TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistencia dos materiais

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 4

1-Introdução

A resistência dos matérias nada mais é do que a capacidade do mesmo resistir á uma força aplicada a ele. Esses materiais podem vir sofrer deformações decorrentes desta aplicação. Os mesmos são classificados entre elásticos e plásticos, dependendo da capacidade de voltar a sua forma primitiva após cessar a causa da sua deformação.

Os plásticos podem ainda pertencer a outras duas categorias, são conhecidos como Dúcteis, onde apresenta grande deformações plásticas antes do rompimento e o Fragus que não tem região plástica e apresentam características diferentes para tração e compressão.


2-Justificativa

A engenharia Civil abrange várias áreas para construção, desde casas, prédios, escolas, pontes, viadutos, é ela responsável por diversos tipos de obras famosas e que hoje podem ser reconhecidas como obra de arte.

A ponte Qingdao, se torna interessante aos olhos da engenharia, devida a sua estrutura, o tempo de construção, e sua utilidade como um verdadeiro anel viário acima do nível do mar, o que faz a justificativa do estudo da mesma.


3-Objetivo

- Obter conhecimento referente a Ponte de Qingdao e sua estrutura;

- Ter mais conhecimentos sobre os tipos de pontes;

- Entender a importância das Tesouras em uma ponte e seu ponto de compressão e tração;


4-Relatório sobre a ponte de Qingdao

Qingdao Haiwan Bridge é a maior ponte do Mundo construída sobre o mar, segundo a revista Galileu (china abre maior ponte do mundo sobre as águas) ela possui 42,5 quilômetros de extensão, levou 4 anos para ser construída, foram utilizados 5200 pilares de sustentação, onde liga a cidade portuária de Qingdao a ilha Huangdao, a ponte possui pistas com largura de 35 metros e diminuiu aproximadamente 40 minutos entre os dois pontos(tecmundo).

Uma das primeiras etapas da construção foram os estudos de exploração e investigação cientifica devido à baía de Hangzhou ser um dos maiores golfos do mundo e possuir ventos e ondas muito fortes, além de mudanças constantes nas correntes e bolsas de gás no fundo do mar.

A construção da ponte também está associada a construção de um túnel submarino com extensão de 7,8 quilômetros onde 3950 metros ficam abaixo do nível do mar, além disso a ponte é reconhecida como um grande anel viário.

A realização dessa obra contou com a utilização de 450 000 toneladas de aço e 2300 000 metros cúbicos de betão, e teve a força de 10 mil trabalhadores, foi projetada por Shandong Gausu Group, teve um custo de 85 milhões reais por quilômetro o que ocasionou como custo resultante de 3,59 bilhões de reais.

O baixo custo deve- se a mão de Obra barata e no fato da china possuir os próprios recursos necessários como concreto e aço, a ponte teve seu inicio em 2007 e a sua inauguração aconteceu em 30/06/2011.

Figura: Ponte Qingdao

[pic 3]

Fonte: www.gigantesdomundo.blogspot.com.br


5-Tipos de Pontes

Embora tenhamos notado vários tipos de pontes, algumas simples, outras mais bonitas e modernas. Só existem três tipos de pontes: a ponte em viga, suspensa e a em arco, cada uma com suas características, como a distancia de um suporte ao outro, em sua compressão e tração, e tesoura.

Para que possamos entender melhor como se dá a estrutura da ponte precisamos primeiramente conhecer seus conceitos básicos de compressão e tração.        

Compressão: É uma força que age para comprimir ou diminuir;

Tração: É a força que age pra expandir ou aumentar;

Tesoura: Redes que adicionam rigidez às vigas;

5.1-Pontes em Vigas

A ponte em viga pode ser considerada uma estrutura rígida em cima de dois pilares, uma em cada extremidade, onde todo o peso suportado por esses pilares.         Sua Compressão é exercida sobre a parte superior da plataforma, e a tração na parte de baixo, assim como mostra a figura abaixo.

Figura: Compressão e Tração da ponte em viga.

[pic 4]

Fonte: www.uol.com.br


Existem vários tipos de ponte de Viga, o que vai determinar qual é o seu tipo é o design, a localização e o tipo de tesoura que compõe essa ponte, podemos citas as seguintes:

Figura: Tesoura padrão Howe Kingpost

[pic 5]

Fonte:www.uol.com.br

Figura: Tesoura padrão Pratt

[pic 6]

Fonte:www.uol.com.br        

Figura: Tesoura através da Treliça

[pic 7]

Fonte:www.uol.com.br

        


Figura: Tesoura de uma ponte

[pic 8]

Fonte: www.uol.com.br

Figura: Modelo tesoura Warren

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (436.2 Kb)   docx (676 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com