TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistências dos Materiais Diagrama de Williot

Por:   •  20/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 5

diagrama de Williot é um método gráfico que permite obter um valor aproximado dos deslocamentos duma estrutura provocados por um certo carregamento. O método baseia-se em deduções simples sobre a deflexão de uma junta conectada a vários membros. Quando os membros são submetidos a deformações (devido às forças induzidas sob as cargas aplicadas), a junta se move para um local comum a todos os membros conectados.

considere uma simples treliça cantilever mostrada na Fig. 4.1 (a). Deixe os membros sujeitos a deformações, conforme indicado na figura. Supõe-se que os membros são elásticos e os deslocamentos são pequenos em relação aos comprimentos dos membros. As deformações indicadas na figura podem ser consideradas valores relativos para fins ilustrativos; um sinal positivo indica alongamento e um sinal negativo indica encurtamento do membro. os membros são designados por numerais rodeados na fig. 4.1 (a), enquanto as articulações são indicadas por letras romanas.

As juntas A e C podem ser consideradas fixas na posição em qualquer condição de carga. As posições desviadas das juntas dos membros são indicadas pelas letras romanas minúsculas correspondentes na Fig. 4.1 (b), a fim de distinguir os locais originais das posições desviadas. As deflexões das juntas de treliça, resultantes das deformações indicadas devido à carga aplicada, devem ser determinadas. Como os membros estão conectados a vários outros membros, as juntas precisam encontrar novas posições que satisfaçam as condições de deformação especificadas em todos os membros. É aconselhável começar com a articulação D, pois essa é a única articulação conectada às duas articulações fixas da treliça. A treliça é redesenhada em linhas descontínuas na Fig. 4.1 (b). As deflexões dos membros individuais são indicadas em magnitude e direções por linhas de truque.

suponha que o membro 2 se alongue em sua direção, levando a junta D para uma nova posição 2, como mostrado na Fig. 4.1 (b), se a junta estiver conectada apenas ao membro 2. Da mesma forma, o membro 3 encurta e leva a junta D para uma nova posição 3. No entanto, como os membros 2 e 3 estão vinculados à junta D, a junta assume uma posição que satisfaz o movimento de ambos. Esse ponto comum pode ser encontrado desenhando arcos com "a" como centro e "a2" como raio e "c" como centro e "c3" como raio. O ponto de interseção dos dois arcos será comum às dimensões tensas dos membros. Ou seja, a junta D passará para "d", a fim de permanecer compatível com as deformações dos membros 2 e 3. Como conseqüência do movimento da junta D, a junta B passará para uma nova posição, de modo que o comprimento e a direção do membro 4 é preservado. A nova posição do membro 4 é mostrada por uma linha pontilhada de corrente na figura. No entanto, o movimento da articulação B também deve ser compatível com as deformações de outros membros.

Deixe o membro 4 encurtar, o que leva a junta B ao local 4, pois a localização da junta D já está fixa (pelos movimentos dos membros 2 e 3). Da mesma forma, o membro 1 tem uma extremidade fixa (em "a") e permite que B se mova para o local 1 à medida que se alonga. A nova localização da junta B pode ser encontrada na interseção dos arcos desenhados com a1 como raio e "a" como centro e d4 como raio e "d" no centro. Este ponto é indicado como "b" na figura, a junta E está localizada de maneira semelhante às deformações dos membros 5 e 6; isto é indicado como "e" na Fig. 4.1 (b). O perfil final desviado da treliça é mostrado em linhas contínuas na figura.

Embora o método seja simples, é impraticável. As deformações dos membros são insignificantemente pequenas em comparação com os comprimentos dos membros. Se as deflexões e os comprimentos dos membros forem desenhados na mesma escala, as deflexões e as rotações dos membros dificilmente serão discerníveis. Assim, uma construção em escala completa da treliça não seria viável. Williot percebeu que a mesma informação sobre as deflexões da articulação pode ser obtida assumindo que os comprimentos dos membros são zero e as operações descritas acima são executadas na mesma sequência. A principal vantagem desse conceito é que a escala escolhida para o diagrama de deflexão não é restrita pelos comprimentos dos membros. A precisão desejada pode ser alcançada escolhendo uma escala adequada para representar as deformações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com