TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Propriedades Mecânicas

Por:   •  3/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Bárbara Estevam

Gabriela Meijide

Julia Garcia

Daniele Figueiroa

Vinicius Bleinat

Propriedades Mecânicas

SOROCABA-SP

2017

INTRODUÇÃO

O ensaio de tração vergalhão, consiste em submeter um corpo de prova a um aumento de tensão até que o corpo sofra ruptura. Com a realização do ensaio pode ser construída a curva relacionando tensão por deformação, nesta curva são analisadas algumas das principais características do material como seu regime elástico e resistência de tração. Com a aplicação de uma força axial de tração num corpo preso produz uma deformação no corpo, isto é, um aumento no seu comprimento com diminuição da área da seção transversal. Este aumento irá receber o nome de alongamento.

Na realização do ensaio obtivemos um gráfico, tensão-deformação, onde é possível analisar o comportamento do material ao longo do ensaio.

O ensaio de tração depende basicamente da máquina utilizada no qual será realizada o experimento, nesse caso utilizamos a máquina universal.

OBJETIVO

Observar na pratica uma das principais propriedades mecânicas, o ensaio de tração. Observar o esforço aplicado no material, colocando em prova sua propriedade mecânica de resistir a tração.

MATERIAIS

1 vergalhão de aço.

1 paquímetro.

METODOLOGIA

Foi realizado uma medição inicial de comprimento e espessura sobre o vergalhão, após a primeira medição do vergalhão, colocou-se o vergalhão na máquina de tração na posição vertical por suas extremidades aplicando uma força até acontecer a ruptura do vergalhão. A máquina possui um software que faz um gráfico de tensão por deformação. Com os resultados obtidos pela máquina pudemos chegar aos resultados e cálculos descritos abaixo no relatório. 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

CONCLUSÃO

Concluímos neste relatório que utilizando um vergalhão (similar a um parafuso sem cabeça) é um  material de esforço, que provocou um alongamento na amostra aplicando uma força, lembrando da Lei de Hook é relacionada à elasticidade, também serve para calcular a deformação causada pela força que é exercida sobre um corpo ( deformação plástica ou elástica), usamos essa lei no experimento do ensaio de tração aonde é obtido o gráfico de Tensão x Extensão, comportamento linear mostrado no início do gráfico está nos afirmando que a Tensão é proporcional à Extensão. Os resultados dados entre os gráficos realizados nos exercícios (2) e (4), apontaram.

REFERÊNCIAS

Consulta ao arquivo “Ensaio de Materiais” ministrado pelo professor Diego A. C. Albuquerque. Acesso de 23 de Outubro de 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com