TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório pratica 13

Por:   •  20/2/2016  •  Ensaio  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTIONÁRIO:

1) Pesquisar a fórmula de todos os compostos estudados.

Ácido Sulfúrico: H2SO4

Água: H2O

Álcool Etílico (Etanol): C2H6O

Bicarbonato de Sódio: NaHCO3

Cloreto de Potássio: KCl

Cânfora: C10H16O

Tetracloreto de Carbono: CCl4

Parafina: CnH2n+2 (n>20)

Maisena (Amido): (C6H10O5)n

Sal de cozinha (Cloreto de Sódio): NaCl

2) Explicar a diferença de solubilidade de cada composto estudado em água, álcool e tetracloreto de carbono.

Cloreto de Potássio KCl, sal inorgânico é facilmente ionizado em contato com a água que é bastante polar, a interação íon-dipolo é suficientemente forte para superar a atração entre o K+ e o Cl- , formando uma solução. No caso do KCl ser adicionado a solventes apolares como foi com o Álcool e o Tetracloreto de Carbono, a interações conhecidas como Dispersão de London do solvente não são suficientes para que se desestabilize o cristal formado pelo sal.

O Sal de cozinha (NaCl) segue a mesma linha do Cloreto de Potássio KCl.

Cânfora é um composto orgânico de cadeia carbônica grande portanto apolar, não se solubiliza na água pelo tamanho da cadeia e por ela ser polar, é solúvel no Álcool e no Tetracloreto de Carbono por ambos serem apolares, por meios das interações intermoleculares dipolo induzido (Dispersão de London).

3) Qual a diferença entre fusão e combustão?

A combustão é um fenômeno químico que sofre alteração em seus componentes iniciais da matéria, originando novas substâncias. Já a fusão é um fenômeno físico, que consiste em mudanças de estado físico sem alterar a composição inicial da matéria. Observação visual é uma das formas de diferenciação desses fenômenos, no qual o químico apresenta mudança de cor, formação de sólidos, chama ou luminosidade, entre outros.

4) Comparativamente quais compostos, os orgânicos ou inorgânicos, apresentam maior ponto de fusão? Explique o porquê da diferença.

Os compostos inorgânicos (sais), formados por ligações iônicas possuem maior ponto de fusão que os compostos orgânicos de ligação covalente, isso se deve pelo fato de que às forças atrativas dos compostos covalentes serem fracas. As forças eletrostáticas presentes nos compostos inorgânicos proporcionam maior resistência a fusão (mudança de estado) pelo fato da atração entre íons de cargas opostas ser muito forte.

5) Pesquisar os pontos de fusão de todos os compostos estudados e comparar com os resultados obtidos.

6) Descreva os resultados observados para os testes de acordo com os experimentos. E classifique os compostos em orgânicos e inorgânicos.

Os compostos orgânicos são formados por ligações covalentes e apresentam baixo ponto de fusão em geral, pelo fato de suas interações intermoleculares serem fracas, como as dipolo-dipolo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com