TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre Limite de liquidez, limite de plasticidade e compactação

Por:   •  31/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.971 Palavras (12 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Centro Universitário Jorge Amado

Laboratório de Engenharia Civil

Mecânica dos Solos I

           Relatório de aula de laboratório

Salvador

2017

Jucilene de Almeida da Silva (151003985)

Junio Oliveira Santos (151002380)

Larissa Gavazza Moraes (151002470)

Manoano José Vicente da Silva (151002885)

Paulo Mendes Cintra (151007957)

Rafaela de Oliveira Viga (1510028289)

Rodrigo Leal Magnavita (151002007)

       Mecânica dos Solos I

Relatório de aula de laboratório

Relatório apresentado na disciplina de Mecânica dos Solos I, no Centro Universitário Jorge Amado, no 5º semestre do curso de Engenharia Civil, sendo solicitado pelo professor Ronaldo Ramos de Oliveira, como requisito parcial de aprovação na disciplina.

Salvador

2017

       

          Resumo:

A Geotecnia que é também conhecida como Engenharia geotécnica é a interligação da Geologia com a Engenharia Civil. No estudo da Geotecnia, três ciências são estudadas: Geologia de Engenharia, Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas.

A Mecânica dos Solos é uma disciplina da Engenharia Agrícola e Civil que estuda as características do solo e as suas propriedades mecânicas quando se é submetido a pressões ou não. Toda e qualquer obra na Engenharia Civil se apóia sobre o solo (edifícios. pontes, torres, etc.), podendo esta também dentro dele (como os túneis) ou ate então se utiliza o próprio solo como material para construção (barragens e aterros).

Palavras-chave: Mecânica, solos, estudos, engenharia, construção.

          Abstract:

The Geotechnics that is also known as Geotechnical Engineering is the interconnection of Geology with Civil Engineering. In the study of Geotechnics, three sciences are studied: Engineering Geology, Soil Mechanics and Rock Mechanics.

Soil Mechanics is a discipline of Agricultural and Civil Engineering that studies the characteristics of the soil and its mechanical properties when it is submitted to pressures or not. Any work in Civil Engineering rests on the ground (buildings, bridges, towers, etc.), it can also be inside it (such as tunnels) or until then the soil itself is used as construction material (dams and embankments) .

Keywords: Mechanics, soils, studies, engineering, construction.


Sumario


  1. Introdução:

Solo é todo material de construção ou de mineração da crosta terrestre que pode ser escavavel por meio de picareta, pá, escavadeiras, sem a necessidade e explosivos. Ou seja, o solo é um recurso renovável, um elemento natural que pode ser utilizado por diversas vezes pelo ser humano para diversos fins.

Para compreender melhor a sua estrutura, foi elaborado um esquema sobre os horizontes dos solos:

[pic 2]

                                                                        Figura 1 – Horizontes do solo

Horizonte O: é o horizonte  formado pela decomposição de material orgânico tanto de origem animal quanto vegetal;

Horizonte A: horizonte mineralógico composto por minerais da rocha mãe (rocha que se decompôs e deu origem ao solo). É conhecido também como solo humifero por ter uma quantidade muito grande de material orgânico decomposto;

Horizonte B: horizonte de composição mineral. É formado pelo acumulo de argila e de oxi-hidroxico de ferro e alumínio;

Horizontes C: horizonte de transição entre a rocha mãe e o solo. Sendo também chamado de solo saprolítico. Formado por sedimentos maiores e menos decompostos.

Os elementos do solo seguem diferentes características como: o tipo de rocha mãe, a idade do solo, o transporte de sedimentos, presença de material orgânico dentre outros fatores. Com isso existem varias classificações com base em diferentes critérios.

Sendo assim, é isso que a Mecânica dos Solos estuda o comportamento desses solos diante da sua utilização como material de construção ou como material para fundação.

  1. Objetivo:

O objetivo desse relatório é descrever os seguintes ensaios:

  • Granulométria: ensaio utilizado para determinar a distribuição granulométrica do solo, que tem como objetivo conhecer a distribuição granulométrica e fazer sua representação gráfica através de uma curva, podendo assim, possibilitar as suas características físicas.  
  • Limite de Liquidez (LL): é a umidade de transição entre o estado liquido e plástico do solo;
  • Limite de Plasticidade (LP): teor de umidade onde o solo deixa de ser plástico e se torna quebradiço, ou seja, transição entre o estado plástico e semi-sólido;
  • Compactação: procedimento para melhorar as propriedades do solo através da redução dos seus vazios pela aplicação de pressão, impacto ou vibração.

      3. Ensaio de Granulométria

 A analise granulométrica tem como objetivo determinar os tamanhos dos diâmetros das partículas solidas em conjunto com a proporção de cada fração que constitui o solo em relação ao peso do solo seco. O levantamento da curva granulométrica do solo é realizado através de dois procedimentos distintos: peneiramento e sedimentação sendo feito apenas o ensaio de peneiramento.

  1. Ensaio de Peneiramento – Norma utilizada DNER-ME 041/94

3.1.1 Referencial Teórico

É o processo que consiste em separar em duas ou mais frações, com partículas e tamanhos diferentes, ou seja, determina as frações mais grossas da amostra como o pedregulho e a areia. Essa analise tem como limitação a abertura da malha das peneiras, que não pode ser muito pequena em relação ao diâmetro de interesse. A peneira menor é a de numero 200 cuja sua abertura é de 0,075 mm. A abertura das peneiras deve ser da maior para a menor.

[pic 3]

Figura 2 – Tipos de Peneira

3.1.2  Material utilizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (920.7 Kb)   docx (818.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com