TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução de Lista de Exercícios de PO

Por:   •  5/9/2021  •  Exam  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Resolução da Tarefa 01

“MODELAGEM DE SISTEMAS” (CORRIGIDO)

1.) Um modelo pode ter mais de uma variável dependente?

Cada modelo matemático apresenta uma variável dependente que representa uma medida de desempenho final.

(Y = X1 + X2 + X3+ ... + Xn)

2.) Um problema de decisão pode ter mais de uma variável dependente?

Sim

3.) De que maneiras os Modelos Prescritivos são diferentes dos Modelos Descritivos?

A diferença dos Modelos Prescritivos para os Modelos Descritivos está nos valores das variáveis independentes, pois, para o primeiro modelo elas são conhecidas ou sob o controle do tomador de decisões, enquanto que, para o segundo modelo, elas são desconhecidas ou incertas.

4.) De que maneiras os Modelos Prescritivos são diferentes dos Modelos Preditivos?

A diferença dos Modelos Prescritivos para os Modelos Preditivos está na forma de F (Y), pois, para o primeiro modelo, a forma é conhecida e bem definida, enquanto que, para o segundo modelo, ela é desconhecida e/ou mal definida.

5.) De que maneiras os Modelos Descritivos são diferentes dos Modelos Preditivos?

A diferença dos Modelos Descritivos para os Modelos Preditivos está na forma de F (Y), pois, para o primeiro modelo, a forma é conhecida e bem definida, enquanto que, para o segundo modelo, ela é desconhecida e/ou mal definida. Mas, a diferença também está presente nos valores das variáveis independentes, pois, para o primeiro modelo elas são elas são desconhecidas ou incertas, enquanto que, para o segundo modelo, elas são conhecidas ou sob o controle do tomador de decisões.

6.) Identifique um ou mais modelos mentais que você já usou. Algum deles pode ser expresso matematicamente? Em caso afirmativo, identifique as variáveis dependentes e independentes em seu modelo.

Um dos modelos mentais utilizados foi durante aulas de Matemática do Ensino Médio, por meio de funções (de primeiro e segundo grau). E, elas podem ser expressas, matematicamente, das seguintes formas:

F (X) = A.X + B (função de primeiro grau) e F (X) = (A.X)² + B.X + C (função de segundo grau).

Para essas funções, o X é determinado como uma VARIÁVEL INDEPENDENTE, enquanto que, o F(X) ou Y é determinado como VARIÁVEL DEPENDENTE.

7.) Considere o modelo de planilha apresentado na aula de hoje. Esse modelo é Descritivo, Preditivo ou Prescritivo, ou ainda, não cai em nenhuma dessas categorias?

Considerando a planilha em questão apresentada durante a aula, podemos classificá-la como um Modelo Prescritivo, devido ao conhecimento (bem definido) da forma de F e das variáveis independentes.

8.) Quais são as etapas do processo de resolução de problemas? (

As etapas do processo de resolução de problemas são as seguintes, nesta ordem: identificação do problema, formulação e implementação do modelo (de acordo com a técnica adequada), análise do modelo, teste dos resultados obtidos e implementação da solução (com o envolvimento/participação de pessoas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com