TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistência Dos Materiais

Trabalho Universitário: Resistência Dos Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Explique o que significa temperatura de transição dúctil-frágil.

Resposta: é a temperatura ou faixa de temperatura da qual o material deixa de apresentar uma fraturadúctil e passa a apresentar uma fratura frágil. Para cada metal específico, existe uma temperatura crítica, abaixo da qual a fratura é frágil. O campo de transição define a passagem do comportamento frágil para o dúctil. O conhecimento do comportamento de cada material é essencial para objetivos de projeto. A temperatura de transição, em termos simples, é a temperatura abaixo da qual a fratura do material é frágil.

Pode-se dividir o comportamento da temperatura de transição dos materiais em três grupos básicos, a saber:

• os metais com estrutura cfc de baixa e média resistência e a maioria dos que possuem estrutura hexagonal compacta, cuja tenacidade ao entalhe é alta e portanto não apresentam fratura frágil

• materiais de elevada resistência, como aços de alta resistência e ligas de alumínio e titânio, que possuem baixa tenacidade ao entalhe e portanto podem ter fratura frágil dentro do regime elástico em qualquer temperatura e taxa de deformação. Em baixas temperaturas a fratura ocorre por clivagem. Em altas temperaturas a fratura é do tipo ruptura de baixa energia.

• materiais com estrutura ccc de baixa e média resistência e materiais cerâmicos , que apresentam grande dependência da temperatura. Em baixas temperaturas a fratura é frágil . Em altas temperaturas a ruptura é dúctil. Existe portanto uma transição no comportamento da fratura de frágil para dúctil com o aumento de temperatura. Genericamente pode ser dito que para os metais a transição ocorre para valores entre 10 e 20% da temperatura absoluta de fusão. Para materiais cerâmicos este valor fica entre 50 e 70%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com