TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre O Rio Tocantins Do Araguaia

Artigo: Pesquisa Sobre O Rio Tocantins Do Araguaia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Página 1 de 3

A Bacia Tocantins-Araguaia é uma das regiões hidrográficas do Brasil, todos os cursos de água que deságuam nos rios Tocantins e Araguaia fazem parte dela. Essa bacia abrange uma área de 967.059 km², correspondendo a 9,5% do território nacional; cobre totalmente ou parcialmente as terras dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Pará e Distrito Federal.

A região da bacia em questão abrange basicamente dois tipos de composições vegetativas, com destaque para a floresta Amazônica e o Cerrado. Essa região hidrográfica apresenta baixa densidade demográfica (pouco povoada), e os principais rios da bacia são importantes vias de comunicação para a comunidade local.

A viabilidade para o transporte hidroviário esbarra na configuração dos rios principais, que apresentam trechos com corredeiras e cachoeiras. Por essa razão há um projeto que visa à construção de uma hidrovia, mas a sua execução depende de uma maior análise sobre os impactos que esse empreendimento poderá causar especialmente no rio Araguaia em períodos de estiagem.

Na Bacia Tocantins – Araguaia, mais precisamente no Rio Tocantins, está instalada a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, a segunda principal fonte de energia elétrica do país, sedo superada somente pela produção da Usina e Itaipu.

Localização dos rios que compõem a Bacia do Tocantins – Araguaia:

.

A bacia se estende pelos estados de Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Maranhão. É a maior Bacia Hidrográfica totalmente Brasileira, e o principal rio formador é o de Brasília, Dentre os principais fluentes da bacia Tocantins – Araguaia destacam-se os rios do Sono, Palma e Melo Alves, todos localizados na margem direita do rio Araguaia. O rio Araguaia nasce na serradas Araras, no estado de Mato Grosso, possui cerca de 2.600 km, e desemboca no rio Tocantins na localidade de São João do Araguaia, logo antes de Marabá. Sua extensão é de aproximadamente 2.500 km, desde sua origem, na confluência do rio Maranhão com os rios das Almas (Goiás), até a foz, na baía de Marajó (Pará), Tem uma configuração alongada no sentido longitudinal, que segue os dois eixos fluviais: o Tocantins e o Araguaia que se unem no extremo norte da bacia hidrográfica.

O relevo é considerado monótono, com altitudes variado entre 200m e 500m, exceto nas nascentes, aonde chega a mais de 1.000m . Na região de Tucuruí, as altitudes são inferiores a 100m; Seus limites são:

Sul: Bacias do Paraná – Paraguai

Oeste – Bacia do Xingu

Leste: Bacia do São Francisco

Nordeste: Bacia do Parnaíba.

Nessa região ocorrem rios de regime austral, ao sul, e equatorial, ao norte.

O clima predominante é o tropical seco, que é caracterizado por uma estação chuvosa (de outubro a abril) a outra seca (de maio a setembro). É condicionado fundamentalmente pela sua ampla extensão latitudinal.

A vazão média corresponde a 9,6% do total do país.

A bacia drena uma área de aproximadamente 767.000 km² (cerca de 7,5% do território nacional) distribuída, principalmente entre os rios Araguaia (382.000 km²), Tocantins (343.000 km²) e Itacaiúnas (42.000 km²), o maior contribuinte do curso inferior do Tocantins; Os principais biomas da região são a Amazônia ao norte o Cerrado ao sul. Apesar de ser uma região de pequena densidade populacional, alguns fatores contribuíram para a devastação destes biomas, como a construção da rodovia Belém - Brasília, a Usina Hidrelétrica de Tucuruí e a expansão das atividades agropecuárias e de mineração pela Região Metropolitana de Belém no Pará. Nela tem destaque a paisagem natural da ilha do Bananal (Estado do Tocantins), maior ilha fluvial do mundo, no curso do rio Araguaia. Nessa bacia foi construída a usina de Tucuraí, no rio Tocantins, Estado do Pará. Tucuraí forma uma gigantesca represa com mais de 2.800 km², a maior hidrelétrica totalmente brasileira; Apesar da viabilidade econômica de Tucuraí, os problemas ambientais e sociais causados pela sua obra foram imensos e irreversíveis; A construção da Hidrovia Araguaia – Tocantins, tem sido questionada pelas ONG’s (Organizações Não Governamentais) em razão dos impactos ambientais que ela pode provocar, cortando dez (10) áreas de preservação ambiental e 35 áreas indígenas, afetando uma população de 10 milíndios.

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »