TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de propriedades Química

Por:   •  28/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

De acordo com a última aula, a solubilidade é a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se em um liquido; E é expressado em mols por litros, gramas por litros ou em porcento de soluto por solvente. Na solubilidade o caráter polar ou apolar de uma substância influi principalmente, pois devido a polaridade, estas substâncias serão mais ou menos solúveis. Assim substâncias polares tendem a se dissolver em líquidos polares e substâncias apolares, em líquidos apolares.
        Uma solução que contém tanto soluto dissolvido quanto ela pode conter, em contato o excesso de soluto, é dita saturada. Se ela contém menos soluto do que o necessário para a saturação, ela é chamada não-saturada. A solubilidade do soluto é tomada como a quantidade necessária para formar uma solução saturada em uma dada quantidade de solvente. Geralmente, a solubilidade de soluto muda com a temperatura. (BRADY, 2000).

A polaridade das moléculas é definida pela diferença de eletronegatividade que se estabelece entre os átomos dos elementos químicos. Se houver diferença de eletronegatividade da molécula ela será polar, ao contrário disso a molécula será apolar. Geralmente a polaridade caracteriza a molécula através da geometria molecular e através do tipo de ligação existente entre os átomos, a repulsão entre os elétrons na camada de valência é um dos fatores responsáveis pela conformidade e a geometria.

A miscibilidade é a propriedade de duas ou mais substâncias se misturarem formando uma solução homogênea, e costuma- se ser determinada opticamente, sendo a mistura resultante límpida. Já a imiscibilidade é a propriedade onde as substâncias não se misturam, ou seja, formando duas ou mais fases, no caso uma solução heterogênea, sendo distinguíveis a olho nu.
        As forças intermoleculares são referentes as forças de atração entre as moléculas que são mais fortes dependendo da localização na tabela periódica, polarizabilidade e geometria molecular. As forças de dispersão de London são encontradas em todas as moléculas, tanto apolares quanto polares. Mas além disso existem outros tipos de forças intermoleculares que se dá pela intensidade das forças intermoleculares seguindo a ordem do mais forte para o mais fraco: ligação de hidrogênio > dipolo-dipolo > dipolo/dipolo induzido > dipolo induzido/dipolo induzido.

O Permanganato de potássio é um composto de função química sal inorgânico, formado pelos íons potássio (K)+ e permanganato (MnO4). É um forte agente oxidante que apresenta tanto em estado sólido quanto em solução aquosa uma coloração violeta.

O iodo é um não metal, do grupo dos halogênios (17 ou VIIA) da classificação periódica dos elementos. É o segundo menos reativo e o menos eletronegativo de todos os elementos de seu grupo. O iodo é um sólido negro e lustroso, com leve brilho metálico, que sublima em condições normais formando um gás de coloração violeta e odor irritante. Igual aos demais halogênios forma um grande número de compostos com outros elementos, porém é o menos reativo do grupo, e apresenta certas características metálicas.

OBJETIVO

Verificar a polaridade das moléculas e seu efeito na solubilidade das substâncias.

 

 MATERIAIS

 

 Tubos de ensaio;        

 Suporte para tubos de ensaio;

 Pipeta;

 Pipetador (Pêra);

 Água deionizada;

 Cloreto de sódio (NaCl);

 Etanol (C2H5OH);

 Éter etílico (C4H10O);

 Hexano (C6H14);

 Tolueno ou Toluol (C6H5CH3);

 T-butanol ou terc - butílico (C4H10O);

 N- Butanol ou N-butílico;

 Gasolina (não é 100% puro);

 Permanganato de Potássio (KMnO4);

 Iodo (I2);

 .


METODOLOGIA

No exercício experimental 1:

No experimento 1, foi pego dois tubos de ensaio, e numerado como 1 e 2, nos dois tubos foram colocados uma certa quantidade, não exata de cloreto de sódio (NaCl) com a espátula, após foi adicionado 2ml de agua deionizada no tubo 1 e 2ml de etanol no tubo 2, ouve agitação mecânica e foi necessário observar o resultado.

No experimento 2, foi pego dois tubos de ensaio, e numerado como 3 e 4, colocando -o 2 ml de éter etílico nos dois tubos. No tubo 3 acrescentando 1 ml de agua deionizada e para o tubo 4, 1 ml de hexano. Ao fim, ouve agitação mecânica e foi observar o resultado.

No experimento 3, foi pego mais dois tubos de ensaio, e numerados como 5 e 6, colocando 2 ml de tolueno (toluol) nos tubos. No tubo 5, foi acrescentado 1 ml de agua deionizada, e no tubo 2ml de hexano. Ouve agitação mecânica e foi necessário observar o resultado.

No experimento 4, foi pego três tubos de ensaio, e numerados 7,8 e 9, em cada tubo foi acrescentado 1ml de agua deionizada, em seguida, foi posto 2 ml de etanol no tubo 7, 2ml de t-butanol (terc-butilico) no tubo 8, 2ml de N- butanol (N- butílico) no tubo 9. Foi preciso fazer a agitação mecânica nos três tubos e observar o resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com