TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre A Vale Do Rio Doce

Artigos Científicos: Pesquisa Sobre A Vale Do Rio Doce. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  1.396 Visualizações

Página 1 de 6

Estrutura da Organização de Mercado da Vale do Rio Doce

No espaço econômico onde as empresas transacionam sua produção, apresenta diversas estruturas. Estas são caracterizadas pela quantidade e comportamento dos agentes e pela natureza do produto final, serviço ou fato de produção.

Nos mercados concorrenciais pode existir a presença de uma grande quantidade de agentes em que as decisões individuais as empresas não afetam as decisões dos demais, eles se comportam apenas como tomadores de preços. Já em mercados onde não existem poucos agentes, a decisão de qualquer agente influenciará sobre a decisão dos demais, logo em certas circunstâncias eles podem ditar os preços.

Quando os produtos são homogêneos, portanto substitutos perfeitos, os mercados são puros. Porém em mercados imperfeitos existe a presença de produtos substitutos, e a diferenciação do produto é um dos fatores que possibilita a manifestação preferência do consumidor pelo bem.

Existem quatro estruturas básicas de organização dos mercados, são elas: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolista e oligopólio. Na concorrência perfeita existem muitos produtores e muitos consumidores, nó monopólio existe apenas um produtor, casos são situações extremas. No mundo real as estruturas pré-dominantes são a concorrência monopolista, onde há uma quantidade considerável de produtores com produtos diferenciados e o oligopólio que apresenta poucos produtores.

Conforme Vasconcellos (2005), o oligopólio tem como características: existência de um número pequeno de produtores fabricando que são substitutos próximos entre si; alguns produtores detêm parcela elevada da produção e que em alguns casos lhes permite exercer uma liderança na fixação de preço no mercado; as decisões das empresas quanto à produção e preço são interligadas. Portanto se uma empresa rebaixar o preço de seu produto para aumentar sua fatia do mercado, será acompanhado pelas demais empresas e se uma empresa produzir acima de sua fatia de mercado terá que carregar estoques; as empresas procuram manter o seu oligopólio através de diferenciação de produtos, acordos com revendedores, propaganda, etc.; não existe livre entrada e saída do mercado. As barreiras à entrada podem ser tecnológicas, ou o alto valor do capital necessário à produção, entre outras razões. São exemplos de oligopólios a indústria de automóvel, a indústria de tratores, a indústria de medicamentos veterinários, serviços de transporte aéreo e rodoviário, setores químico e siderúrgico e outros.

O objetivo deste trabalho é identificar o padrão de concorrência em um ambiente de oligopólio ou concorrência monopolista, avaliando as estratégias ótimas. Logo iremos nos focar nestas estruturas.

Visando identificar os elementos de mercado das duas estruturas citadas, iremos utilizar os segmentos de mercado em que a Vale do Rio Doce, pois ela atua nas áreas de mineração, logística e energia elétrica, e é uma das empresas que mais contribui para o superávit da balança comercial brasileira.

Segmentos de atuação

A Vale do Rio Doce é uma empresa muito importante no cenário nacional e internacional, pois atua em uma diversidade de segmentos e suas matérias-primas dão origem a uma grande quantidade de produtos que vão de desde prédios, galpões, telhas, estruturas metálicas, tubos, conexões, canos, placas, postes, vigas, caminhões, guindastes, autopeças, rodas, motores, chassis, máquinas agrícolas, amortecedores, trilhos de ferrovias, vagões e locomotivas, chapas de navios, contêineres, válvulas, tambores de flutuação, geladeiras, fogões, freezers, lava-roupas, batedeiras, liquidificadores, refrigeradores, secadoras, embalagens variadas, bombas hidráulicas, botijões de gás, torres de transmissão, radares, robótica, informática, fertilizantes, Tintas e vernizes, pigmentos, automóveis, radares, discos rígidos, celulares, moedas e tantos outros.

Podemos destacar ainda alguns dos mercados atendidos por estes segmentos que são: construção civil, arquitetura, urbanismo, indústrias automobilística, de transportes, naval e aeroespacial, agronegócios, eletrodomésticos, embalagens, telecomunicações, tecnologia e faz a logística de setores como a agricultura, construção, siderurgia e combustíveis, produtos químicos, produtos florestais e rochas ornamentais.

Grau de diferenciação de produtos e serviços

No segmento dos minerais ferrosos podemos destacar o minério de ferro, pelotas, manganês e ferroligas, sendo os dois primeiros os produtos mais importantes da empresa. Dentre os minerais não ferrosos destacam-se a produção de: níquel cobre cobalto, potássio e caulim. Já na cadeia de alumínio temos a: bauxita, alumina e alumínio primário. Todos os produtos destes segmentos são homogêneos, pois são substitutos perfeitos, e com isso apresentam baixa capacidade de diferenciação. No cenário doméstico existem poucas empresas no setor, sendo a Vale a maior. Já no cenário internacional existe um número maior de concorrentes, mas a Vale apresenta-se com a segunda maior do mundo em valor de mercado.

A Vale pretende expandir sua participação no segmento de carvão. Para tanto, estão previstos novos investimentos nos próximos cinco anos, tais como o projeto Moatize, em Moçambique, e a expansão da capacidade da mina de Carborough Downs, na Austrália.

Na siderurgia a atuação ocorre na produção de ferro-gusa por meio da empresa Ferro-Gusa Carajás, incorporada à

Vale em 2008. A produção anual gira em torno de 350 mil toneladas métricas por ano, utilizando como insumo o minério de ferro produzido em Carajás. Eucaliptos de florestas cultivadas são a fonte exclusiva do carvão vegetal usado na operação.

No segmento da logística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com