua constituição um braço de contato fixo e um móvel. É essa ajustagem que faz variar o valor total da resistência, determinando a distância em que a carga tem que percorrer através do material que possui resistência a passagem desta carga. Se o braço de contato móvel estiver todo a direita, a carga tem de passar por outro caminho, no caso maior, ou seja, percorrer maior quantidade de material resistivo. À medida que a carga passa por esse material resistivo a energia em forma de calor é dissipada. O consumo de energia que o resistor oferece faz com que a tensão caia, e uma baixa tensão passando pela lâmpada ocasiona em uma baixa luminosidade.

Um dos propósitos do Dimmer é economizar energia, porém para este modelo descrito acima, isso não acontece. Neste funcionamento é usada a mesma quantidade de energia que a iluminaria em um ambiente para uma iluminação baixa, pois parte da energia é consumida pelo material resistivo.

2.2 DIMMER MODERNO

Os mais modernos não desviam a carga por um material resistivo para limitá-la, eles ligam e desligam (chaveamento) do circuito a fim de reduzir a quantidade total de fluxo de energia. O O princípio de funcionamento de um dimmer se baseia no uso dos TRIACs (Triode for Alternating Current). Estes dispositivos eletrônicos interrompem a passagem de corrente por ele sempre que há inversão da mesma. Assim, um dimmer reduz o tempo em que passa corrente na carga, consequentemente reduzindo sua potência. Cada vez que um TRIAC corta a corrente, ao passar por zero, o circuito do dimmer religa o TRIAC com um disparo no seu gate após uma fração de tempo determinada no controlador. Assim, quanto maior o tempo, menor a potência entregue a carga. Para que o controlador execute o disparo no tempo correto, é necessário informar quando a senoide passa pelo zero, por meio de um circuito de passagem pelo zero.

2.3 TRIAC

        O TRIAC é um componente formado basicamente por dois SCRs internos ligados em paralelo, um ao contrário do outro. Ele possui três terminais: MT1 (anodo 1), MT2 (anodo 2) e gate (G). Abaixo vemos o símbolo, o equivalente com dois SCRs e o aspecto físico do TRIAC:[pic 4]

O TRIAC é usado para chavear corrente alternada. O gate pode ser disparado com tensão positiva ou negativa. Após o disparo no gate, o TRIAC conduz até a corrente alternada mudar de sentido. Quando isto ocorre, é necessário outro pulso no gate. Geralmente o gate do TRIAC é disparado por um diodo chamado DIAC. Este diodo conduz quando a tensão passa de certo nível, geralmente 20 ou 30 V.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (169 Kb)   docx (86.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com