TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reportagem - Visao Sistemica

Exames: Reportagem - Visao Sistemica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 2

A estatística comparando o número de funcionários da Geração Y [1], Geração X [2] e Baby Bommers nas 150 Melhores da Exame em 2008, mostra que um número de jovens (entre 18 a 30 anos), está aumentando significativamente nas empresas. Os jovens, da chamada geração Y, ocupam 45,3% das posições, enquanto os líderes, da Geração X são 40,8% e da Baby Bommers, são só 13, 9%.

A probabilidade da geração Y ocupar mais de 50% dos cargos das empresas está muito próxima, se é que já não chegou em alguns segmentos. Cada uma destas gerações encara o trabalho de forma peculiar e as empresas muitas vezes adotam programas de desenvolvimento para lidar com cada geração de forma fragmentada, esquecendo de "olhar o todo”.

O desafio para lidar com a geração Y com certeza ocorre em duas esferas: educacional e organizacional.

A empresa recebe "o jovem pronto”, formado, falando mais de um idioma, buscando o melhor curso de MBA, mas desconhece o que ocorreu durante a sua formação educacional, e ignora as dificuldades enfrentadas pelos educadores na formação destes jovens. Da mesma forma o gestor, no universo organizacional, desconhece o jovem que esta chegando sem experiência, sabe apenas que ele atende, muitas vezes supera o perfil desejado pela Empresa.

Mas será que podemos afirmar que só a idade cronológica é suficiente para definir quem pertence a que geração? "Tenho 26 anos, sou da geração Y e meu chefe de 50 é um baby bommer”. Evoluir e aprender independem da idade cronológica. Vivências históricas, valores comuns, novas tecnologias, enfim são os fatores sociais determinantes do caráter de cada uma das gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com