TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características teorias de gestão, dentro da visão sistêmica de processos administrativos, observados nas questões fundamentais da administração

Relatório de pesquisa: Características teorias de gestão, dentro da visão sistêmica de processos administrativos, observados nas questões fundamentais da administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  Relatório de pesquisa  •  4.168 Palavras (17 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

A finalidade deste trabalho é mostrar as Teorias da Administração, dentro da visão sistêmica de processos administrativos, observadas nos considerações fundamentais da administração.

Nos estudos realizados sobre as atividades sugeridas, trataremos os acontecimentos históricos no estudo da Teoria da Administração das empresas. A outra questão surge da constatação de que ainda existem empresas que aplicam conceitos antigos por falta de conhecimento e porque não dizer, por falta de uma política empresarial de gestão do conhecimento.

Vamos, portanto, dentro das nossas limitações acadêmicas, estudar os conceitos fundamentais de administração, de acordo com essas teorias: Teoria Clássica da Administração, Teoria Estruturalista, Teoria da Burocracia, Teoria das Relações Humanas, Teoria Comportamental, para compreender os processos administrativos e exemplificar alguns casos, analisando também os diferentes aspectos entre as Organizações Mecanicistas e Organizações Flexíveis e o ponto de equilíbrio entre elas.

Todas as Teorias Administrativas são validas, embora cada um valorize uma ou algumas das cinco variáveis básicas da Teoria Geral da Administração que são: Tarefas, Estruturas, Pessoas, Tecnologia e Ambiente. Na verdade cada teoria surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época, mas todas ainda são aplicáveis em situações atuais, e o administrador precisa conhecê-las bem para ter a sua disposição uma serie de alternativas adequadas para cada situação que julgar necessário. Acompanhando as novas necessidades da evolução social.

Desenvolvimento

Administrar significa antes de qualquer coisa obter resultados com os recursos disponíveis. A administração é a forma em que as coisas ocorrem nas organizações ela sem duvida marcou e provocou grandes mudanças no mundo durante o século XX, entre elas o estouro do desenvolvimento econômico e tecnológico, até porque tecnologia e ferramentas são úteis, mas sem uma boa administração elas não se transformam em bons resultados.

A administração é à base da organização, isto porque é com ela que a organização pode objetivar coordenar e liderar suas ações para alcançar os resultados que almeja.

O ponto central da sociedade em que vivemos esta na organização é por ela em que conseguimos que as coisas sejam realizadas, mas é através da administração que as organizações são capazes de produzir os resultados e criar o desenvolvimento.

A administração é essencial em todas as áreas do conhecimento tanto humano quanto cientifico desde a criação de produtos e serviços até mesmo na política, tudo necessita ser administrado para que tenha resultados.

Com o continuo desenvolvimento das organizações tem-se a urgência de administra-las corretamente assim surgiu à administração e seus estudos com a Teoria Geral da Administração fundada por Frederik W. Taylor (1856 – 1915), el provoou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da época, sua preocupação era tentar eliminar os fantasmas dos desperdícios e elevar os níveis de produtividade utilizando a aplicação d métodos e técnicas de engenharia industrial. Taylor tirou o direito do operário de escolher o seu jeito pessoal de executar uma tarefa para impor-lhe o método planejado e estudado por um profissional especializado em planejamento de tarefas, The Best Way assim o operário se tornaria mais eficiente em suas atividades, utilizando a técnica para chegar ao método racional que era a de estudos de tempos e movimentos ( motino-time study ), simplificação e padronização tornaram o trabalho mais eficiente. E dentro da TGA surgiram várias outras teorias e cada teoria administrativa procurou evidenciar um ponto diferente dos demais deixando os outros de lado.

Ênfase nas Tarefas: A primeira foi à teoria clássica que falou sobre a ênfase nas tarefas e a ênfase na estrutura organizacional. A ênfase nas tarefas consiste na fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador estabelecendo tempo e padrão de produção e para que o trabalhador colabore e aumente sua eficiência era oferecido plano de incentivo salarial e prêmios de produção. Na ênfase na estrutura organizacional vemos que a eficiência da empresa deve ser alcançada através da racionalidade, da adaptação dos órgãos e cargos aos objetivos desejados.

A segunda foi à teoria da burocracia, que evidencia os cargos e não as pessoas que os ocupam e todas as atividades da organização são definidas por escrito, ela segue o principio da hierarquia onde cada função mais baixa esta sob o controle e supervisão da mais alta. O burocrata não precisa ser o dono da empresa, na verdade ele é o profissional especializado na sua gestão.

A terceira é a teoria estruturalista esta teoria adotou alguns princípios da teoria clássica e da teoria das relações humanas, dando ênfase nas pessoas, destacando-as dentro das organizações e deixando em segundo plano a estrutura e as tarefas, tendo como grande objetivo romper o controle hierárquico e motivar a espontaneidade do trabalhador.

Ênfase nas Pessoas: A teoria das relações humanas procura desenvolver formas de administração que potencialize a motivação individual dos trabalhadores, com ênfase na tecnologia e no ambiente ela procura tirar da tecnologia o máximo de eficiência possível. Já no ambiente ela diz que as organizações existem para servir a sociedade e não a si própria por isso ela não pode seguir apenas um padrão de organização, pois o ambiente ao redor dela vive se modificando e isso tem grande influencia nas organizações, uma empresa que não se adapta perde sua competitividade e acaba fechando.

A Teoria Comportamental (Incluindo Desenvolvimento Organizacional – DO ), surgiu no ano de 1947 nos EUA com o livro de Herbert A. Simon intitulado (O comportamento organizacional), alcançando enorme repercussão ao desprezar completamente a teoria clássica e aceitando alguns princípios da teoria das relações humanas no qual o autor encaminha o surgimento da teoria das decisões, para ele a decisão é mais importante do que a ação subsequente. A sua origem deu-se por alguns motivos: Os defensores do behaviorismo criticavam a teoria clássica em função do seu excessivo mecanicismo, com o argumento de que o homem deveria pensar e criar mais, já os seguidores de Simon criticava a teoria das relações humanas pela sua ingenuidade, sugerindo que a liberdade fosse incrementada com mais responsabilidade. Quanto à teoria burocrática os comportamentalistas não concordavam com o modelo de maquina adotado como metáfora explicativa da organização. Pode se dizer que os comportamentalistas reformulam as abordagens anteriores incrementando-as e diversificado expansivamente. Daí surgiu recentemente dentro da abordagem comportamental um movimento denominado Desenvolvimento Organizacional (DO). Ou seja, uma serie de intervenções de mudanças planejadas, com base em valores humanísticos e democráticos, buscando melhorar a eficiência e a eficácia organizacional e o bem estar dos funcionários, também valoriza o crescimento humano e organizacional, os processos colaborativos e espírito investigativo. Suas características são:

 Foco no processo decisório.

 Ênfase nos aspectos comportamentais como motivação, liderança, equipes e comunicação.

 Conceito no comportamento organizacional dinâmico e não estrutural.

 Adoção de técnicas comportamentais.

Cada uma dessas teorias procurou valorizar uma variável omitindo todas as demais. Dado a complexidade da abrangência de abordagens das TGA e das suas aplicações, nos dias atuais todas elas são aplicáveis, o desafio maior é a adaptação e interação entre as variáveis da administração encontrando o equilíbrio entre a proposta mecanicista e a concepção flexível. Tais concepções defendem extremos diferentes, mas ao mesmo tempo se completam podendo ser aplicáveis e úteis no cenário administrativo dos dias atuais.

A teoria Neoclássica surgiu após a teoria comportamental. Esta teoria absorve o conteúdo de quase todas as outras teorias eliminando exageros e distorções. Nesse caso considera-se a administração uma técnica social básica exigindo que o administrador conheça aspectos relacionados à direção de pessoas dentro das organizações para orientar os comportamentos atingindo os objetivos organizacionais através da comunicação, motivação e liderança.

Ênfase na Tecnologia e no meio ambiente

Utiliza a Tecnologia para extrair dela a máxima eficiência, com o advento da cibernética , da mecanização, da automação, da computação, da robotização e a TI, a empresa passou a moldar a estrutura e condicionar seu funcionamento. A tecnologia é usada sob várias formas e naturezas para realizar suas operações e atingir seus objetivos.

A ênfase no meio ambiente lida com as demandas do ambiente para obter o máximo de eficácia da empresa, surgiu com o aparecimento da teoria da contingência (algo incerto ou individual, pode se suceder ou não, dependendo das circunstâncias) não existe uma única “melhor maneira” ( the best way), ela absorve rapidamente a preocupação com a tecnologia assim como a preocupação com o meio ambiente, definindo uma abordagem mais ampla do desenho organizacional, l. A ênfase na tecnologia e no meio ambiente seria nada mais que eficiência e eficácia.

TEORIA DOS SISTEMAS

Um sistema é definido como um conjunto integrado de partes, intima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função é destinada a atingir um objetivo especifico.

TEORIA DA MATEMÁTICA

A Teoria Matemática ajudou e muito para Administração liberando novas técnicas de planejamento e controle nos recursos materiais, financeiros, humanos e, contudo, um suporte nas decisões, a caminho de aperfeiçoar a pratica de trabalhos e subtrair os riscos contidos nos planos que interferem no futuro da organização.

TEORIA DA TÉCNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A tecnologia da informação pode ser abordada como um grupo de atividades e soluções de recursos da informática. Existem varias atribuições para Tecnologia da Informação e nenhuma consegue resumi-la inteira.

TEORIA DA CONTINGÊNCIA

As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na real, não tem uma causa direta entre essas variáveis independentes e dependentes, por que o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Sobretudo, em vez de uma relação de causa e feito entre variáveis independentes do ambientes e variáveis administrativas dependentes, existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo “se - então” e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização.

Implicações Éticas

A função maior da direção é fazer com que cada funcionário exerça a sua competência de forma eficiente, colaborando para que a empresa consiga atingir seus objetivos e consequentemente aumentar os lucros.

Ordem, Motivação, Comunicação, Coordenação, Liderança e Tomada de Decisões são meios de direção empresarial.

Onde cada meio tem a sua função, e correspondem ao resultado esperado, sendo que cada um deles são interligados. Para um bom planejamento e uma boa organização deve existir uma boa direção, onde a comunicação é primordial como os colaboradores internos, além dos fornecedores, consumidores, que juntos contribuem para um bom funcionamento da empresa, sempre lembrando que a direção não deve limitar apenas aos colaboradores internos.

Com as constantes mudanças em um mercado competitivo os gestores devem sempre estar dispostos a novos desafios, mostrando que a Direção esta diretamente ligada ao nível estratégico.

Para um bom relacionamento e funcionamento da equipe, os gestores devem explorar ao máximo as habilidades individuais de cada um, de forma que nenhuma deve ser menosprezada, todas unidas completam a equipe.

E como estes colaboradores são seres humanos, estes colaboradores podem falhar, e através de ferramentas gerenciais pode-se dizer que existe uma gestão psicológica e emocional dentro das empresas onde lidamos diariamente.

“Os valores podem diferenciar e acabam diferenciando uma empresa de seus concorrentes quando esclarecem sua identidade e servem de referência para seus colaboradores.” Conforme Tittanegro, os gestores devem demonstrar preocupações com as pessoas e não apenas se preocupar com marketing da empresa.

Podemos ao escolher um fornecedor, além da qualidade, pontualidade nas entregas, devemos observar ao falar com os atendentes, vendedores ou entregadores, como os colaboradores são tratados diariamente, por exemplo, se estão satisfeitos com o método de trabalho, será que para atender as datas de entregas os colaboradores, estão motivados. Este pode ser uma situação na qual o concorrente que trata os colaboradores bem, seja um grande diferencial.

Aprendizagem Organizacional

Esta é a fase onde Administrar significa: planejar, organizar, dirigir e controlar suas atividades. È um processo de apropriação de novos conhecimentos nos níveis individual, grupal e organizacional, envolvendo formas formais e informais. È complexo e multidimensional, A imagem das organizações como sistemas que se autodesenvolvem , permitir definir a organização que aprende também como um processo, resultando em atitudes, compromissos, regras e estratégias de cultura da sua coletividade, cultivadas, especificamente com a característica de ser ao mesmo tempo individual e social, que é interpretativo e compreensivo. O processo de aprendizagem organizacional caracteriza-se por ser um processo continuo, pois todos os mecanismos que proporcionam o desenvolvimento da aprendizagem pelas pessoas dentro da organização são autoalimentativos ou retroalimentativos, eles geram feedback para um próximo ciclo de aprendizagem para a cultura.

Gestão do Conhecimento

A Gestão do conhecimento, não é uma tecnologia, mas utiliza-a, ela não é um produto, é uma metodologia, para que ela, funcione é necessária que haja mudanças culturais e gerenciais, e sua grande dificuldade é transformar conhecimento tácito em explicito.

Capital Intelectual são recursos gerados pelas empresas através do intelecto das pessoas, sua definição abrange vários elementos intangíveis, além do capital humano. Para eles o capital intelectual é um capital não financeiro que representa a lacuna entre o valor de mercado e o valor contábil, sendo a soma do capital humano e estrutural.

Sendo assim para que uma empresa desenvolva bons produtos e serviços, ela devera ser composta de um qualificado capital humano, originado pelo conhecimento adquirido e experiência das pessoas, alcançando seus objetivos e aumentando a suas riquezas.

Com a nova era da informação trouxe novos desafios abordagens a TGA, as organizações deixaram de ser vistas como conjuntos integrados de recursos, para serem consideradas detentoras de competências sempre atualizadas, articuladas e prontas para serem aplicadas em qualquer oportunidade, antes que os concorrentes façam. O mundo Organizacional deixa de ser um conjunto de coisas físicas e se torna um universo de competências essenciais para o sucesso dos negócios. As competências são dinâmicas, intangíveis, mutáveis e garantidoras de competitividade organizacional, ao contrario dos recursos. Atualmente a TGA estuda a administração das empresas e organizações, tendo como ponto de vista a interação e interdependência entre as seis variáveis principais objeto especifico de estudo por parte de uma ou mais correntes da teoria administrativa. Essas variáveis básicas (tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade), constituem os principais componentes no estudo da administração. O comportamento dessas variáveis são sistêmicos e complexos.

O Contexto das empresas: Ambiente, tecnologia e estratégia.

Empresas é um tipo de organizações que é focada no lucro. As empresas são diferentes umas das outras em todos os aspectos.

As empresas produzem bens e serviços, criando empregos às pessoas, utilizando da tecnologia e competências, precisam de recursos e mais que tudo, administração. Eis algumas características que diferenciam uma empresa das demais organizações:

São focadas em lucro, assumem riscos, dirigidas com filosofia de negócios, avaliação sob ponto de vista contábil, avaliação sob ponto de vista social, reconhecimento: empresas são negócios, propriedade privada.

Na realidade o papel da empresa é satisfazer as necessidades da sociedade (clientes), gerando riqueza e agregando valores, e distribuindo a riqueza que foi gerada, sempre respeitando a natureza, fazendo com que o impacto ambiental seja o menor possível.

Uma empresa nada tem de absoluto ou definitivo, diante deste contexto o funcionamento das empresas tem caráter circunstancial e relativista, dependendo das forças externas que predominam neste contexto, que denominaremos o ambiente. Do ambiente a empresa extrai seus insumos, recursos e tecnologias, e no meio ambiente ela coloca e distribui o resultado de suas operações, como os produtos e serviços. Assim existem dois desafios principais- entre muitos desafios existentes são impostos á empresa: o ambiente, tecnologia e competências, lidar com estes elementos são os dois principais desafios da administração moderna. Ambas traz incertezas dentro da empresa, com isso o risco. É necessário estratégia par corrigir e fortalecer seus pontos fracos. A estratégia constitui a maneira pela qual a empresa deseja atingir o objetivo e ser bem sucedidas.

Estratégia Empresarial

Como o contexto ambiental muda muito, as empresas precisam restringir reajustar e conciliar seus recursos e competências. Com padrões de estratégias, as empresas procuram desenvolver seus negócios e operações. Estratégia é a capacidade de manobra, mudança, ação reação e percepção, é o principal passo para se preparar diante de qualquer mudança. A estratégia é um comportamento global e sistêmico das empresas, é a soma de partes de um sistema, mais o comportamento global do próprio sistema que condiciona e integra as partes. Representa o comportamento das empresas diante de seu ambiente externo, e sempre a estratégia esta focada em longo prazo, sendo assim a estratégia é discutida, formulada, definida e então decidida no nível institucional da empresa. Para executar uma estratégia, é necessário esforço conjugado de todos os níveis da empresa, pois ela significa a mudança organizacional.

Estratégia representa integração, adequação e compatibilização, possui Três componentes básicos, ambiente, empresa e adequação entre ambos. Eis alguns tipos de estratégias: Ajuste ou negociação, cooptação ou coopção, coalizão e competição.

A estratégia representa aquilo que a empresa deseja, seu núcleo é a preparação para o futuro, baseada em analises realista e metódicas de suas próprias condições e possibilidades do contexto ambiental em que opera.

Administração por Objetivos (APO)

O enfoque baseados métodos e processos, sobretudo na eficiência, passou a ser substituído por enfoque baseado nos resultados e objetivos a serem alcançados, a eficácia tornou-se a mais importante.

Os gerentes superiores e subordinados de uma empresa utilizam a APO como ferramenta na definição em conjunto de suas metas comuns, especificam as áreas de responsabilidade de cada uma utilizando essas medidas como guia para melhor operação e verificação da contribuição de cada um dos seus membros.

Definir objetivos e traçar meios para alcançá-los da melhor maneira, e explorando o espírito empreendedor das pessoas.

A APO possui vários elementos comuns, encontrados em vários sistema, algum deles são:

1- Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior.

2- Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou unidade.

3- Interligação entre os vários objetivos para alcançar efeitos sinergéticos.

4- Revisão periódica de desempenho para correção de possíveis desvios e reciclagem para adequar os meios e assegurar o alcance dos resultados.

5- Ênfase na mensuração e no controle dos resultados.

Os planos táticos e operacionais são planos adicionais eles constituem a base para a medida e avaliação de eficácia dos executivos e seus departamentos.

A APO é uma técnica que exige gerentes amigáveis e prestativos, subordinados honestos e maduros de ambos os lados para assegurar um clima de confiança mutua.

A APO produz melhores resultados em empresas com ambientes mutáveis e dinâmicos, pois constituem para a melhor aplicação da APO, os ambientes de conflito e ambiguidade, resumindo ela empoe uma cultura participativa e aberta a empresas que assumem a mudança como maneira básica de operar.

Segue abaixo o quadro comparativo, demonstrando o que é utilizado, até hoje em dia, das principais Teorias da Administração.

Quadro Comparativo |

Quais as principais propostas da Teoria da Administração e como são utilizadas nos dias atuais |

Teoria | Principais Estudiosos | Principais Idéias | Como o homem(trabalhador) | Exemp. de utilização |

| | | era considerado | nos dias atuais |

Administração | Frederick Taylor | Organização e divisão | Máquina | Linha de montagem |

Cientifica | Carl Barth | de tarefas dentro de | | de veículos |

| Lillian Gilbreth | uma empresa com o | | |

| Harrington Emerson | objetivo de obter má- | | |

| Henry Gantt | ímo de rendimento e | | |

| Hugo Münsterberg | eficiência com o mínimo | | |

| Frank Gilbreth | de tempo e atividade. | | |

Teoria | Henri Fayol | Aumentar a eficiencia | Homo Economicus | Qualquer empresa |

Clássica | | da empresa por meio | (a parte do ser humano que | que possuem |

| | da forma e disposição | apenas produz e consome). | hierarquia em sua |

| | dos orgãos competentes | | organização. |

| | da organização e das | | |

| | suas inter-relações | | |

| | estruturais. | | |

Teoria das | Elton Mayo, John Dewey | Necessidade de se | Ser humano com dificuldades e | Sites de relacionamento, |

Relações | Kurt Lewin | humanizar e democratizar | necessidades sociais e | Orkut, facebook |

Humanas | | a administração, o desen- | psicológicas. | Google, pessoas |

| | volvimento das Ciências | | interesses, vontades |

| | Humanas. | | Necessidades, liderança |

Teoria | Peter Drucker e outros | Ênfase na prática | Ser humano cada vez mais | Entidades beneficentes |

Neoclássica | | da administração, nos | necessita cooperar com outras | |

| | princípios gerais de | pessoas para alcançar seus | |

| | administração e nos | próprios objetivos. | |

| | objetivos e resultados, | | |

| | além da reafirmação dos | | |

| | postulados clássicos e do | | |

| | ecletismo nos conceitos. | | |

Modelo Burocrático | Max Weber e Robert K. Merton. | Organização eficiente por excelência, onde os mínimos detalhes são explicados de como as coisas devem ser realizadas para assim conseguir a eficiência. | O comportamento humano afeta na eficiência da empresa. | Eficiência na Empresa |

Teoria Estruturalista | Vários | Baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. | O homem faz parte de uma estrutura onde os sistemas organizacionais não são mera justaposição das partes. | Homem organizacional, pode fazer várias coisas na empresa. |

Teoria Comportamental | Hebert Alexander Simon, Abraham H. Maslow, Frederick Herzberg e Douglas McGregor. | Decorrente da Teoria das Rel. Humanas, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, mas leva em consideração o contexto organizacional mais amplo. | Um animal complexo, dotado de necessidades complexas e diferenciadas. | Motivação Humana |

Teoria do Desenvolvimento Organizacional | Vários | Não se trata de uma teoria administrativa propriamente dita, mas de um movimento congregando vários autores no sentido de aplicar as ciências do comportamento na Administração. | Ênfase exclusivamente individual e nos cargos da organização | Funcionamento da organização |

Tecnologia da Informação | Vários | Administrar significa lidar com a tecnologia, para extrair dela a máxima eficiência possível. | tarefa individual de cada operário e de maneira concreta e imediatista | Buscar soluções que tragam bons resultados, mas que tenham o menor custo possível. |

Teoria Matemática | Vários | Desloca a ênfase na ação para ênfase na decisão | ********************************************************************************** | Áreas de Informática e Telecomunicação |

Teoria de Sistemas | Ludwig Von Bertalanffy. | Criar teorias e conceitos baseados na experiência. | | Modelo de organização mais amplo |

Teoria de Contingência | Victor H. Vroom. | A organização é um sistema aberto e suas características organizacionais apresentam interação entre si e com o ambiente. | consideravam tudo relativo | Ser organizado |

Estratégia Organizacional | Militarimso. | Definido pela aplicação passa pela mobilização de recursos para atingir objetivos, definindo um plano para o futuro. | Toma decisões e ações que Influencia todo o campo de forças do ambiente | Visa gerar novas oportunidades |

Nova Proposta: Teoria do Caos | Edward Lorenz e Vários. | A teoria do caos estabelece que uma pequena mudança ocorrida no início de um evento qualquer pode ter consequências desconhecidas no futuro. | ************************************************************************************************************************************************************************************************************* | Está na essência de tudo, dando forma ao universo. |

Considerações finais

A TGA que inicialmente começa com ênfase em apenas uma variável por vez, conforme a necessidade do contexto histórico da época, primeiro a variável da das tarefas passando pela variável da estrutura e de pessoas, atualmente a teoria administrativa expandiu-se e consideram simultaneamente seis variáveis, tarefas, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade que são interdependentes e interativas, no cenário atual na era da informação onde se ocorre mudanças em ritmo acelerado e a economia mundial abalada por oscilações e instabilidades impõem novos desafios para a Administração.

As perspectivas futuras da administração uma tarefa incerta e desafiadora, pois esta em constante mudança e transformação. Vem surgindo problemas cada vez mais diferentes e complexos em que o administrador tende a enfrentar. Sua atenção é disputada por diversos eventos e grupos de interesses situados dentro e fora das empresas, lhe proporcionam informações contraditórias que complicam seu diagnostico. O futuro complica essa realidade pois existe diversas variáveis que provocam impactos sobre as empresas.

Como tudo muda o tempo todo, o futuro das empresas também mudará, ele pertence às empresas que são dinâmicas, flexíveis e inovadoras. A empresas, futuramente, viverão em um ambiente turbulento e precisaram de muito jogo de cintura para superar as mudanças, e com a globalização elas continuarão a ampliar suas fronteiras e domínios, diferenciarão suas atividades criando maiores problemas de interação, é a complexidade, encontrarão problemas na acumulação e na utilização do conhecimento. Terão destaque a sugestão e persuasão e não a coerção que se baseia na autoridade, é a democracia. As empresas são influenciadas pela informação/decisão, isso acontece por causa da tecnologia da informação. A era do capital humano e do capital intelectual. A empresa deverá satisfazer as inúmeras expectativas dos grupos envolvidos isto é o stkeholders . Serão criadas novas técnicas administrativas para a avaliação de desempenho da empresa, o balanço contábil e as demonstrações financeiras deverão agregar o balanço social e demonstração de responsabilidade social, era da ética e da responsabilidade corporativa.

...

Baixar como  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »