TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE LIQUIDEZ E PLASTICIDADE

Por:   •  10/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE UNIDA DE CAMPINAS -FAC UNICAMPS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: MECANICA DOS SOLOS A5/ENC1

ANÁLISE DE LIQUIDEZ E PLASTICIDADE

MAIO – 2019 GOIÂNIA- GO

ANTÔNIO MARCOS RODRIGUES DA SILVA - 28202 BRUNO MENDES FERREIRA - 28672 JONH KESTRE BORGES FERREIRA - 28149 ROBERTO DE FREITAS FERRER - 31401 PEDRO HENRIQUE SANTIAGO DA SILVA - 28545

INTRODUÇÃO

MAIO-2019 GOIÂNIA – GO

Este é o segundo ensaio da disciplina de Mecânica dos solos da turma de Engenharia Civil e tem por objetivo avaliar o limite de liquidez e limite de plasticidade dos solos.

Neste trabalho será apresentado o experimento de ensaios de Limites de Atterberg realizado em laboratório. Onde visa calcular a umidade do solo utilizando os aparelhos casa grande, manômetro, stirrer.

O Limite de Atterberg é um ensaio que permite determinar os limites de consistência do solo. O termo consistência é usado para descrever um estado físico, isto é, o grau de ligação entre as partículas das substâncias. Quando aplicado aos solos finos ou coesivos, a consistência está ligada à quantidade de água existente no solo, ou seja, ao teor de umidade.

LIMITES DE LIQUIDEZ NBR-6459

É a quantidade de umidade do solo, onde o mesmo muda do estado líquido para o estado plástico, ou seja, perde a sua capacidade de fluir.

LIMITES DE PLASTICIDADE NBR –7180

É o teor de umidade no qual o solo começa a se fraturar, quando se tenta moldar com ele um cilindro de 3mm de diâmetro e aproximadamente da largura da mão (10 cm).

​OBJETIVO

Proceder à realização dos ensaios de limites de Atterberg visando obter os Valores do limite de liquidez e do limite de plasticidade do solo. Os ensaios de

determinação dos limites de consistência (limite de plasticidade, wP, e limite de liquidez, wL) realizado na aula de Laboratório de solos destinam-se a avaliar as características de plasticidade de um solo fino.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

Os equipamentos utilizados neste ensaio de determinação de limites de liquidez e limite de plasticidade foram os seguintes.

MATERIAL

Água – H2O Hidrocarboneto Solo

Carboreto

EQUIPAMENTOS

Aparelho de Casagrande; Balança de pressão Cápsula de alumínio Espátula;

Escova

Esfera metal

Peneira

Stirrer

Recipiente de porcelana;

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS

Para iniciar o experimento foi separado 500g de solo seco, o material foi obtido após ser passado na peneira de 2 mm e armazenado na peneira cega. O solo separado foi colocado em uma vasilha de porcelanato para receber a água e obter umidade, colocou- se água e mexeu-se com uma espátula até se ter uma mistura pastosa.

Após obter o solo pastoso colocou-se no aparelho de casa grande uma quantidade do material para preencher o fundo, com a ajuda da espátula deixou-se o solo uniforme e realizou-se o risco em sua superfície. Se deu início ao processo no aparelho casa grande, onde com 8 voltas a amostra se ajustou no fundo do equipamento. Pesou se 10g do solo que estava no aparelho casa grande.Pesou-se 10g de solo, colocou no stirrer junto com uma ampola de hidrocarboneto e 2 esferas, agitou-se o equipamento obteve uma pressão de 1,9 (umidade 23,4%).

Na 2° amostra avaliada colocou-se mais solo seco na amostra. Foi pego uma pequena quantidade de solo e colocada no casa grande, após 11 voltas o material se ajustou no fundo do equipamento. Pesou-se mais 10,1g de solo e colocou no stirrer junto a uma ampola de hidrocarboneto. Com 2 esfera agitou-se obtendo pressão de 1,4 (umidade 16,3%).

Na 3° amostra avaliada colocou-se mais solo seco na amostra. Foi pego uma pequena quantidade do solo, colocado no caso grande e com 21 rodadas se ajustou no fundo do equipamento. Pesou-se mais 10,5g de solo e acrescentou no stirrer junto a uma ampola de hidrocarboneto e 2 esferas, agitou-se e obteve pressão 0,35 (umidade 3,6).

Na 5° amostra avaliada colocou-se mais solo seco na amostra. Pegou-se uma pequena quantidade do solo, colocou-se no casa grande e com 25 rodadas a amostra se ajustou no fundo do equipamento. Pesou-se mais 20,8g de solo e adicionou no stirrer junto a uma ampola de hidrocarboneto e 2 esferas, agitou-se e obteve pressão 1,3 (umidade 6,9).

TESTE DE ELASTICIDADE

Após ter retirado 20g do solo que estava no equipamento casa grande foi pego uma pequena parte da sobra pra a realização de um teste de elasticidade do solo. O experimento consiste em pegar uma amostra de solo com as mãos e tentar formar um cilindro. Como a quantidade de areia era maior que o necessário para a quantidade de água, não foi possível formar o cilindro, concluindo assim que a elasticidade do solo analisado não era boa.

RESULTADOS

Através do experimento foi realizado os cálculos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com